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Verstappen vence GP do Canadá com sobra. Alonso e Hamilton dividem o pódio com o piloto holandês

Depois de corrida movimentada, Verstappen mostra mais uma vez um desempenho superior. Alonso e Hamilton faturaram mais um pódio. Ferrari acerta na estratégia e completa Top-5 com Leclerc e Sainz

O GP do Canadá foi disputado em pista seca neste domingo (18), tivemos uma corrida bem movimentada até o final, com várias batalhas acontecendo pelo traçado. Max Verstappen cruzou a linha de chegada na liderança, conquistando a sua 41ª vitória da carreira. O holandês foi mais uma vez brilhante, sobrou em mais uma corrida da temporada 2023, cruzando a linha de chegada com mais de 9 segundos de vantagem para o segundo colocado. Pelas mãos de Max, a Red Bull faturou a sua 100ª vitória neste GP do Canadá.

Ao final da corrida, Verstappen mencionou a dificuldade para gerir a temperatura de pneus, mesmo assim, comandou a prova. Fernando Alonso conquistou o segundo lugar, o piloto da Aston Martin foi surpreendido por Lewis Hamilton ainda na largada, mas conseguiu recuperar a posição perdida para o britânico. Alonso obteve mais um pódio, em uma temporada muito competitiva do piloto espanhol e da sua equipe.

Ao atingir a 41ª vitória, Max Verstappen iguala ao número de vitórias de Ayrton Senna.

Hamilton por sua vez faturou o pódio com a Mercedes, o piloto inglês se aproveitou do ritmo forte do seu carro, principalmente após as mudanças que foram realizadas no W14. George Russell também tinha plenas condições de estar no Top-10, mas o britânico teve uma corrida complicada. Russell bateu no muro de contenção, mas conseguiu retornar ao traçado, na sequência buscou salvar alguns pontos, mas por problemas nos freios, foi forçado a abandonar a prova.

A Ferrari finalmente acertou a estratégia e com isso Charles Leclerc e Carlos Sainz ficaram com o quarto e quinto lugar, respectivamente. Depois de uma classificação difícil para o monegasco e a punição recebida pelo espanhol, a Ferrari trabalhou para faturar alguns pontos neste fim de semana. Como o time italiano não tinha dois pneus duros para usar na corrida, largou com os pneus médios, alongou o seu primeiro stint, antes de instalar os pneus de faixa branca para concluir a prova.

O time italiano chamou a atenção quando o Safety Car entrou na pista, pois não parou os seus pilotos. Evitando fazer dois stints de pneus médios, permaneceram na pista, desta forma a equipe não trabalhou com a estratégia de duas paradas que era esperado pela Pirelli. A escolha colaborou para a Ferrari faturar tais posições no grid.

Sergio Pérez também se recuperou na prova, o mexicano faturou o sexto lugar. A Red Bull optou por instalar os pneus duros para a largada no carro do mexicano, desta forma o competidor permaneceu em pista no Safety Car, alongou o primeiro stint, antes de instalar os pneus médios para concluir a corrida. Pérez não tinha pneus para enfrentar Sainz no final da corrida, então restou ao mexicano fazer outra troca de pneus, para faturar o ponto da volta mais rápida.

Alexander Albon foi o sétimo colocado, em uma ótima performance para a Williams, mereceu o título de piloto do dia. O piloto tailandês foi grande na classificação, mas também durante a corrida. Até o final Albon foi pressionado por Esteban Ocon e Lando Norris, mesmo com os pneus degradados que passaram das 50 voltas, ele manteve o sétimo lugar.

Esteban Ocon teve que se contentar com o oitavo lugar, depois do duelo travado pela sétima posição. Ao menos fatura mais alguns pontos para a Alpine, em outra corrida que a McLaren não conseguiu pontos. Lance Stroll foi o nono colocado com a Aston Martin, depois de ultrapassar Valtteri Bottas na última volta da prova.

O piloto da Alfa Romeo merecia salvar ao menos um ponto para o time neste fim de semana, depois de apresentar um excelente desempenho durante todo o fim de semana. Infelizmente Bottas não fez uma boa classificação, mas conseguiu se recuperar na corrida.

A McLaren por sua vez, fez uma excelente classificação, mas não conseguiu manter um bom ritmo na corrida. Oscar Piastri obteve apenas a décima primeira posição, enquanto Lando Norris cruzou a linha de chegada entre os dez, mas com a punição de cinco segundos, caiu para o décimo terceiro lugar.

A prova foi bem movimentada, trenzinhos se formaram por conta da proximidade e dificuldade para concluir as ultrapassagens. O GP do Canadá foi uma boa corrida.

A Fórmula 1 realiza uma breve pausa depois do GP do Canadá, mas em quinze dias disputará o GP da Áustria.

Saiba como foi o GP do Canadá de Fórmula 1 

A previsão era de pista seca para a disputa do GP do Canadá. Uma sessão seca depois de tanta chuva ao longo do fim de semana.

Depois que a classificação foi realizada no sábado, quatro pilotos receberam punições quando a atividade foi encerrada. Carlos Sainz, Lance Stroll e Yuki Tsunoda foram punidos por ter atrapalhado alguns competidores ao longo da sessão, cada um deles perdeu três posições no grid de largada. Nico Hülkenberg por sua vez, também perdeu três posições depois de ter se classificado no segundo lugar, no entanto, a punição do piloto alemão é referente por ter andado acima do delta quando a bandeira vermelha foi acionada.

A gama mais macia de pneus da Pirelli é a que está disponível para o GP do Canadá. Pierre Gasly foi o único piloto do grid que apostou nos pneus macios para a largada. Sergio Pérez, Kevin Magnussen e Valtteri Bottas foram com os pneus duros, enquanto o restante dos competidores estavam com os pneus médios instalados em seus carros.

Destaque para Alexander Albon que começará a prova do nono lugar.

Largada autorizada, Verstappen manteve a dianteira, enquanto Hamilton saltou para o segundo lugar, superando Alonso. Albon foi surpreendido por Leclerc e caiu para a décima posição. Com os pneus frios, Pérez tentava se manter na décima primeira posição, conquistada após a largada, mas travava um duelo com Sainz.

Antes do final da primeira volta, Sainz ultrapassou Pérez por estar com pneus mais aquecidos. Pérez que estava balançando pelo traçado, quase acertou Sainz. O piloto dinamarquês da Haas, cometeu um erro e extravasou os limites de pista, depois que se assustou com a condução de Pérez no ataque à Sainz. Magnussen e Bottas perderam posições depois da largada, justamente por usar os pneus duros no começo da prova.

Na terceira volta, os dez primeiros eram: Verstappen, Hamilton, Alonso, Russell, Ocon, Hülkenberg, Piastri, Norris, Leclerc e Albon. Conforme a corrida tinha o seu andamento, Russell questionava a estratégia para a equipe, pois não sabia se era possível atacar Alonso ainda nesse começo da prova. O britânico estava separado por mais de 1 segundo do piloto da Aston Martin.

Na quinta volta, Alonso usava o DRS para atacar Hamilton, tentando recuperar a segunda posição perdida na largada. Leclerc atacava Lando Norris, na disputa pela oitava posição. Yuki Tsunoda que estava no final do pelotão, já tinha realizado duas paradas e no quinto giro, usava os pneus duros.

Durante a sétima volta, a Williams solicitou para a Logan Sargeant encostar o carro, por conta de um problema crítico. Como o piloto encontrou uma agulha na curva 6, rapidamente o seu equipamento foi removido. O Virtual Safety Car teve uma duração mínima e rapidamente os duelos recomeçaram.

Piastri já tinha ultrapassado Hülkenberg, mas o piloto da Haas segurava Norris, Leclerc, Albon, Sainz, Pérez, Gasly e Stroll. Como todos estavam abrindo o DRS, as ultrapassagens não aconteciam. Abrindo a volta dez, Verstappen tinha mais de 3 segundos de vantagem para Hamilton. O inglês era atacado por Alonso e Russell.

Na décima primeira volta, Pierre Gasly seguiu para os boxes para substituir os pneus macios que usou na largada. Na sequência, Hülkenberg abandonou o duelo com Norris e mergulhou para o pit-lane. Norris tentava se defender dos ataques de Leclerc que agora buscava a sétima posição.

Durante o décimo segundo giro, o Safety Car foi acionado, após batida de Russell. Max Verstappen, Lewis Hamilton, Fernando Alonso, Esteban Ocon, Oscar Piastri, Lando Norris, Alexander Albon e Zhou Guanyu se lançaram aos boxes para substituir os pneus. A Ferrari optou por manter Charles Leclerc e Carlos Sainz na pista, desta forma o monegasco e o espanhol assumiram o 4ª e o 5º lugar respectivamente.

Russell atacou a zebra e com isso e bateu no muro de contenção, rodando na sequência. O piloto britânico levou o carro para os boxes, fez a troca dos pneus e voltou para a pista no final do pelotão. Nos boxes, Fernando Alonso e Lewis Hamilton quase bateram, com o piloto da Aston Martin dizendo que precisou frear para evitar um toque com o piloto no pit-lane.

Com quinze voltas, os dez primeiros eram: Verstappen, Hamilton, Alonso, Leclerc, Sainz, Pérez, Magnussen, Bottas, Ocon e Piastri. Entre os dez, apenas Leclerc, Sainz, Pérez, Magnussen e Bottas não tinham trocado os pneus, no entanto, apenas a dupla da Ferrari usava os compostos médios, se aproximando da janela de trocas, já que não fizeram ela em Safety Car.

A corrida foi reestabelecida no final da décima sexta volta. Bottas e Magnussen eram investigados por ultrapassagem durante o período do Safety Car. Verstappen conseguiu controlar a relargada e com isso manteve a ponta, sem ser atacado por Hamilton. Norris era investigado por liberação insegura da McLaren durante a troca nos boxes.

Na volta 18, Norris seguia atacando Piastri, em busca do décimo lugar. O britânico da McLaren era atacado por Albon. Instantes depois do duelo acontecer, Norris faturou a décima posição. Leclerc que tentava atacar Alonso, cometeu um erro travando os compostos, contribuindo para acentuar o desgaste dos compostos médios que o monegasco usava.

Durante a volta 20, Oscar Piastri cometeu um erro na pista e ao retornar ao traçado foi ultrapassado por Alexander Albon. O australiano ficou com o décimo segundo lugar. Por conta de uma infração do Safety Car, Magnussen foi orientado para deixar Esteban Ocon e Valtteri Bottas recuperarem a posição. Com essa manobra, Norris aproveitou para ganhar o nono lugar do piloto da Haas.

Na volta seguinte, os dez primeiros eram: Verstappen, Hamilton, Alonso, Leclerc, Sainz, Pérez, Ocon, Bottas, Norris e Magnussen. Piastri estava preso atrás de Albon, tentando recuperar a posição perdida para o piloto da Williams.

A corrida seguia bem movimentada com vários duelos acontecendo pelo traçado. Alonso aguardou até a vigésima segunda volta para concluir a ultrapassagem com isso, o piloto da Aston Martin recuperou o segundo lugar. Na sequência Hamilton tentou dar o troco no rival, mas teve que se contentar com o terceiro lugar.

Instantes depois, Albon que tentou atacar Magnussen, cometeu um erro e extravasou os limites de pista. Pouco depois Piastri recuperou a posição perdida para Albon, se tornando o décimo primeiro colocado. O piloto da McLaren começou a atacar o adversário da Haas.

A Ferrari permanecia em pista, usando os pneus médios. Sainz informava para a equipe que estava com um ritmo melhor e com isso atacava o companheiro de equipe. No giro 25, Piastri ultrapassou Magnussen, entrando então na zona de pontuação.

O time italiano pediu para Leclerc aproveitar a pista livre e solicitou para Sainz não atacar o companheiro de equipe. O monegasco estava separado por mais de 2 segundos de Alonso, enquanto Sainz deixou 1s9 de distância para o companheiro de equipe. Na volta 27, Albon ainda tentava atacar Magnussen, buscando a décima primeira posição.

Lance Stroll foi chamado aos boxes outra vez para substituir os pneus duros, por outro conjunto de pneus duros durante a volta 28. O piloto da Aston Martin foi devolvido ao traçado atrás de George Russell que estava com a corrida comprometida.

Na volta seguinte, Albon finalmente realizou a ultrapassagem em Magnussen para ocupar o décimo primeiro lugar.

Chegando ao trigésimo giro, os dez primeiros eram: Verstappen, Alonso, Hamilton, Leclerc, Sainz, Pérez, Ocon, Bottas, Norris e Piastri. Sainz discutia com a Ferrari a estratégia da prova, enquanto o piloto espanhol mantinha uma distância de 1s6 para Leclerc.

Duas voltas depois, foi a vez de Hülk realizar mais uma troca de pneus, substituindo os seus pneus duros, por outro jogo de compostos duros, seguindo a estratégia pensada pela Pirelli. Zhou também foi chamado pela Alfa Romeo para fazer mais uma troca de pneus.

Na volta 35, enquanto Tsunoda estava nos boxes. Magnussen e De Vries se tocaram, os pilotos ainda extravasaram os limites de pista na curva 2. Pouco depois conseguiram sair de ré, deixando apenas uma bandeira amarela localizada no tempo que eles permaneceram naquela parte do traçado.

Esteban Ocon e Valtteri Bottas realizaram a sua troca de pneus na volta 37, apenas o finlandês apostou nos pneus médios. As paradas eram realizadas, na sequência, Pérez e Piastri foram chamados pelas equipes. O mexicano saltou para os pneus médios, enquanto o piloto da McLaren usava os pneus duros.

Lando Norris foi punido com cinco segundos por ter guiado de forma extremamente lenta. Sainz trocou os pneus médios, pelos duros, retornando na quinta posição. Leclerc fez a sua troca na volta 40, o monegasco foi devolvido à frente de Sainz, conservando o quarto lugar. Pérez que já tinha feito a sua troca, era o sexto colocado.

Na volta 41, Lewis Hamilton fez mais uma troca, a equipe Mercedes apostou nos pneus médios. A parada foi em resposta a troca de Charles Leclerc, para manter o quarto lugar. Fernando Alonso foi mais um piloto a ser chamado para os boxes, mantendo o segundo lugar conquistado após ultrapassar Hamilton.

Verstappen que tinha uma boa vantagem na ponta, também fez a sua troca de pneus. O holandês passou a utilizar os pneus médios. Neste momento da corrida, com 43 voltas, os dez primeiros eram: Verstappen, Alonso, Hamilton, Leclerc, Sainz, Pérez, Albon, Russell, Ocon e Bottas. Na pista, a temperatura era de 31°C, com 19°C no ambiente.

Leclerc foi alertado que Sainz não atacaria o companheiro de equipe. O monegasco estava separado por mais de 3 segundos de Hamilton, enquanto Sainz conservava os 2 segundos para Leclerc.

O ritmo entre os quatro primeiros pilotos era bem intenso. Verstappen fazia o possível para manter os 4 segundos que tinha estabelecido para Alonso. Neste duelo, apenas Alonso e Leclerc estavam com os pneus duros instalados.

Entrando na última volta da corrida, os dez primeiros eram: Verstappen, Alonso, Hamilton, Leclerc, Sainz, Pérez, Albon, Russell, Ocon e Bottas. A McLaren que tinha começado bem a corrida, estava com os dois carros fora da zona de pontuação e no duelo particular com a Alpine, Esteban Ocon ocupava o nono lugar.

Pérez que usava os pneus médios e estava realizando uma estratégia inversa à da Ferrari, estava separado por mais de cinco segundos de Sainz. Albon que era o sétimo colocado, estava retendo atrás dele, Russell, Bottas e Norris, com todos esses competidores usando o DRS.

Durante a volta 55, Russell começou a enfrentar problemas nos freios, o britânico começou a perder desempenho e na sequência foi aos boxes para abandonar a corrida. Magnussen tinha realizado uma nova troca de pneus, para instalar outro jogo de pneus médios – o piloto da Haas era o décimo oitavo colocado.

Alexander seguia segurando Ocon e Bottas, tentando se manter à frente dos adversários com dez voltas para o final.

Na volta 64, Norris concluiu a ultrapassagem em Bottas, depois de ficar preso atrás do piloto da Alfa Romeo. Desta forma, o britânico da McLaren estava apenas provendo um entretenimento, já que seria punido . Ocon seguia preso atrás de Albon, o piloto da Williams estava realizando uma boa corrida e resistia as investidas do adversário com um pneu duro que passava das 50 voltas.

Restando três voltas para o final, Norris começou a reclamar da asa traseira de Ocon que estava um pouco frouxa. O piloto da McLaren seguiu atacando o adversário da Alpine, a distância entre eles era reduzida na freada da curva.

Durante a volta 69, Pérez foi chamado aos boxes para instalar os pneus macios, o piloto da Red Bull foi em busca do ponto da volta mais rápida da corrida. Verstappen venceu a corrida, acompanhado por Alonso e Hamilton. A dupla da Ferrari completou o Top-5. Pérez anotou 1m14s481 obtendo então o ponto da volta mais rápida.

Norris tentou até o final ultrapassar Ocon, mas extravasou os limites de pista. Com a punição aplicada para Norris, o piloto da McLaren caiu para a décima terceira posição, perdendo assim o ponto para a McLaren. Lance Stroll fez a ultrapassagem em Bottas, para obter o nono lugar com o segundo carro da Aston Martin.

Fernando Alonso precisou poupar o carro ao final da corrida, evitando problemas no equipamento.

Alexander Albon faturou o sétimo lugar com a Williams, fazendo uma excelente prova no Canadá. O piloto resistiu as investidas de Esteban Ocon e Lando Norris. Albon recebeu atualizações no carro da Williams e estava testando as novidades em Montreal. O tailandês foi considerado o piloto do dia.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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