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Confira o Grid de largada do GP do Canadá após punições para Hülkenberg, Sainz, Stroll e Tsunoda

Após os pilotos definirem o grid de largada para o GP do Canadá, punições foram aplicadas para quatro pilotos

Após a classificação que definiu o grid de largada do GP do Canadá, quatro pilotos foram penalizados. Carlos Sainz, Yuki Tsunoda e Lance Stroll receberam punições por atrapalhar outros pilotos em pista, enquanto Nico Hülkenberg foi punido por não ter respeitado o delta em bandeira vermelha.

Sainz chegou com a Ferrari ao Q3, mas ainda no Q1, o piloto da Ferrari atrapalhou Pierre Gasly. Ao final da primeira parte da classificação, o piloto da Alpine ficou furioso, pois teve a sua última volta rápida no traçado atrapalhada pelo espanhol. As câmeras registraram o momento que Gasly precisou sair da pista para evitar Sainz, desta forma Carlos perdeu três posições no grid de largada.

Com o encerramento do TL3, Carlos foi chamado para se explicar aos comissários por ter atrapalhado outros pilotos em pista, mas na ocasião o piloto não foi punido. O espanhol começará a prova da 11ª posição, depois de ter se classificado no oitavo lugar. Desta forma Oscar Piastri, Alexander Albon e Charles Leclerc herdaram uma posição cada.

“O piloto do carro 55 [Sainz] afirmou que ficou surpreso que o piloto do carro 22 [Yuki Tsunoda] o ultrapassou na curva 13, e como resultado, ele acelerou tarde para iniciar sua volta rápida. O piloto do carro 10 [Gasly] afirmou que o piloto do carro 55 poderia e deveria ter saído antes. A telemetria mostrou uma diferença de velocidade significativa entre os carros 55 e 10”, comentaram os comissários em documento que confirmaram a punição para Sainz.

“Embora a ultrapassagem do carro 22 tenha pegado o piloto do carro 55 de surpresa, é nossa determinação que o piloto do carro 55 foi o principal culpado e [que ele] impediu desnecessariamente o carro 10.

 

Ao final da noite, os comissários também confirmaram punições para Yuki Tsunoda, da AlphaTauri, e Lance Stroll, da Aston Martin. Os pilotos também foram punidos com a perda de três posições cada. Tsunoda atrapalhou a Haas de Nico Hülkenberg, enquanto Stroll foi punido por atrapalhar Esteban Ocon.

“O piloto do carro 11 [Stroll] afirmou que, embora estivesse ciente da aproximação do carro 31 [Ocon], ele não teve escolha a não ser permanecer na linha seca porque seus pneus (macios) estavam frios e se não estivesse, teria batido devido à natureza molhada da pista”, comentaram os comissários sobre o incidente de Stroll com Ocon.

“No entanto, a equipe o alertou sobre a proximidade do carro 31 e achamos que ele poderia ter reduzido a velocidade na reta entre as curvas 7 e 8 e permitido que o carro 31 passasse. Por conta disso, ele atrapalhou desnecessariamente o carro 31.”

Nico Hülkenberg que conquistou o segundo lugar após a realização da classificação em pista molhada, foi punido e começará o GP do Canadá do quinto lugar. Com o encerramento da atividade, o alemão foi investigado por ter cometido uma infração em bandeira vermelha, além de perder três posições no grid de largada, também foi punido com a marcação de um ponto na superlicença.

“O piloto tinha acabado de terminar sua volta mais rápida e começou outra volta rápida. Ele estava na T1 (curva1) quando a bandeira vermelha foi exibida, mas naquele momento ele já estava 1,5 segundos acima de seu tempo no delta”, disse o relatório dos comissários.

“Ele alegou que isso tornava extremamente difícil para ele reduzir o delta no próximo setor. Ele também admitiu estar confuso sobre o sinal sonoro em seu fone de ouvido e, portanto, em um momento, pensou que estava indo muito devagar.”

A punição seria a perda de dez posições no grid de largada, mas por conta da situação que foi analisada, além dos outros setores percorridos por Hülkenberg, optaram por amenizar a punição e com isso o piloto perde apenas três posições no grid de largada. Com isso, Max Verstappen dividirá a primeira fila do GP do Canadá com Fernando Alonso.

Grid de largada do GP do Canadá – Foto: reprodução F1
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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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