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Preview e-Prix de Berlim – Etapa marca o início da segunda metade do campeonato

As batalhas pelo título vão se intensificar nesta reta final do campeonato. Os postulantes ao título buscam em um terreno conhecido coseguir o máximo de pontos

Neste fim de semana a Fórmula E parte para Berlim para a realização de duas etapas no Aeroporto de Tempelhof, na Alemanha. As etapas 9 e 10 da 10ª temporada marcam o início da segunda metade do campeonato.

A categoria terá pela frente apenas rodadas duplas, visitando ainda a China (Xangai), Estados Unidos (Portland) e Reino Unido (Londres).

As batalhas por sua vez vão ficar mais acirradas, principalmente com os postulantes ao título buscando os melhores resultados para terminar o campeonato em alta.

Após oito rodadas, Pascal Wehrlein se mantém na liderança, o alemão da Porsche chegou à marca de 102 pontos, contra 95 obtidos por Nick Cassidy da Jaguar. Jake Dennis tem sido um tanto discreto nas corridas, mas conseguiu emplacar uma sequência de três pódios no e-Prix de Tóquio e nas duas corridas disputadas em Misano, o piloto da Andretti conta atualmente com 89 pontos.

É interessante ver que o atual campeão da Fórmula E não tem obtido bons resultados na classificação, mas durante as provas, Dennis consegue fazer uma corrida de recuperação e se manter na zona dos pontos.

Oliver Rowland se tornou um postulante ao título bem interessante, o piloto da Nissan tem apresentado um bom ritmo e fez corridas bem consistentes desde a segunda prova na Arábia Saudita até vencer em Misano na Corrida 1. O resultado de Rowland na Itália poderia ser ainda mais espetacular, se não tivesse abandonado a segunda corrida. O competidor já chegou aos 88 pontos.

Mitch Evans teve um desempenho bem discreto no início do campeonato, enquanto Cassidy batalhava por pódios, o companheiro de equipe tentava se manter nos pontos. Certamente a vitória em Mônaco foi extremamente importante e talvez uma virada na atitude de Evans para o restante da temporada. O piloto que tinha batido na trave outras vezes no principado, conseguiu o melhor resultado possível em um pódio duplo para a Jaguar. Evans conta atualmente com 77 pontos.

Infelizmente esse ano foi bem difícil para os brasileiros, já tínhamos uma ideia pelo campeonato do ano passado. Sergio Sette Câmara que está na ERT, viu a equipe mudar de visual, mas os problemas com o carro persistiram. Falta de ritmo, punições, aquela mesma novela custou alguns resultados melhores do brasileiro. Pior que nesta temporada, nem Dan Ticktum tem se salvado.

Lucas di Grassi deixou a Mahindra para guiar pela ABT, um time já conhecido do brasileiro. No entanto, usando o powertrain da Mahindra, esse era um ano novamente desafiador. Com a metade da temporada se aproximando, Di Grassi tem encontrado um pouco mais de ritmo, mas ainda é difícil chegar aos pontos. Nico Müller, seu companheiro de equipe chegou à marca dos 18 pontos, depois de salvar um 4º lugar na corrida maluca de Misano. Foi também em Misano, mas durante a corrida 1 que Di Grassi conseguiu o seu primeiro ponto da temporada 2024.

Com uma década de história das provas da categoria elétrica acontecendo em Berlim, todos os olhos estão voltados para os 22 pilotos que formam o grid.

O Circuito

O Circuito é montado dentro do Aeroporto de Tempelhof, agora atualizado com 2.343 km e 15 curvas, passou por uma alteração para a corrida de 2024. Aliás, este traçado já passou por vários ajustes ao longo desta década, tentando se adequar aos carros da categoria e suas necessidades.

No ano passado o traçado contava com 10 curvas e 2.355 km, mas após a batalha de 2023, a primeira com o Gen3, notaram que era necessário atualizar o circuito mais uma vez, para corresponder ao que o novo carro da categoria precisa e pode entregar.

A pista de concreto acidentada, planejada para comportar aviões, é um problema para as equipes pela questão degradação dos pneus. Neste traçado o consumo é mais acentuado, dada as características da superfície que os carros vão percorrer. A aderência é alta e também acaba afetando o gerenciamento da energia dos carros, tornando as estratégias bem complicadas, principalmente com como o Modo Ataque será trabalhado.

Geralmente é uma prova bem movimentada, com várias ultrapassagens, por ser uma corrida agitada, chama a atenção dos fãs da categoria. Este é um dos circuitos que de certa forma tem a cara da Fórmula E, fornecendo um cenário bem interessante, mesmo que não seja em um centro urbano.

Teste de Novatos

Ocorrerá mais uma vez em Berlim o teste de novatos, a sessão está programada para acontecer na segunda-feira (13) em uma atividade destinada para a apresentação dos pilotos aos carros de Fórmula E e a categoria.

A atividade foi programada para não conflitar com compromissos de outras categorias, facilitando o convite das equipes. Os dados obtidos também colaboram para futuros convites, já que a Fórmula E está de olho em pilotos que estão em formação na base.

A sessão será composta de duas atividades de três horas cada, para que as equipes consigam avaliar os seus competidores e passar todas as informações relacionadas ao Gen3. A atividade vai acontecer em Berlim, também por ser um circuito que as equipes podem comparar os dados.

Na atividade teremos três brasileiros em pista. Felipe Drugovich recebeu um novo convite da Maserati e guiará o carro da equipe pela segunda vez em Berlim. Caio Collet que participou do TL0 em Misano, assumirá o carro da Nissan, aproveitando para cumprir as suas obrigações como piloto reserva.

Enzo Fittipaldi foi confirmado pela Jaguar e terá a oportunidade de testar um dos melhores equipamentos da era Gen3.

Programação da Fórmula E para a rodada dupla do e-Prix de Berlim – Foto: Ale Ranieri / Boletim do Paddock
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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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