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Red Bull começa fim de semana no Japão com dobradinha liderada por Max Verstappen

Com o TL1 concluído, a Red Bull aproveira primeira atividade para verificar as alterações que foram realizadas em seu equipamento para a etapa japonesa

A Fórmula 1 chegou ao Japão em uma época diferente do calendário, cerca de seis meses após a realização da prova em 2023. Nesta sexta-feira (05) Max Verstappen encerrou o TL1 na liderança quando anotou 1m30s056 com o carro da Red Bull, seguido por Sergio Pérez, separados por apenas 0s181.

Ao longo desta atividade os pilotos tiveram um tempo para as avaliações em modo de simulação de corrida. Aproveitaram o momento para verificar os pneus e os três compostos entraram em ação.

A pista estava bem fria, desta forma foi possível observar que os competidores precisavam tomar um pouco mais de cuidado para o aquecimento dos pneus.

Carlos Sainz completou a sessão ocupando a terceira posição, com o tempo de 1m30s269. George Russell ficou com a quarta posição, acompanhado por Lewis Hamilton com os carros da Mercedes. Charles Leclerc foi o sexto colocado com o carro da Ferrari.

Fernando Alonso encaixou o equipamento da Aston Martin na sétima posição, com um tempo ainda na casa de 1m30s. Oscar Piastri foi o oitavo colocado com o carro da McLaren, enquanto Yuki Tsunoda representou a Racing Bulls na nona posição. Lando Norris foi o décimo colocado com o segundo carro da McLaren.

Logan Sargeant bateu forte no muro de contenção após pisar na grama e perder o controle do equipamento. O carro da Williams ficou com a asa dianteira e traseira danificada.

A sessão foi bem movimentada, certa proximidade foi observada, mas está é apenas a primeira atividade e a pista estava fria, dificultando um pouco os competidores a conseguirem extrair mais dos seus carros, já que estavam tentando evitar problemas logo no começo das sessões de verificação.

A Fórmula 1 retorna às 3h pelo horário de Brasília para a realização do TL2.

Saiba como foi o TL1 da Fórmula 1 no Japão

Após uma breve pausa, a Fórmula 1 retorna no Circuito de Suzuka para a realização da 4ª etapa da temporada 2024.

Ainda um pouco distante da primeira etapa europeia, alguns times providenciaram alterações para os seus carros. Em destaque fica Aston Martin e Red Bull que fizeram mudanças significativas nos carros. O time britânico mudou o assoalho e o difusor, além de uma alteração na tampa do motor. A equipe austríaca, por sua vez, alterou o assoalho e o sidepode.

Ferrari, Alpine, Williams, Racing Bulls e Sauber, fizeram algumas mudanças nos seus carros, as quatro primeiras optaram por alterações nas asas dianteira e traseira, enquanto a Sauber optou por uma alteração no seu assoalho.

Nesta sessão, Ayumu Iwasa foi convidado para testar o carro da Racing Bulls, o piloto japonês ocupa o carro de Daniel Ricciardo, desta forma nesta sessão dois pilotos japonês estiveram guiando um carro de Fórmula 1.

A temperatura na pista estava na casa dos 25°C, com 17°C no ambiente.

Quando a atividade foi iniciada, vários competidores usavam os pneus médios na primeira avaliação. Estavam com os compostos duros instalados, Max Verstappen, Kevin Magnussen, Carlos Sainz, Charles Leclerc e Sergio Pérez. Para a etapa a Pirelli optou por fornecer os compostos da gama mais dura.

Norris liderava a sessão com a marca de 1m32s767, Lewis Hamilton era o segundo colocado, separado por 0s178 do piloto da McLaren.

Por conta das alterações que foram realizadas no carro da Aston Martin, Lance Stroll conduzia testes aerodinâmicos no AMR24. Apenas o canadense estava com as novas peças, Fernando Alonso vai experimentar as novidades no sábado.

Com dez minutos de sessão, os dez primeiros eram: Norris, Pérez, Alonso, Leclerc, Hamilton, Tsunoda, Sainz, Piastri, Russell e Zhou. Iwasa permanecia sem tempo, pois o carro apresentou um problema e a Racing Bulls realizava uma verificação.

Iwasa retornou ao traçado quando os 20 primeiros minutos de atividade eram concluídos. Norris e Alonso cravaram o mesmo tempo de 1m31s781, ambos usando os pneus médios. Charles Leclerc e Carlos Sainz que ocupavam a quinta e a sexta posição, tinham a mesma marca de 1m31s913.

Com quase meia hora de atividade, apenas Stroll e Albon ainda não contavam com uma marca registrada na tabela de tempos.

Foi neste momento da sessão que alguns pilotos instalaram os pneus macios, até para contar com um pouco mais de aderência. Estavam com o pneu mais rápido do fim de semana: Hamilton, Norris, Piastri, Gasly, Sargeant, Hülkenberg e Magnussen.

Foi neste momento da sessão que Sargeant perdeu o controle do carro na curva 7, o piloto rodou na pista e a brita não conseguiu frear o carro rapidamente. O norte-americano, que já está guiando o carro reparado de Alex Albon, bateu primeiro de frente e depois de lado, quando pisou com os pneus na grama. A asa dianteira e traseira ficaram danificadas.

Para este evento a Williams optou por manter Albon com o carro de Sargeant, enquanto o equipamento que foi reparado após a batida do tailandês na Austrália foi passado para Sargeant.

LEIA MAIS: Logan Sargeant disputará o GP do Japão com chassi reparado

O regime de bandeira vermelha foi instaurado para a limpeza da pista e remoção do carro do piloto da Williams. Neste momento os dez primeiros eram: Hamilton, Verstappen, Norris, Alonso, Pérez, Russell, Leclerc, Sainz, Tsunoda e Bottas. O inglês da Mercedes contava com a marca de 1m30s543.

A pista foi liberada outra vez quando restavam 19 minutos para o final, vários pilotos optaram por usar os pneus macios. Apenas a dupla da Sauber e Stroll usavam os pneus médios.

Max Verstappen saltou para a ponta ao cravar 1m30s056, acompanhado por Sergio Pérez com o tempo de 1m30s237, enquanto Sainz era o terceiro colocado com a marca de 1m30s269.

Nos últimos minutos da sessão os pilotos investiram na verificação do ritmo de corrida, além de atestar a durabilidade dos pneus com os compostos macios do fim de semana.

Iwasa figurou apenas no final da tabela, mas completou a sessão ocupando a décima quinta posição

Com o cronômetro zerado os pilotos avançaram ao grid para fazer o teste de largada.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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