AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post
Tendência

Em atividade prejudicada pela chuva, Oscar Piastri encerra TL2 na liderança

A ação dos pilotos ficou inibida pela pista molhada, mesmo quando o traçado oferecia condições melhores, poucos pilotos se arriscaram para conseguir uma volta cronometrada

Oscar Piastri encerrou o TL2 na liderança, obtendo o melhor tempo em volta cronometrada na sessão. A atividade foi afetada pela chuva e acabou inibindo a participação dos competidores.

O começo da sessão, com o cronômetro em regressiva foi bem tranquilo, o pelotão optou por ficar nos boxes, alguns pilotos nem estavam paramentados pra entrar na pista. Por ser um circuito com muitas curvas e com um traçado estreito, o risco de danificar os equipamentos falou mais alto.

Além disso, pode ter sido uma tática para preservar os pneus intermediários, já que existe uma previsão de chuva a espreita para o domingo.

No entanto, com quinze minutos de sessão, Lewis Hamilton foi para a pista em uma volta de instalação, usando os pneus médios, algo que chamou a atenção. Embora a Mercedes demonstrasse estar satisfeita com as condições ofertadas pela pista, Hamilton logo retornou aos boxes, já que mais chuva era esperada.

Daniel Ricciardo acompanhou o movimento do piloto da Mercedes na sequência. O piloto australiano tinha cedido o carro no TL1 para que Ayumu Iwasa realizasse a sessão com a Racing Bulls, diante dos torcedores japoneses.

Com quase meia hora de TL2, Oscar Piastri instalou os pneus intermediários para entrar na pista, seguido por outros pilotos, como Ricciardo, Zhou Guanyu, Yuki Tsunoda e Valtteri Bottas que apostaram no mesmo composto para algumas verificações. Neste momento a pista começava a secar, mas ainda não oferecia condições para os pneus slick.

A temperatura na pista estava na casa dos 17°C, com 13°C no ambiente.

Alexander Albon passou a desfrutar da pista, enquanto a Williams trabalhava no carro de Logan Sargeant. O piloto norte-americano bateu durante o TL1, enquanto usava o carro reparado que era de Alexander Albon no início das atividades na Austrália.

Tsunoda anotou o tempo de 1m42s304, acompanhado por Daniel Ricciardo que tinha o tempo de 1m46s461.

Aos poucos alguns pilotos foram entrando na pista para testar o traçado. No entanto, foi apenas nos últimos minutos de atividade que Oscar Piastri, Lewis Hamilton e a dupla da Haas usavam os pneus macios.

O piloto da McLaren anotou 1m39s105 com os compostos mais rápido do fim de semana, para tomar a liderança do TL2. Na sequência, o australiano estabeleceu 1m34s725, para ocupar a primeira posição, enquanto Lewis Hamilton cravou 1m35s226.

Charles Leclerc ficou com a terceira posição, com o tempo de 1m38s760. Os três primeiros colocados usavam os pneus macios. Yuki Tsunoda que ficou com o quarto lugar, cravou 1m40s946 com os pneus intermediários.

Foram completadas poucas voltas no traçado, apenas nove competidores tiveram voltas registradas na tabela de tempos, no entanto, nem todas foram representativas. Apenas 13 pilotos experimentaram as condições de pista.

Max Verstappen não apareceu na sessão, assim como Sergio Pérez, Pierre Gasly, Fernando Alonso, Lance Stroll, George Russell e Logan Sargeant.

A sexta-feira de treinos foi encerrada desta forma, com Piastri na liderança. Os pilotos vão retornar ao traçado às 23h30 pelo horário de Brasília, para a realização do TL3. Na sequência os competidores vão enfrentar a classificação.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo