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Max Günther aproveita segunda pole em Jacarta para fazer grande prova e vencer na Indonésia

Após uma grande performance durante todo o fim de semana em Jacarta, Günther converteu a segunda pole em vitória para a Maserati

Max Günther faturou a sua quarta vitória na Fórmula E neste domingo (04) em Jacarta. O piloto da Maserati foi brilhante durante todo o fim de semana. Se a vitória escapou ao alemão no sábado, o time e o competidore fizeram tudo o que era possível para vencer neste domingo.

Foi uma condução marcada por disputas constantes com Jake Dennis e Mitch Evans. Os pilotos da Maserati, Andretti e Jaguar foram se alternando na ponta ao longo da corrida; trabalhando o Modo Ataque, mas conforme a prova foi se aproximando do final, Günther estabeleceu uma distância de mais de dois segundos para Dennis.

Preocupado com a performance da Andretti, Günther só ficou mais tranquilo no final da prova. O piloto alemão faturou mais uma vitória na categoria elétrica e dividiu o pódio com Dennis e Evans.

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Max Günther se deu tão bem na pista que mais uma vez chegou ao embate final da classificação. Novamente o piloto da Maserati esteve com Jake Dennis batalhando pela ponta, mas o piloto alemão faturou outra vez a pole.

Günther vai deixar Jacarta com a conquista de duas poles na Fórmula E, além de ter emplacado as duas na sequência. O piloto da Maserati passou o sábado disputando a primeira posição com Jake Dennis e Pascal Wehrlein, mas o piloto da Porsche levou a melhor e faturou a vitória.

Neste domingo as duas primeiras posições se repetiram, mas Wehrlein começou a prova da sexta posição, enquanto Edoardo Mortara conseguiu encaixar o segundo carro da Maserati no terceiro lugar.

Instantes antes do início da prova, a NIO 333 removeu o carro de Sergio Sette Câmara do traçado. Foi identificado um problema de ordem elétrica no carro e o time tentava resolver para que o brasileiro participasse da prova. Porém, mais problemas no pelotão: no carro de Sam Bird também identificaram um problema e seu equipamento precisou ser removido do grid.

Largada autorizada, Günther mais uma vez manteve a liderança, se defendendo das investidas de Dennis e Evans. A pressão do pelotão da frente era grande, Mortara não conseguiu sustentar o terceiro lugar e rapidamente era o sexto colocado, enquanto Wehrlein caiu para a sétima posição. Destaque para a largada de Fenestraz que da sétima posição, surgiu no quarto lugar.

Não ocorreram incidentes na largada e a prova seguiu. Hughes da McLaren seguia sustentando o nono lugar, enquanto Cassidy tentava uma ultrapassagem para escalar o pelotão. Günther seguia na liderança e depois da largada, ninguém atacou o piloto alemão, muitos não queriam ser o carro a quebrar a resistência do ar.

No quinto giro Evans saltou para a ponta, pois Günther saiu do traçado ideal para ativar o Modo de Ataque. No giro seguinte foi a vez de Dennis, Di Grassi e Merhi realizarem as suas ativações. A estratégia era começar a eliminação do uso desta potência extra.

Com sete voltas, os dez primeiros eram: Dennis, Günther, Evans, Vandoorne, Mortara, Fenestraz, Wehrlein, Vergne, Da Costa e Hughes. Cassidy caiu para a décima segunda posição. Beckmann foi mais um piloto a abandonar a prova, o piloto se envolveu em um incidente com Lucas di Grassi, antes de recolher o carro aos boxes.

Por conta de alguns abandonos, DI Grassi que começou a prova da décima nona posição era o décimo quinto colocado. Enquanto os três primeiros colocados duelavam pela ponta, Mortara encontrou um espaço para mergulhar e realizar uma ultrapassagem em Vandoorne.

Os quatro primeiros colocados não conseguiam se desvencilhar para estabelecer uma certa distância. Günther que tinha um pouco mais de bateria que os outros competidores, tentava atacar Dennis, mas o piloto da Andretti trabalhava com um traçado defensivo.

 

Durante a décima volta, Günther por sua vez atacou Evans, colocando o carro de lado para dividir a curva, trabalhando na recuperação da segunda posição. Mortara se aproximou mais ainda dos três primeiros colocados, para duelar por um pódio com o piloto da Jaguar.

Na volta quinze, Vandoorne, Fenestraz e Wehrlein estavam com o Modo Ataque ativados, desta forma os pilotos formavam mais um bloco de duelos em pista. Vergne precisou se dirigir aos boxes para substituir a asa dianteira.

Günther precisou passar pelo Modo Ataque duas vezes, pois uma delas ativação falhou, mas o piloto ainda duelava pela vitória. Enquanto Evans liderava a prova, Günther, Dennis e Vandoorne estavam eliminando o Modo Ataque.

A prova deste domingo contava com duas voltas adicionais, então a mecânica da corrida era um pouco diferente.

Durante a volta 19, duas surpresas aconteciam. Dennis partiu para o ataque em Günther, buscando o segundo lugar, enquanto Cassidy abandonava a prova, depois de ficar com o carro danificado. O líder do campeonato perdeu tudo em um novo duelo com Wehrlein neste domingo.

A corrida seguiu e com 22 voltas os dez primeiros eram: Günther, Dennis, Evans, Vandoorne, Wehrlein, Mortara, Fenestraz, Da Costa, Nato e Buemi. O duelo pelo Campeonato ficava mais intenso, mas para Cassidy a situação era ruim, afinal o piloto chegou em Jacarta com uma folga, mas neste domingo os adversários estavam pontuando bem, enquanto ele terminaria zerado.

Buemi foi escalando o pelotão e com isso era o décimo colocado com o carro da Envision, o piloto tinha ganhado três posições desde a largada. No entanto, Buemi e Rast se tocaram, com o piloto da Envision fazendo tudo e mais um pouco para se manter no Top-10.

Mortara que estava brigando pelas primeiras posições perdeu contato com os líderes e ainda cometeu um erro. Ao errar o ponto de freada, o piloto da Maserati caiu para a nona posição.

A direção de prova optou por não aplicar nenhuma punição no incidente de Di Grassi com Beckmann. O piloto brasileiro da Mahindra ocupava a décima segunda posição.

Com a chance de somar mais pontos, Wehrlein pressionou ao máximo Vandoorne, mas na volta 31 ele precisou ativar o seu último período de Modo Ataque. Com a prova se encaminhando para o final os dez primeiros eram: Günther, Dennis, Evans, Vandoorne, Fenestraz, Nato, Wehrlein, Da Costa, Mortara e Ticktum. O piloto alemão da Maserati tinha mais de 3 segundos de vantagem para Dennis, enquanto o piloto da Andretti estabeleceu mais de 9 segundos para Evans.

Durante a volta 33, a dupla da Nissan fez uma grande ultrapassagem em Vandoorne e com isso Fenestraz saltou para o quarto lugar, seguido por Nato. O piloto da DS Penske então caiu para a sétima posição e pouco tempo depois, no giro 24 já era o décimo colocado – perdendo muito desempenho nas últimas voltas da corrida.

Di Grassi por sua vez foi ultrapassado por Müller e caiu para o décimo terceiro lugar, mas esse não era um duelo por pontos.

A dupla da Nissan fazia um jogo de equipe para tentar defender as posições das investidas do piloto alemão da Porsche.

Sem a presença do Safety Car a corrida seria terminada pelo número de voltas programadas.

Nas últimas duas voltas, Günther foi apenas controlando a sua condução para levar o carro da Maserati para a casa e receber a bandeira quadriculada na primeira posição. Dennis e Evans faturaram o pódio, enquanto Wehrlein não superou a dupla da Nissan e precisou se contentar com o sexto lugar.

Günther vence em Jacarta – Resultado do e-Prix de Jacarta – Foto: reprodução Fórmula E
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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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