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Bearman domina Corrida Principal da F2 para vencer em Barcelona. Fittipaldi é P2

Mostrando muito domínio, Bearman venceu a Corrida Principal da Fórmula 2 com folga, garantindo mais um bom resultado para a Prema

Oliver Bearman fez valer a conquista da pole para vencer nesta manhã de domingo (04) em Barcelona. O inglês conquistou a sua terceira vitória na temporada 2023 da Fórmula 2.

Enzo Fittipaldi obteve o seu segundo pódio este ano com a Carlin. O piloto brasileiro tentou se aproximar de Bearman, mas trabalhou para manter a segunda posição, pois a performance do piloto da Prema era muito superior. Ao final da prova o brasileiro precisou ficar atento com Victor Martins, que tinha se aproximado, na tentativa de melhorar o resultado deste domingo.

Ayumu Iwasa não pode evitar a ultrapassagem de Martins, mas resistiu as investidas e o ritmo alucinante de Frederik Vesti. Jack Doohan faturou o sexto lugar depois da ultrapassagem realizada em Théo Pourchaire. O francês da ART Grand Prix foi perdendo desempenho ao longo da corrida, depois que o pit-stop foi realizado. Dennis Hauger foi o oitavo colocado, com Arthur Leclerc e Richard Verschoor completando o Top-10.

Saiba como foi a Corrida Principal da Fórmula 2 em Barcelona

Valendo a pole conquistada na sexta-feira, Oliver Bearman ganhou o direito de começar a prova da primeira posição. O piloto da Prema dividiu a primeira fila com Enzo Fittipaldi.

O grid sofreu algumas alterações para a prova desse domingo, Juan Manuel Correa perdeu três posições no grid por conta de uma colisão na Sprint que ocorreu com Stanek. Roy Nissany também foi punido pelo incidente com Daruvala, mas o piloto perdeu cinco posições nesta prova.

Diferente do sábado que a corrida foi marcada pela chuva, os pilotos da Fórmula 2 enfrentaram a pista seca, com 34°C no traçado e 23°C no ambiente. A maior preocupação era com a durabilidade dos pneus, por conta do traçado abrasivo e a temperatura do asfalto.

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Largada autorizada, Bearman e Fittipaldi largaram bem, mas os pilotos fizeram a primeira curva dividida com Iwasa. O piloto da Dams precisou recolher o carro, enquanto Fittipaldi extravasou os limites de pista para evitar um toque com Bearman e ainda ter a oportunidade de disputar o segundo lugar. Pourchaire estava tracionando melhor e se manteve no terceiro lugar.

Antes do final da primeira volta, Iwasa foi surpreendido por Doohan e caiu para o quinto lugar. Hadjar seguiu para os boxes precisando substituir a asa dianteira e os pneus. Novalak também foi ao pit-lane pois ficou com o carro danificado depois do toque com o piloto da Hitech – terminou com o pneu furado neste duelo.

Durante a terceira volta, Maini era o piloto que mais tinha perdido posições desde a largada – foram cinco posições perdidas.

A corrida seguiu e Iwasa buscava um espaço para recuperar o quarto lugar, mas ele ainda precisava ficar atento com Hauger que era o sexto colocado e estava trabalhando com o DRS.

Na quinta volta, antes da abertura dos boxes, os dez primeiros eram: Bearman, Fittipaldi, Pourchaire, Doohan, Iwasa, Hauger, Martin, Crawford, Vesti e Correa. Vesti precisava melhorar a sua posição atual para capitalizar mais pontos por conta da disputa do Campeonato. Correa mesmo com a punição estava no Top-10 depois de fazer um bom início de prova.

Durante o sexto giro, Vesti concluiu a ultrapassagem e Crawford para ocupar o oitavo lugar. Bearman liderava com folga, abrindo dois segundos de vantagem para Fittipaldi.

Boschung foi o primeiro piloto a realizar a parada obrigatória dentro da janela. Retornou ao traçado na 20ª posição. Vesti era alertado sobre os limites de pista, pois estava próximo de receber uma punição por conta da sua condução.

Durante a décima volta, Correa extravasou os limites da pista na última curva, passando pela brita. O piloto que disputava o top-10, perdeu algumas posições no grid e na sequência optou por fazer a sua parada obrigatória.

Pourchaire e Iwasa foram aos boxes na volta 10, mas na sequência Fittipaldi respondeu a troca do piloto francês. Doohan e Hauger também fizeram as suas trocas. Bearman permanecia na ponta. Iwasa que estava com os pneus mais quentes, fez a ultrapassagem em Doohan.

Fittipaldi retornou ao traçado à frente, usando o DRS o francês tentou fazer a ultrapassagem no brasileiro, mas cometeu um erro e extravasou os limites de pista, danificando os seus pneus. O piloto da ART Grand Prix precisou recuar.

Aos poucos os pilotos completavam as suas trocas nos boxes. Com o pneu bem degradado, Bearman realizou a parada obrigatória na 13ª volta. O piloto da Prema retornou no trânsito, mas na frente de Fittipaldi. Como a sua parada não foi tão rápida, a distância para Fittipaldi reduziu um pouco e o brasileiro tinha a oportunidade de se aproximar e atacar o adversário.

Martins se tornou o líder da prova de forma provisória, por não ter realizado a sua parada. Leclerc, Cordeel e Daruvala estavam envolvidos em um duelo. Maloney também tinha se aproximado da briga e esperava um melhor momento para realizar a ultrapassagem.

Bearman, Fittipaldi e Pourchaire precisavam escalar o pelotão, passando pelos pilotos que ainda não tinham realizado as suas trocas de pneus. No entanto, Pourchaire foi surpreendido por Doohan, perdendo uma posição para o piloto da Virtuosi.

Bearman tinha realizado a ultrapassagem em Daruvala, enquanto Fittipaldi tinha ganhado a posição de Maloney, depois de passar por Nissany. Os pilotos que não estavam na briga, não dificultavam muito por conta da questão de pneus.

A direção de prova foi distribuindo punições por conta dos limites de pista que eram excedidos. Depois dos cinco segundos, Benavides recebeu uma punição mais severa, o Drive Through.

Escolhendo o lado de fora da pista, Iwasa ultrapassou Doohan e na sequência Maloney era atacado pelo piloto da Dams.

Na volta 23 os dez primeiros eram: Martins, Vesti, Crawford, Verschoor, Bearman, Fittipaldi, Iwasa, Maloney, Doohan e Pourchaire. Bearman ainda era o líder da prova, pois os quatro primeiros colocados não tinham realizado as suas paradas obrigatórias.

Na volta seguinte, Crawford e Vesti se dirigiram aos boxes. O piloto da Prema retornou ao traçado atrás de Hauger, ocupando a nona posição. O piloto da Prema esperava que com os pneus um pouco mais novos, tivesse a chance de fazer uma porção de ultrapassagens.

Bearman reassumiu a primeira posição no giro 26, entre os dez primeiros colocados, apenas Maloney não tinha feito a parada obrigatória. Vesti fez uma manobra incrível em Hauger e Maloney para assumir a sétima posição, a performance do piloto da Prema foi muito grande nessa ultrapassagem dupla próximo da curva 1.

O cenário mudou depois das paradas obrigatórias. Pourchaire não estava rendendo e a ultrapassagem por Vesti era inevitável. O francês da ART Grand Prix caiu muito desde que a troca dos pneus aconteceram, perdendo total contato com os primeiros colocados.

Na sequência Vesti escolheu o lado de fora da pista para completar mais uma ultrapassagem, mas desta vez em Doohan que era o quinto colocado.

Com 30 voltas, os dez primeiros eram: Bearman, Fittipaldi, Iwasa, Martins, Vesti, Doohan, Pourchaire, Hauger, Leclerc e Verschoor. Vesti estava reduzindo rapidamente a distância para Martins, na busca pelo quarto lugar.

A prova se aproximava do final, a distância de Vesti para Martins tinha caído, mas o pneu macio do piloto da Prema já apresentava sinais de degradação e por consequência aquela performance alucinante tinha caído.

Valendo a disputa do pódio, Iwasa era atacado por Martins e Vesti. Na volta 35, Iwasa não conseguiu se defender e assim Martins fez o mergulho para faturar o terceiro lugar. Instantes depois Vesti buscou um espaço para o ataque, mas o piloto da Dams fez a defesa de posição por duas vezes.

Iwasa tentava fazer o adversário errar, para sobreviver por mais duas voltas à frente.

Nos últimos metros da prova, ainda existiam duelos pelo traçado. Bearman recebeu a bandeira quadriculada com folga, ocupando a primeira posição. Fittipaldi precisou resistir as investidas de Martins para obter o segundo lugar. O piloto da ART Grand Prix completou o pódio.

Vesti não concluiu a ultrapassagem em Iwasa e com isso precisou se contentar com o quinto lugar. No entanto, a posição conquistada era muito boa, principalmente neste duelo com Pourchaire.

Benavides recebeu 10 segundos de punição / stop and go por conta dos limites de pista.

Resultado da Corrida Principal da Fórmula 2 em Barcelona – Foto: reprodução
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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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