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Lance Stroll aproveita simulação de classificação para liderar treino livre na China

Em única atividade preparatória do fim de semana, Stroll encaixa carro da Aston Martin na ponta da tabela de tempos

Neste fim de semana a Fórmula 1 desembarcou na China. Os pilotos vão enfrentar o primeiro evento Sprint do ano, em uma pista que eles não visitam desde 2019.

Lance Stroll encerrou o único treino livre na liderança, o canadense anotou 1m36s302 com o carro da Aston Martin. O piloto aproveitou o final da sessão para completar uma volta rápida com os pneus macios, diferente de Fernando Alonso que concluiu a sessão usando apenas os pneus duros.

Oscar Piastri ficou com o segundo lugar, cravando 1m39s629, acompanhado por Max Verstappen e Sergio Pérez da Red Bull. A Haas aproveitou o final da sessão a verificação com os pneus macios, para ocupar o quinto lugar com Nico Hülkenberg e a sexta posição com Kevin Magnussen. Esteban Ocon foi o sétimo colocado, com Alexander Albon que liderou a sessão completando brevemente a atividade na oitava posição. Daniel Ricciardo foi o nono colocado com o equipamento da Racing Bulls, enquanto Valtteri Bottas terminou a atividade com o carro da Sauber em décimo lugar.

O grid ficou bem variado, os pilotos se concentraram principalmente na simulação de corrida. As voltas em modo de classificação aconteceram no final da atividade, mas alguns pilotos não se deram ao trabalho de testar os pneus macios como preparação para a classificação. Muitos tentaram poupar os pneus médios, por conta da definição do grid da Sprint que exige o uso dos pneus médios no SQ1 e SQ2.

Quando os pilotos retornarem ao traçado às 4h30 para a definição do grid da prova Sprint.

Saiba como foi o Treino Livre do GP da China

Sem muita opção, os competidores tiveram apenas um treino livre disponível para a verificação dos carros e preparação para o restante do evento.

Apenas parte do asfalto do circuito de Xangai foi recapeado, outra parte optou apenas por realizar uma “pintura”, usando o betume, para dar um aspecto melhor antes que a prova seja disputada. A grande preocupação dos times tem relação com as ondulações do traçado e o quanto isso pode afetar o efeito solo, pois os carros precisam andar mais rentes ao chão.

Com pouco tempo para verificação do equipamento, as equipes não levaram tantas novidades para a China, as alterações foram mais pontuais. A Alpine foi o time mais ousado levando um novo assoalho que está instalado apenas no carro de Esteban Ocon.

Apesar de uma parte do grid ter corrido neste traçado em 2019, a categoria retorna à China com muitas novidades em vigor. A Fórmula 1 utiliza os carros de efeito solo atualmente, vigentes em um novo regulamento, a categoria não utiliza mais os pneus de 13 polegas, ou nos mesmos moldes anteriores.

Quando a pista foi liberada para uma sessão de uma hora, rapidamente vários pilotos se encaminharam ao traçado para as primeiras verificações.

Após dez minutos de atividade, Max Verstappen liderava a tabela de tempos com a marca de 1m39s110, melhorando a sua marca ao utilizar os pneus médios. Neste momento os dez primeiros eram: Verstappen, Pérez, Hülkenberg, Alonso, Ocon, Bottas, Stroll, Zhou, Magnussen e Hamilton.

A dupla da Alpine e Ferrari logo utilizaram os pneus macios, o restante do pelotão se dividia na utilização dos pneus médios e duros.

Com 15 minutos de atividade, o regime de bandeira vermelha foi instaurado e os competidores que ocupavam o traçado precisaram retornar aos boxes. Na curva 7 começou a pegar fogo na grama. Rapidamente os fiscais de pista foram apagar o incêndio para que a sessão fosse retomada.

Passados cerca de 15 minutos de sessão, o TL1 foi retomado. A dupla da Williams, assim como a Ferrari, Racing Bulls e Oscar Piastri voltaram o traçado. Com o retorno de Max Verstappen para a pista, o piloto holandês melhorou o seu tempo para 1m38s498, ainda trabalhando com os pneus médios da primeira liberação.

Com quase meia hora de sessão, Lewis Hamilton que se estranhou com Hülkenberg e Oscar Piastri, acabou travando os pneus e entrou na linha dos boxes. O piloto da Mercedes, portanto concluiu a passagem pelo pit-lane, apenas para retornar ao traçado na sequência.

A dupla da Ferrari passou a liderar a tabela de tempos, Charles Leclerc anotou a marca de 1m38s130, seguido por Carlos Sainz que cravou 1m38s382, os dois pilotos usavam os pneus macios.

Alguns erros eram cometidos ao longo da sessão, com os pilotos tentando entender o limite dos carros, neste traçado que não deixa de ser uma novidade, dada a quantidade de coisas que se é necessário verificar e compreender.

Restando 20 minutos para o final, os dez primeiros eram: Leclerc, Sainz, Verstappen, Pérez, Ocon, Norris, Russell, Hülkenberg, Hamilton e Alonso.

Nos últimos dez minutos de sessão, alguns pilotos retornaram ao traçado com um jogo novo de pneus macios, Alexander Albon saltou para a ponta cravando 1m37s229. Logan Sargeant surgiu na terceira posição com o tempo de 1m38s317.

Um dos pontos da pista que os pilotos estavam mais cometendo erros, era na entrada do pit-lane.

Verstappen retomou a liderança com 1m36s660, enquanto Kevin Magnussen surpreendeu com o tempo de 1m37s118, superando o tempo de Pérez que era de 1m37s158, após o piloto da Red Bull cometer um pequeno erro no traçado.

Enquanto Lando Norris abortou a sua volta rápida, Oscar Piastri liderou com o tempo de 1m36s629.

A tabela de tempos ficou bem variada, apenas a dupla da Mercedes e Fernando Alonso não experimentaram os pneus macios nesta atividade. A dupla da Ferrari só experimentou os pneus macios do começo do treino livre.

Lance Stroll representou a Aston Martin com os pneus macios, o canadense encontrou o tempo de 1m36s302 para encerrar na liderança.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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