AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post
Tendência

Lando Norris aproveita a chuva e estabelece a pole para a prova Sprint na China

Com uma sessão que possibilitou dar uma bagunçada no grid, Norris salta para a ponta e fatura a pole. Verstappen começa a corrida da segunda-fila, ocupando a quarta posição

A chuva caiu durante a classificação para a prova Sprint, as condições de pista dificultaram a guiada dos pilotos e competidores precisaram arriscar um pouco mais, principalmente no SQ3 quando a chuva apertou.

Com essa condição de pista, Lando Norris encontrou uma brecha para registrar a melhor volta, anotando 1m57s940, faturando a pole. O piloto da McLaren dividirá a primeira fila com Lewis Hamilton.

Por um erro, quase a direção de prova considerou a volta de Hamilton como a válida para a pole, mas a marca de Norris foi reestabelecida. O piloto da Mercedes acabou separado por 1s261 de Norris.

Fernando Alonso faturou a terceira posição para a largada, com o tempo de 1m59s915. Max Verstappen teve que se contentar com a quarta posição, embora demonstrasse estar mais rápido no traçado, cometeu dois erros que tiraram um bom tempo do piloto holandês. Na última tentativa com o carro da Red Bull, evitou largar ocupando a décimo lugar.

Carlos Sainz foi o quinto colocado com o carro da Ferrari, seguido por Oscar Piastri que figurou momentaneamente na liderança. Valtteri Bottas, completou a atividade ocupando a nona posição, seguido por Zhou Guanyu que começará a prova Sprint do seu país entre os dez primeiros colocados.

A Fórmula 1 retorna na madrugada desde sábado, à meia-noite (pelo horário de Brasília) para a disputa da prova Sprint, uma corrida de 100 km.

Saiba como foi a Classificação da Sprint em Xangai

Os pilotos tiveram apenas o TL1 para a preparação, pois na sequência precisaram enfrentar uma classificação para defini o grid de largada da Sprint.

A sessão é mais curta e existe a obrigatoriedade de usar os pneus médios no SQ1 e SQ2, enquanto no SQ3 os times precisam liberar os carros com os pneus macios ao traçado.

Na pista a temperatura estava na casa dos 29°C, com 20°C no ambiente. Choveu um pouco entre o TL1 e a classificação, dificultando ainda mais o processo de emborrachamento do traçado.

SQ1

Uma chuvinha começava a cair pelo traçado, mas a pista não foi declarada como molhada. Na primeira volta rápida, Lewis Hamilton surgiu na ponta com a marca de 1m37s239.

O piloto da casa, Zhou Guanyu, cravou 1m37s936, mas começava a perder terreno na tabela de tempos. Charles Leclerc foi o primeiro a entrar na casa de 1m36s886, mas o monegasco não durou muito tempo na ponta, sendo superado por Sergio Pérez (1m36s110), Max Verstappen (1m36s456) e Fernando Alonso (1m36s883).

Restando quatro minutos para o final, estavam na zona de eliminação: Albon, Russell, Ocon, Sargeant e Tsunoda.

A ameaça de chuva persistia.

Os pilotos não tinham como retornar aos boxes, para sair com um novo jogo de pneus médios, desta forma permaneciam completando alguns giros pelo traçado, em busca de melhorar as suas marcas.

Com o cronômetro zerado, Pérez se manteve na liderança. A dupla da Williams e Alpine foram eliminadas. Daniel Ricciardo que agora está usando um novo chassi avançou para a segunda parte da classificação.

Com seis voltas no pneu médio, Oscar Piastri obteve 1m36s542 para ocupar a quinta posição.

Após o encerramento da atividade, novamente o fogo foi avistado na grama do circuito, como tinha acontecido no treino livre.

Os pilotos, Sainz, Stroll, Russell e Hamilton, serão investigados ao final da classificação, por não seguir os procedimentos do diretor de prova – com o delta determinado para cada uma das voltas

Eliminados
16) Pierre Gasly – 1m37s632
17) Esteban Ocon – 1m37s720
18) Alexander Albon – 1m37s812
19) Yuki Tsunoda – 1m37s892
20) Logan Sargeant – 1m37s923

SQ2

A segunda fase da classificação foi adiada por conta do fogo.

Quando a pista pode ser liberada, uma fila se formou no pit-lane, pois os competidores estavam tentando evitar de lidar com uma pista molhada, já que a chuva se aproximava rapidamente do circuito.

Lando Norris o primeiro a fechar uma volta rápida, cravando 1m36s047, mas o inglês foi superado pelo companheiro de equipe que entrou na casa de 1m35s853.

Assim que os pilotos completaram ao menos uma volta rápida, os dez primeiros eram: Verstappen, Leclerc, Pérez, Piastri, Norris, Sainz, Bottas, Alonso, Hamilton e Zhou.

Verstappen liderava com a marca de 1m35s606, enquanto Leclerc ficou separado por 0s105. O holandês retornou aos boxes imediatamente.

Entre os pilotos que figuravam na eliminação, eram: Russell, Magnussen, Hülkenberg, Ricciardo e Stroll.

A pista começou a piorar, pois a chuva pegou o circuito de vez.

Destaque para Valtteri Bottas e Zhou Guanyu que avançaram para a última fase da classificação.

Eliminados
11) George Russell – 1m35s307
12) Kevin Magnusen – 1m36s473
13) Nico Hülkenberg – 1m36s478
14) Daniel Ricciardo – 1m35s553
15) Lance Stroll – 1m36s677

SQ3

Quando a terceira fase da classificação foi iniciada, a pista foi declarada como molhada e os pilotos se encaminharam ao traçado com os pneus intermediários.

Norris escapou um pouco da pista, enquanto brigava com o carro por conta da falta de aderência. Na sequência Charles Leclerc perdeu o controle do seu carro e foi parar na brita, encostando a asa dianteira na barreira de proteção. O monagasco ao traçado sem precisar de ajuda ou provocar uma bandeira vermelha.

Todos os pilotos estavam brigando muito com os carros pela completa falta de aderência, em diversos pontos do traçado.

Os pilotos não conseguiam acelerar muito no traçado. Sergio Pérez anotou 2m00s445, acompanhado por Valtteri Bottas com 2m01s442, Oscar Piastri era o terceiro colocado com 2m02s598.

Verstappen, Zhou e Hamilton tiveram as suas primeiras voltas deletadas.

As voltas melhoravam minimamente com o avançar da sessão. Max Verstappen extravasou mais uma vez os limites de pista.

Com o cronômetro zerado, Lando Norris cravou a pole para a prova Sprint na China. O piloto da McLaren anotou 1m57s940, ficando à frente de Lewis Hamilton com 1m59s202. Fernando Alonso concluiu a atividade na terceira posição, enquanto Max Verstappen ficou apenas com a quarta posição.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo