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Yuki Tsunoda “está por conta própria” para negociar futuro na Fórmula 1

Sem prioridade na Red Bull e apenas com um acordo de patrocínio da Honda, Tsunoda precisa buscar os seus meios de se manter na categoria

Yuki Tsunoda disputará mais uma temporada da Fórmula 1 com a Racing Bulls. Mesmo com os resultados consistentes do ano passado, o piloto não conseguiu a promoção tão sonhada para guiar pela Red Bull. Pelos próximos meses, o competidor precisará negociar o seu contrato, já que a Honda não poderá ajudá-lo.

O japonês fez a sua estreia na Fórmula 1 com a AlphaTauri em 2021, pois estava no programa de jovens pilotos da Red Bull, além de ser um competidor apoiado pela Honda.

A fornecedora de motores japoneses, trabalhou em estreita colaboração com a RBR, mas deixará os taurinos no final de 2025. Para 2026, os planos da Honda são outros, já que passará a equipar os carros da Aston Martin.

Neste momento, não se acredita que Tsunoda migrará para a Aston Martin, afinal, o time conta com Fernando Alonso – que tem sede de se manter na categoria – enquanto a vaga de Lance Stroll é ocupada pelo filho do dono.

O recado da Honda para Tsunoda é que ele está por sua conta, para estabelecer novos contratos na Fórmula 1. “Ele precisa agir por conta própria”, comentou o prisente da Honda, Koji Watanabe. “Quero que ele faça as melhores escolhas por si”.

Tsunoda teve um começo complicado na Fórmula 1, o competidor era rápido, mas cometia vários erros. No entanto, nos últimos anos ele tem conseguido entregar cada vez mais e mostrar uma boa performance.

A permanência de Tsunoda com a RBR/Racing Bulls, tem sido muito atrelada a Honda, por conta do fornecimento de motores da empresa, para a Red Bull.

Ele está em um quinto ano, tem habilidade e entende bem o mundo da F1. Não há muito mais que possamos fazer por ele”, comentou Koji. “Ele precisa fortalecer a sua equipe, incluindo o seu empresário, e obter um assento. Afinal, ele é um profissional. Os pilotos sempre podem confiar na Honda. Alguém no nível da carreira de Tsunoda tem que pensar por sí mesmo, ele tem um acordo de patrocínio conosco. É basicamente um piloto independente, mas o apoiamos como patrocinador.”

A Racing Bulls por ser uma equipe B da Red Bull, tem a visão de formar talentos para a equipe principal, mas com todos os sinais que a equipe deu no ano passado, o japonês não é uma prioridade para guiar na equipe principal.

Para Helmut Marko, consultor da Red Bull, Tsunoda precisa “se motivar” para permanecer na categoria. O austríaco explicou que Liam Lawson teve preferência para guiar pela Red Bull, por ser mais preparado mentalmente.

“Foi principalmente uma questão de força mental e, no México, Yuki, infelizmente, teve esses dois acidentes, e Liam se saiu bem. Ele tem que mostrar… ele tem um companheiro de equipe rápido e jovem, e esse é o futuro dele, sabe? Então ele tem que se motivar, e, se ele estiver indo bem, há um futuro. Se não talvez não haja mais chance na Fórmula 1”.

A temporada 2025 se quer teve a primeira prova disputada, mas Tsunoda precisa pensar no futuro, principalmente por conta das vagas limitadas na categoria.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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