Após o primeiro treino livre concluído, os pilotos da Fórmula 1 voltaram mais uma vez ao traçado do Albert Park para a realização do TL2. A primeira atividade contou com liderança de Lando Norris, que superou o tempo obtido por Carlos Sainz no final da sessão.
A atividade em questão foi bem movimentada, com as equipes tentando aproveitar ao máximo o tempo de pista livre para a preparação dos carros. Para a primeira corrida do ano, as equipes optaram por levar novas peças para os carros e já tentar uma evolução do equipamento. Desta forma, o TL1 foi um momento para avaliar as configurações iniciais e até mesmo realizar alguns testes aerodinâmicos.
Quando o TL2 foi iniciado, a temperatura em pista estava na casa dos 43 °C, com 25 °C no ambiente, mantendo as condições encontradas no início do dia. Oliver Bearman que sofreu um acidente na primeira atividade do dia, esperava a sua equipe recuperar o carro, para retornar ao traçado.
Assim que a sessão foi iniciada, vários já tomavam o circuito. No entanto, a dupla de pilotos da McLaren, Jack Doohan, e George Russell aproveitavam o momento para fazer o teste de largada.
FP2 is underway! 💪🟢
We have a green light at the end of the pit lane 💨#F1 #AusGP pic.twitter.com/9qPHhS1v5J
— Formula 1 (@F1) March 14, 2025
A sessão começou de forma intensa, com os pilotos já negociando espaço na pista e até aproveitando o momento para perseguir alguns adversários mais de perto. A dupla da Mercedes optou por testar os pneus duros na primeira saída, enquanto os demais competidores usavam os pneus médios.
Os primeiros tempos já eram aferidos na casa de 1m17s, como foi o caso de Lando Norris que tomou a dianteira com a marca de 1m17s671.
Após dez minutos de sessão, George Russell, com os seus pneus duros instalados, saltou para a ponta com o tempo de 1m17s565, superando Norris em 0s106. No entanto, pouco depois, Carlos Sainz voltou para a ponta com o tempo de 1m17s302, voltando a surpreender.
Hülkenberg foi o primeiro piloto a extravasar os limites de pista na curva 6, passando pela brita, quando perdeu o controle do equipamento. O alemão precisou retornar aos boxes para fazer uma verificação. Gabriel Bortoleto, por sua vez, continuava fazendo o programa da Sauber, depois de uma primeira atividade segura com a equipe suíça.
A dramatic moment through the gravel for Nico Hulkenberg at Turn 6 😲#F1 #AusGP pic.twitter.com/Jp0BSd37dn
— Formula 1 (@F1) March 14, 2025
A McLaren, embora estivesse progredindo com os tempos, voltou a repetir a atitude da pré-temporada, analisando os setores da pista individualmente.
A sessão continuou progredindo, com Leclerc obtendo a marca de 1m16s794, para se tornar o líder, enquanto Hamilton era o segundo colocado com o tempo de 1m17s194. Foi no momento que os primeiro 20 minutos de sessão eram concluídos, que a pista ficava vazia, já que os carros eram preparados par o início das voltas rápidas com um conjunto de pneus macios novos.
A Sauber precisou remover o assoalho do carro, para fazer a retirada da brita que tinha se alojado no carro de Nico Hülkenberg. A Haas também permanecia trabalhando com o carro de Bearman, ao menos para permitir que o piloto faça alguma volta de verificação.
Os pilotos, com os pneus macios instalados, tentavam evitar a grama e a brita, para fazer uma volta rápida livre.
Restando 30 minutos para o encerramento do TL2, os dez primeiros eram: Norris, Tsunoda, Leclerc, Piastri, Hamilton, Stroll, Russell, Sainz, Alonso e Albon. O piloto da McLaren anotou 1m16s580, superando Tsunoda em 0s204.
Os pilotos começaram a cometer alguns erros, com os carros tendo o desempenho influenciado pelas fortes rajadas de vento. Hadjar deixou a décima quinta posição, para se tornar o quinto colocado, com o tempo de 1m17s019. Até este momento da sessão, todos os pilotos tinham trabalhado com os pneus macios, a exceção era Bearman, que permanecia nos boxes.
Charles Leclerc melhorou ainda mais o seu tempo, obtendo 1m16s439, para ocupar a ponta da tabela de tempos, superando Norris. O britânico, também foi superado por Piastri, que conseguiu o tempo de 1m16s563.
Algumas equipes já tinham iniciado a simulação de corrida, trabalhando com os pneus macios, em um stint mais longo. Aos poucos os outros pilotos também foram aderindo ao mesmo programa, em uma variação de trabalhos com os pneus médios e macios principalmente. Enquanto a Mercedes revezava o uso dos pneus macios, com os compostos duros.
A Haas até tentou finalizar o trabalho para permitir que Bearman completasse ao menos uma volta de instalação, mas não foi possível colocar o pilto em pista. A avaliação para o britânico será realizada então no TL3.
A expectativa é de chuva para o domingo, podendo bagunçar bem a corrida.
Quando a sessão foi encerrada, Charles Leclerc se manteve na dianteira, acompanhado por Oscar Piastri e Lando Norris. Yuki Tsunoda representou a Racing Bulls na quarta posição, enquanto Lewis Hamilton foi o quinto colocado com a Ferrari, em uma diferença de 0s420 para o novo companheiro de equipe.
Isack Hadjar foi o sexto colocado, se mantendo próximo de Tsunoda. Max Verstappen foi apenas o sétimo colocado na atividade, enquanto Nico Hülkenberg, Lance Stroll e George Russell fecharam o top-10. Carlos Sainz foi empurrado para a décima primeira posição, depois de um momento de brilho no TL2.
Ao longo da sessão, foi possível observar que a performance da Red Bull era bem complicada, ambos os pilotos estavam brigando bastante com o carro. Vale lembrar que o time austríaco levou uma porção de novidades para a Austrália. No carro de Verstappen está o novo pacote, enquanto Lawson utilizou um carro mais básico na coleta de dados.
A Fórmula 1 retorna nesta sexta-feira, para a execução do TL3 em Melbourne.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.