Em uma corrida bem movimentada no circuito de Road America, Kyle Larson dominou a disputa pela vitória, mas na reta final, acabou surpreendido por Ty Gibbs, que levou a melhor em uma bela disputa na última volta da corrida e venceu pela quarta vez na temporada da NASCAR Xfinity Series.
Larson correu com um carro inscrito pela Hendrick para esta corrida em específico e liderou a maior parte do certame sem ser importunado, seja pelos participantes regulares da categoria, seja por outros pilotos da Cup. O único que conseguia um ritmo razoavelmente próximo era justamente Gibbs, já que os demais tiveram alguns entreveros no caminho.
Dentre estas confusões, a mais marcante envolveu Noah Gragson e Sage Karam. Depois de um toque entre os dois na curva 3, o piloto da JR Motorsports perdeu a paciência e rodou o rival iniciando uma reação em cadeia que envolveu nada menos que 13 carros.
A massive accident during the @NASCAR_Xfinity Series race at @RoadAmerica.
Noah Gragson gets into Sage Karam, triggering a huge crash behind him involving Brandon Brown, Myatt Snider and many more. #NASCAR pic.twitter.com/e5kTYQ60dh
— NASCAR on NBC (@NASCARonNBC) July 2, 2022
Perto do fim da corrida, quando a vitória de Larson parecia quase certa, Cole Custer bateu forte na freada da Curva 5 e provocou a bandeira amarela, provocando a prorrogação e embolando a disputa.
Na última relargada, Gibbs partiu para cima, mas Larson se defendeu bem e manteve a dianteira na penúltima volta. Ao iniciar o giro final, o neto de Joe Gibbs se aproximou e partiu para a batalha decisiva, fazendo a ultrapassagem no piloto da Hendrick. O atual campeão da Cup Series não desistiu e tentou achar o espaço para o último ataque, mas perdeu a aderência na parte final do circuito e não pôde atacar o seu rival na briga pela vitória.
Representante brasileiro da prova, Miguel Paludo não teve sorte na corrida em Road America. O gaúcho veio fazendo uma boa recuperação, escapando das confusões, como o acidente múltiplo causado por Gragson, mas na relargada seguinte, outro carro rodou na sua frente e o piloto da JR Motorsports não conseguiu desviar. Com a frente de seu carro toda danificada, Paludo abandonou a disputa mais cedo e foi classificado na 26ª posição.
A próxima corrida da NASCAR Xfinity Series será no próximo sábado, com a etapa no circuito oval de Atlanta.
Top-10 da etapa de Road America:
1 – Ty Gibbs
2 – Kyle Larson
3 – Josh Berry
4 – Austin Hill
5 – Brandon Jones
6 – AJ Allmendinger
7 – Riley Herbst
8 – Noah Gragson
9 – Jeremy Clements
10 – Ryan Sieg
Classificação do campeõnato (após 16 de 23 etapas):
Classificado por vitória: Ty Gibbs (4), AJ Allmendinger, Noah Gragson, Justin Allgaier e Josh Berry (2),; Brandon Jones e Austin Hill (1)
Classificação por pontos (diferença em relação à zona de corte):
Sam Mayer +169
Riley Herbst +136
Daniel Hemric +99
Riley Herbst +82
Landon Cassill +72
Anthony Alfredo -72
Brett Moffitt -87
Brandon Brown -88
Jeb Burton -94