Williams é multada por violar regras do regulamento financeiro da F1
Nesta terça-feira (07) a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) revelou que a Williams foi multada em US$ 25 mil (cerca de 122 mil reais na cotação atual), pois violou uma das regras do regulamento financeiro da Fórmula 1.
O time de Grove não enviou o relatório anual de 2021 até o prazo de 31 de março de 2022, violando o artigo 5.1 do Regulamento Financeiro. Os times de Fórmula 1 são geridos pelo teto orçamentário e por meio do relatório anual é possível controlar os gastos das equipes, verificando se a margem estipulada é seguida com rigor.
Em abril a equipe foi notificada sobre o descumprimento, mas a equipe havia se reportado ao órgão que não conseguiria entregar o relatório dentro do prazo estipulado. A Williams assinou a ABA (Acordo de Violação Aceito) que foi revertido em uma multa de US$ 25 mil dólares.
LEIA MAIS: De forma incisiva Red Bull aborda o aumento do teto orçamentário



Para remediar a violação, a Williams concordou em realizar a entrega do documento até o dia 31 de maio de 2022.
“Em 15 de abril de 2022, a Williams respondeu à notificação aceitando que havia cometido uma Violação Processual, explicando as medidas que seriam tomadas para tentar evitar essa violação” disse a FIA através do seu comunicado.
“Tendo considerado a explicação da Williams e dado em particular que a violação processual foi voluntariamente divulgada pela Williams antes do prazo final para o relatório anual de 31 de março de 2022 e a Williams cooperou totalmente para remediar a violação nos termos estabelecidos abaixo essa oferta foi aceita pela Williams”, seguiu a FIA.
Os times estão cientes do que precisam seguir ao longo do campeonato, além das regras da competição representadas pelo Regulamento Técnico e Esportivo, também temos o Regulamento Financeiro, que foi introduzido na temporada passada. Esse regulamento além de prever como serão os gastos das equipes, também estabelece as penalidades para aqueles times que descumprirem suas regras.