AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Williams é multada em € 50 mil por falha no envio de imagens da asa traseira

Com regras ainda mais estabelecidas para o GP da China para coibir o uso de asas flexíveis, Williams falha ao fornecer as imagens solicitadas pela FIA

A equipe Williams foi multada em € 50.000 por não apresentar à FIA as imagens da sua asa traseira. O time de Grove correu o risco de ser desclassificada da Sprint Shootout.

Deste valor aplicado, €40.000 estão suspensos até 31 de dezembro de 2025, caso a equipe não cometa uma infração semelhante.

A FIA tem usado alguns sistemas para coibir o uso de asas flexíveis. Para o GP da China, as regras são ainda mais rígidas, principalmente por conta dos novos testes que foram implementados nesta prova. As câmeras voltadas para a asa traseira, também são uma forma do órgão regulamentador de esporte fazer a monitoração, o seu uso obrigatório veio por meio de uma Diretiva Técnica emitida em 19 de março.

No entanto, a Williams falhou ao apresentar as imagens para a FIA. Os comissários analisaram a situação e notaram que “não houve nenhuma sugestão de que as asas não estivessem em conformidade com os requisitos de flexibilidade das peças sob os Regulamentos Técnicos”.

A Williams acreditava que as câmeras que equipariam os carros, já contavam com cartões de memória fornecidos pela FIA. Por conta de um mal-entendido, a equipe não fez a verificação para saber se o SD estava no equipamento, desta forma não conseguiu cumprir com a diretiva técnica.

A FIA implementou uma atualização no artigo 3.15.17 do Regulamento Técnico, ajustando o teste utilizado para medir a distância entre o plano principal e a asa móvel (slot-gap) com o carro parado. Até o GP da Austrália, a deflexão máxima permitida era de 2 mm sob uma carga vertical de 750N (75 kg) aplicada às extremidades da asa traseira. Com a nova diretriz apresentada para o GP da China, essa margem foi reduzida para 0,5 mm.

Em resposta ao comunicado emitido pela FIA, Williams fez uma declaração em suas redes sociais: “Tínhamos preocupações sobre as câmeras não funcionarem no TL1 e, como resultado, estávamos em diálogo com a FIA durante toda a sessão. Após a sessão, a FIA e nós revisamos todos os procedimentos e podemos confirmar que a falha em fornecer as filmagens no tempo estipulado foi devido a uma falha de comunicação, e os processos internos serão abordados como resultado para que isso não ocorra novamente.”

“Para completar, fornecemos todas as filmagens conforme solicitado em Melbourne sem problemas e continuaremos a dar suporte à FIA e fornecer todas as filmagens necessárias em tempo hábil daqui para frente.”

“Não temos preocupações sobre a legalidade da nossa asa. É a mesma asa que administramos em Melbourne, está em total conformidade e não tivemos que fazer nenhum ajuste adicional para a emissão do novo TD. A questão de ontem foi processual, e estamos confiantes de que forneceremos todas as gravações futuras sem problemas.”

“Entendemos que para garantir um policiamento justo dos regulamentos técnicos a FIA emitiu a multa resultante e agradecemos a eles pelas conversas construtivas e pelo tratamento comedido deste assunto.”

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo