AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Williams apresenta pintura retrô inspirada em 2002 para o GP dos Estados Unidos

Com um toque de nostalgia e muita tecnologia, a Williams une tradição e modernidade em uma pintura especial para prova em Austin

A Williams entrou para a lista de equipes com pinturas especiais para o GP dos Estados Unidos. Para a prova que acontece em Austin, no Texas, a equipe de Grove desfilará um novo visual icônico, remetendo a pintura de 2002, enquanto reforça o apoio recebido pela Atlassin – sua patrocinadora master.

O esquema de cores é inspirado no lendário FW24, carro que desafiou a dominante Ferrari em 2002 e conquistou com Ralf Schumacher a vitória durante o GP da Malásia – segunda etapa do ano. Esse também foi o equipamento que rendeu ao time o segundo lugar no Mundial de Construtores, logo atrás da Ferrari de Michael Schumacher e Rubens Barrichello.

Com Juan Pablo Montoya conduzindo o carro de 2002, ele obteve a volta mais rápida de qualquer circuito na história da Fórmula 1, conquistando a pole em Monza para o GP da Itália estabelecendo a velocidade média de 259,827 km/h.

O design, apresentado por Carlos Sainz, o ex-piloto da Williams Juan Pablo Montoya e o cofundador e CEO da Atlassian, Mike Cannon-Brookes, é uma homenagem ao ano em que a empresa de tecnologia foi fundada. A pintura representa a trajetória paralela de superação e inovação de Williams e Atlassian ao longo das últimas duas décadas, reforçando a ambição de ambas em alcançar novos patamares de excelência.

“A Atlassian e a Williams foram fundadas com base no trabalho em equipe”, comentou Mike Cannon-Brookes, CEO da Atlassian.

“Nossos começos foram parecidos – dois amigos com grandes ideias e muita paixão, prontos para fazer algo grandioso. Por isso, estamos entusiasmados que a Atlassian agora possa fazer parceria com a Williams enquanto eles avançam rumo a uma nova era de excelência, usando a tecnologia para impulsionar sua ascensão no grid.”

“Esta pintura inspirada em 2002 celebra o legado de ambas as equipes e o futuro brilhante da Atlassian Williams Racing.”

Friday, January 25, 2002
Silverstone, England
The BMW WilliamsF1 Team present their new car the Williams FW24. with drivers Ralf Schumacher BMW WilliamsF1 Team Driver and Juan Pablo Montoya BMW WilliamsF1 Team driver
© BMW Picture by John Townsend

Juan Pablo Montoya, que marcou sete pódios pela equipe em 2002, destacou o simbolismo da homenagem: “É incrível pensar em quanto mudou na F1 desde 2002, mas os ingredientes principais para o sucesso permaneceram os mesmos: trabalho em equipe, inovação e uma determinação implacável para vencer.

“A Williams sempre defendeu esses valores e está claro que na Atlassian eles têm um parceiro que os entende. A pintura retrô do carro parece incrível e é uma ótima maneira de celebrar a parceria com a Atlassian e a ambição da equipe de retornar ao degrau mais alto do pódio.”

O atual piloto da equipe, Carlos Sainz, também elogiou o visual: “O FW47 está incrível com esta pintura retrô de 2002, que tenho certeza que será a favorita dos fãs, e mal posso esperar para dirigi-lo em Austin neste fim de semana.”

“Vi em primeira mão como o software e a abordagem de trabalho em equipe da Atlassian estão ajudando a equipe a progredir e estou animado com o que o futuro reserva.”

O evento de lançamento aconteceu no Lone Star Ranch, no Texas, e marcou o início de uma nova fase na colaboração entre Williams e Atlassian. Desde o início da parceria, a equipe britânica vem utilizando ferramentas da empresa — como Jira Product Discovery, Rovo e Jira Asset Management — para otimizar processos de engenharia, acelerar reparos e melhorar a comunicação interna.

Logo que ingressou na Williams, James Vowles comentou que vários processos da equipe estavam atrasados, principalmente quando comparados com as equipes mais competitivas do grid. Uma série de mudanças foram realizadas nos últimos meses, para melhorar a eficiência da equipe e viabilizar a conquista de mais pontos.

Com resultados consistentes em 2025, a Williams vive sua melhor temporada desde 2016 e ocupa o quinto lugar no Campeonato de Construtores. A nova pintura celebra não apenas o passado glorioso da equipe — que conquistou 114 vitórias, nove títulos de Construtores e sete de Pilotos —, mas também a visão compartilhada com a patrocinadora master de recuperar o espaço da Williams no grid da Fórmula 1.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.


Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading