O fim de semana de William Byron não poderia ter sido melhor. O piloto da Hendrick sobrou no fim de semana no circuito de Martinsville e foi o primeiro piloto a vencer pela segunda vez na temporada 2022 da NASCAR Cup Series.
A corrida no menor circuito da NASCAR foi dominada pela equipe Hendrick desde os primeiros treinos. Chase Elliott largou na pole e liderou a primeira metade da prova de forma incontestável, vencendo os dois primeiros segmentos. Mas, justamente na parada dos boxes entre o segundo e o terceiro estágio, foi o momento em que Byron assumiu a liderança com um trabalho melhor de sua equipe de boxes.
Elliott tentou recuperar a ponta, mas depois de levar um toque de Daniel Suarez, quando o mexicano tentava recuperar a volta perdida, o campeão de 2020 começou a perder rendimento e caiu no grid. Assim, Byron não teve mais ameaças por quase toda a prova.
Além disso, o piloto da Hendrick foi ajudado com o ritmo mais tranquilo dos pilotos da divisão principal, já que tivemos poucas bandeiras amarelas. No entanto, uma bandeira amarela causada por Todd Gilliand perto do fim provocou a prorrogação e colocou a vitória do carro número 24 em risco.
Mas Byron relargou bem e manteve a ponta, mesmo com as investidas de Joey Logano nas voltas finais. Assim, o piloto da Hendrick venceu pela segunda vez na semana (contando com a vitória na Truck Series) e a segunda na temporada.
A próxima etapa da NASCAR Cup Series será no próximo domingo, no Coliseu de Bristol, em prova realizada em piso de terra batida;
Top-10 da etapa de Martinsville:
1 – William Byron (Hendrick/Chevrolet)
2 – Joey Logano (Penske/Ford)
3 – Austin Dillon (Richard Childress/Chevrolet)
4 – Ryan Blaney (Penske/Ford)
5 – Ross Chastain (Trackhouse/Chevrolet)
6 – Kurt Busch (23XI/Toyota)
7 – Kyle Busch (Joe Gibbs/Toyota)
8 – Aric Almirola (Stewart-Haas/Ford)
9 – Chase Briscoe (Stewart-Haas/Ford)
10 – Chase Elliott (Hendrick/Chevrolet)
Classificação da temporada regular (após 8 de 26 etapas)
Classificados por vitórias: William Byron (2), Ross Chastain, Alex Bowman, Chase Briscoe, Kyle Larson, Austin Cindric e Denny Hamlin (1)
Classificação por pontos (diferença em relação à zona de corte):
Chase Elliott +101
Ryan Blaney +98
Joey Logano +74
Martin Truex Jr +50
Aric Almirola +36
Kevin Harvick +35
Kyle Busch +34
Tyler Reddick +15
Austin Dillon +10
Kurt Busch -10
Erik Jones -16
Daniel Suarez -18
Christopher Bell -24