O roteiro da etapa de Phoenix da NASCAR Cup Series foi muito parecido com o desfecho da etapa de Las Vegas, no fim de semana anterior. Kyle Larson estava na liderança antes da prorrogação, mas no fim, quem levou a melhor foi William Byron. Assim, o piloto do carro 24 da Hendrick conquistou sua segunda vitória consecutiva no ano.
Larson foi o piloto dominante no fim de semana, largando na pole e liderando boa parte da prova, mas a situação começou a se complicar na parte final da prova. Kevin Harvick, o maior vencedor ativo na pista de Phoenix, mostrou que estava bem à vontade no circuito do Arizona e foi para o ataque, tomando a ponta faltando 40 voltas para o final.
Harvick estava tranquilo na dianteira e buscava a primeira vitória no ano, mas tudo mudou a dez voltas do fim, quando Harrison Burton rodou e teve um pneu estourado, causando a bandeira amarela.
Todos os pilotos na volta do líder foram para os boxes, mas as estratégias de alguns pilotos foram determinantes para mudar o panorama da corrida: enquanto Harvick optou por trocar os quatro pneus, Larson, Byron e outros pilotos trocaram apenas dois, com estes saindo na frente após o pit-stop.
Na primeira relargada, Larson e Byron conseguiram se manter na dianteira, mas novamente a bandeira amarela foi acionada após um acidente envolver AJ Allmendinger, Noah Gragson e Ty Gibbs.
A corrida foi para a prorrogação e, na relargada final, Byron aproveitou o melhor momento, pois, enquanto Larson tentava se proteger de Ryan Blaney, o piloto do carro 24 recebeu um empurrão providencial de Tyler Reddick, assumindo a liderança e não sendo mais contestado até a bandeirada final. Larson ainda despencou para quarto, atrás de Blaney e Reddick, com Harvick fechando top-5.
TWO IN A ROW! RETWEET TO CONGRATULATE WILLIAM BYRON ON HIS WIN AT PHOENIX RACEWAY. pic.twitter.com/LEhUi4YFgk
— FOX: NASCAR (@NASCARONFOX) March 12, 2023
A próxima corrida da NASCAR Cup Series será no próximo domingo no oval de Atlanta.
Top-10 da etapa de Phoenix:
1 – William Byron (Hendrick/Chevrolet)
2 – Ryan Blaney (Penske/Ford)
3 – Tyler Reddick (23XI/Toyota)
4 – Kyle Larson (Hendrick/Chevrolet)
5 – Kevin Harvick (Stewart-Haas/Ford)
6 – Christopher Bell (Joe Gibbs/Toyota)
7 – Chase Briscoe (Stewart-Haas/Ford)
8 – Kyle Busch (Richard Childress-Chevrolet)
9 – Alex Bowman (Hendrick/Chevrolet)
10 – Josh Berry (Hendrick/Chevrolet)