Neste fim de semana temos o retorno do WEC, com a etapa acontecendo no Circuito das Américas (COTA), em Austin, no Texas. A corrida corresponde a 6ª etapa do calendário, sendo a próxima prova depois das 6 Horas de São Paulo.
O circuito inaugurado em 2012 é palco da Fórmula 1 para uma das visitas da categoria aos Estados Unidos, mas também utilizado por outras categorias do automobilismo. A pista tem grandes mudanças de elevação em seu percurso, desta forma configuração é chamativa e um desafio para os competidores.
A última vez que o WEC correu no COTA, aconteceu em fevereiro de 2020. Ao longo dos anos que esteve no calendário, a categoria ficou bem satisfeita com o que encontrou, além de ter provas memoráveis com batalhas pela vitória e corrida dramáticas afetadas pelo clima.
A lista de inscritos para a corrida inclui três pilotos locais, marcando o retorno de Ben Keating, que guiará o Ford Mustang LMF3 n° 88 da Proton Competition. O norte-americano substituirá o piloto bronze regular Giogio Roda, que divide o carro com Dennis Olsen e Mikkel Pedersen.
Keating ainda não guiou o carro que terá contato nesta etapa, mas conhece muito bem o circuito, com suas participações no IMSA na classe GTD, contando com três vitórias nas últimas quatro corridas
O grid ainda conta com os norte-americanos, Ian James – proprietário e piloto do Aston Martin Vantage AMR LMGT3 da Heart of Racing, além de Ryan Hardwick que guia pela Proton Competition no carro nº 77.
Restado apenas três etapas para o final do campeonato, a categoria visitará o EUA, Japão e Bahrein. A luta pelo título se mantém viva, após a vitória da Toyota em São Paulo na classe Hypercar. A Porsche segue realizando um trabalho excepcional, conquistando quatro pódios, nas três corridas disputadas.
O trio composto por Kevin Estre, André Lotterer e Laurens Vanthoor obteve 117 pontos, seguidos pelo trio formado por Miguel Molina, Antonio Fuoco e Nicklar Nielsen que estão com 98 pontos depois da vitória em Le Mans.
Em termos de marcas, a Porsche chegou aos 126 pontos, contra 122 obtidos pela Toyota, que tomou fôlego após a segunda vitória da temporada faturada em São Paulo, somando 122 pontos. A Ferrari nesta tabela é a terceira colocada com 109 pontos.
Na LMGT3 os duelos também estão garantidos, o campeonato começou com um destaque forte da Manthey e seus Porsches 911 GT3, mantendo uma boa consistência. No entanto, entanto, o duelo ficou acirrado com a BMW da Team WRT, assim como o McLaren da United Autosports e o Aston Martin da Heart of Racing. A Ferrari também foi protagonista de pódios ao longo do campeonato disputado na LMGT3.
Na corrida de São Paulo as Iron Dames merecem todo o destaque, apesar de não concluírem a etapa, elas conquistaram a pole e fizeram uma corrida dominante no primeiro trecho da prova.
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.