Segunda corrida na Itália e segunda prova caótica! Por conta do circuito estreito e principalmente por ser a primeira vez que uma disputa era travada em Mugello, os pilotos foram ousados e tivemos a entrada do Safety Car e a paralisação da prova (bandeira vermelha) por duas vezes.
Era difícil imaginar que oito pilotos não completariam a prova deste domingo, mas foi o que ocorreu. Aliás, vale ressaltar que apenas Mercedes e Ferrari conseguiram terminar a prova com os dois carros e ainda chegar à zona de pontuação, pois as relargadas foram desafiadoras, principalmente para aqueles que estavam no meio do pelotão.
Confira: GP da Toscana – Lewis Hamilton vence de forma brilhante, após corrida caótica em Mugello
Lewis Hamilton conquistou a 90ª vitória da carreira e vale observar que durante a primeira largada da corrida, o inglês perdeu a ponta para Valtteri Bottas. O finlandês, companheiro de Hamilton não teve um fim de semana fácil e viu a vitória escorregar das suas mãos. Por outro lado, Alexander Albon que precisou se recuperar algumas vezes pelo meio do caminho e cruzou a linha de chegada na terceira posição por ter enfrentando Daniel Ricciardo e tomado o terceiro lugar do australiano.
Grandes disputas foram travadas e mesmo com as batidas que tiraram o fôlego – por conta das suas imagens de impacto – não tiraram o brilho que foi a etapa em Mugello. Um circuito que pode ser um forte candidato a permanecer no calendário.
Outro detalhe, nem dos pilotos que foram ao pódio no GP da Itália, terminaram a corrida deste domingo. Lewis Hamilton segue líder do campeonato com 190 pontos, enquanto Valtteri Bottas tem 135 e ampliou a vantagem para Max Verstappen que tem 110.
Saiba como foi a Corrida na Toscana
Com Sergio Pérez cumprindo a sua punição, o mexicano largou da sétima posição e o grid ficou definido desta forma:
STARTING GRID: TUSCANY 🚦
Here’s how the drivers will line up for lights out for our first ever race at Mugello 👀#TuscanGP 🇮🇹 #F1 pic.twitter.com/WGXImP9rrk
— Formula 1 (@F1) September 13, 2020
E teve emoção garantida antes da largada, pois Mick Schumacher filho do heptacampeão Michael Schumacher guiou em Mugello o F2004 o mesmo carro que o pai conquistou o sétimo título com a Ferrari.
Could watch all day pic.twitter.com/ElrrCj0rT5
— Ky (@FiftyBucksss) September 13, 2020
Na pista a temperatura antes da largada estava na casa dos 45°C, com 30°C no ambiente, provando que seria mais um dia quente no Circuito de Mugello.
Volta 1: Do primeiro ao décimo primeiro, todos estavam com os pneus macios.
Hamilton perdeu a ponta e Verstappen atacou Valtteri Bottas para tentar pegar a segunda posição, mas acabou perdendo várias posições pouco depois, pois estava com falta de potência no motor. Ao perder várias posições Verstappen ficou vulnerável e foi prensado entre Pierre Gasly, Kimi Raikkonen e Romain Grosjean. O holandês abandonou a prova, assim como Gasly;
LAP 1/59
Drama from the off – Bottas gets a flyer but behind Verstappen is into the gravel and OUT of the race! #TuscanGP 🇮🇹 #F1 pic.twitter.com/gb6UMCc4cH
— Formula 1 (@F1) September 13, 2020
Vettel acabou com a asa dianteira quebrada por conta de Carlos Sainz que rodou a sua frente. O alemão precisou seguir para os boxes e realizar a troca da peça. Raikkonen também realizou uma parada para recuperar o carro.
Lap 1 chaos at Mugello – and early exits for Max Verstappen and Pierre Gasly 🙈 💥#TuscanGP 🇮🇹 #F1 pic.twitter.com/k6YtcV0maU
— Formula 1 (@F1) September 13, 2020
Bottas assumiu a primeira posição pois Hamilton havia largado mal. O Safety Car entrou na pista e as posições eram: Bottas, Hamilton, Leclerc, Albon, Stroll, Ricciardo, Pérez, Norris, Kvyat, Ocon, Russell, Magnussen, Latifi, Giovinazzi, Sainz, Grosjean, Raikkonen e Vettel;
Volta 6/7: Foi o momento que ocorreu a relargada e novamente tivemos um acidente que desta vez ocorreu na reta dos boxes. Carlos Sainz, Kevin Magnussen, Antonio Giovinazzi e Nicholas Latifi abandoaram a prova, pois Valtteri Bottas dava a impressão de ter segurado o pelotão antes de ocorrer a relargada, um engavetamento daqueles pilotos que estavam ao final do grid foi provocado e a bandeira vermelha foi acionada.
Paralisação geral da corrida;
LAP 6/59
The Safety Car goes in but immediately there’s a big shunt at the back of the field#TuscanGP 🇮🇹 #F1 pic.twitter.com/wt5hvIrVJd
— Formula 1 (@F1) September 13, 2020
The incident brings out a RED FLAG 🚩
Four drivers were involved in this crash – Giovinazzi, Latifi, Magnussen and Sainz – all are out of their cars and seemingly ok 👍#TuscanGP 🇮🇹 #F1 pic.twitter.com/vE0FuXm0A9
— Formula 1 (@F1) September 13, 2020
Volta 9: A prova recomeçou, mas assim como no GP da Itália, os pilotos tiveram que se realinhar no grid de largada. As posições eram: Bottas, Hamilton, Leclerc, Albon, Stroll, Ricciardo, Pérez, Norris, Kvyat, Ocon, Russell, Raikkonen, Vettel e Grosjean.
Esteban Ocon não participou da relargada, pois o carro apresentou superaquecimento dos freios.
Absolutely gutted. We confirm Esteban has retired due to brake overheating. Exact cause to be investigated.#RSspirit #TuscanGP pic.twitter.com/Lf5aczQ7vV
— Renault F1 Team (@RenaultF1Team) September 13, 2020
Bottas e Hamilton partiram para a utilização dos pneus médios, enquanto do terceiro ao nono colocado, apostavam nos pneus macios. Russell e Raikkonen partiram para os médios assim como a dupla da Mercedes.
Volta 10: Bottas era o líder, mas Hamilton defendeu a segunda posição, para atacar na primeira curva e assumir a liderança. Leclerc se segurava na terceira posição, enquanto Albon que era o quarto colocado caiu para a sétima posição.
Stroll aproveitou para assumir a quarta posição que era do tailandês, seguido por Pérez e Ricciardo. Russell perdeu o décimo lugar para Kimi Raikkonen da Alfa Romeo.
Volta 11: Hamilton já abria mais de um segundo de vantagem para Bottas e o finlandês tinha mais de três segundos para o monegasco;
Volta 12: Russell seguia disputando com Raikkonen e retomou a décima posição;
Volta 13: Vettel conseguia rodar abaixo de um segundo e podia utilizar o DRS para tentar realizar a ultrapassagem em Raikkonen;
Volta 14: A disputa era pela quinta posição, Daniel Ricciardo estava enfrentando Sergio Pérez;
Volta 15: Ricciardo conseguiu realizar a ultrapassagem no mexicano da Racing Point;
Volta 16: Vettel conseguiu realizar a ultrapassagem em Raikkonen para assumir a décima segunda posição e rapidamente começou a abrir vantagem para o finlandês;
Volta 18: Stroll realizou a ultrapassagem em Leclerc e o monegasco começou a ser pressionado pelo australiano que conseguiu realizar a ultrapassagem na volta seguinte;
LAP 18/59
Stroll swoops – he’s past Leclerc and into P3#TuscanGP 🇮🇹 #F1 pic.twitter.com/6ZaPz5MKLN
— Formula 1 (@F1) September 13, 2020
Volta 21: Pérez e Leclerc se enfrentavam, mas o monegasco seguia perdendo posições no grid. Hamilton era o líder acompanhado por Bottas, Stroll, Ricciardo, Albon, Pérez, Leclerc, Norris, Kvyat e Russell.
LAP 21/22:
Leclerc is passed by first Albon, then Perez.
The Ferrari driver radios his team 📻
“Those tyres are ****** minus 2. As quick as we can get on the other set would be good”He pits, and returns to the track in P13#TuscanGP 🇮🇹 #F1 pic.twitter.com/skdNk5kzW9
— Formula 1 (@F1) September 13, 2020
Volta 22: Leclerc foi para os boxes pois os seus pneus haviam acabado, o monegasco retornou com os pneus duros;
Volta 25: Ricciardo conseguia rodar abaixo de um segundo de Stroll e como o australiano queria a terceira posição;
Volta 28: O australiano foi para os boxes e retornou com os pneus médios. Enquanto Kimi Raikkonen teve problema com o seu pit-stop e retornou utilizando os pneus duros. Após realizar a ultrapassagem em Pérez, Norris assumiu a quinta posição;
Volta 29: Pérez, Vettel e Grosjean nos boxes;
Volta 30: Foi realizada a parada de Norris, Kvyat e Russell. Norris retornou atrás de Charles Leclerc, na oitava posição;
Volta 31: Foi a vez de Stroll seguir para os boxes e retornou atrás de Ricciardo no quinto lugar;
Volta 32: Bottas fez a parada e retornou com os pneus duros;
Volta 33: Hamilton realizou a parada e assim como Bottas, teve os pneus duros instalados, o finlandês queria uma estratégia diferente da adotada pelo inglês para poder brigar, mas a equipe não atendeu ao pedido. Albon veio pouco depois e passou a utilizar os médios;
Após todas as paradas, as posições eram: Hamilton, Bottas, Ricciardo, Stroll, Albon, Pérez, Norris, Leclerc, Kvyat, Russell, Vettel, Grosjean e Raikkonen;
Volta 34: Raikkonen e Grosjean se enfrentavam e o piloto da Alfa Romeo conseguiu a décima segunda posição, mas ocorreu um toque entre eles;
Volta 38: Charles Leclerc realizou mais uma parada e retornou com os pneus médios na décima primeira posição;
Volta 39: Hamilton estava a mais de seis segundo de vantagem para o Bottas. A Mercedes pedia para os pilotos não atacarem as zebras pois não estavam sendo ameaçados por Ricciardo com a Renault.
Volta 40: Albon virou a volta mais rápida, após anotar 1:21.756;
Volta 44: Ocorreu a entrada do Safety Car pois Lance Stroll acabou batendo forte após perder a traseira do carro na terceira curva;
LAP 44/59
Stroll crashes at Turn 9 😮#TuscanGP 🇮🇹 #F1 pic.twitter.com/dHFWM2KdTH
— Formula 1 (@F1) September 13, 2020
Os pilotos foram entrando nos boxes para realizar a troca de pneus; Bottas e Raikkonen.
Ricciardo, Albon, Pérez, Norris, Kvyat, Russell e Vettel foram logo depois;
Volta 45: Uma nova paralisação por conta de bandeira vermelha ocorreu;
As posições eram: Hamilton, Bottas, Ricciardo, Albon, Pérez, Norris, Kvyat, Leclerc, Russell, Vettel, Raikkonen e Grosjean;
Kimi Raikkonen era investigado por ter cruzado a linha dos boxes quando o Safety Car foi acionado;
Grosjean e Raikkonen puderam voltar para a volta do líder e foram liberados para a pista antes dos outros competidores;
LIGHTS OUT (PART 3!)
Ricciardo gets a brilliant start and is up to P2!!! #TuscanGP 🇮🇹 #F1 pic.twitter.com/PQ9vIwaE0f
— Formula 1 (@F1) September 13, 2020
Volta 47: Ocorreu a relargada que foi parada nos colchetes da reta principal. Apenas doze pilotos recomeçando a prova pela terceira vez e assim Hamilton manteve a liderança, mas Bottas perdeu a segunda posição para Ricciardo, enquanto Albon havia largado mal e precisou recuperar a quarta posição, após perder ela para Pérez;
Ricciardo conseguiu garantir a segunda posição e vinha colado em Hamilton.
Raikkonen recebeu a punição de cinco segundos, o piloto da Alfa Romeo ocupava a oitava posição;
Volta 48: Bottas reassumiu a segunda posição e passou a abrir vantagem para o australiano;
Volta 50: Vettel enfrentava Grosjean para tentar chegar a décima posição;
Volta 51: Albon ultrapassou Ricciardo e chegou a terceira posição, o que poderia ser o primeiro pódio do tailandês;
Volta 52: Russell ultrapassou Grosjean e assumiu a décima primeira posição;
Albon conseguia andar abaixo de um segundo e começou a perseguir Bottas para tentar chegar a segunda posição;
Volta 53: Albon perdeu um pouco de contato com Bottas, enquanto o finlandês da Mercedes conseguiu reduzir o tempo para o companheiro de equipe e ainda anotou a melhor volta com 1:19.432;
Volta 54: Russell tentava se aproximar de Vettel para conquistar o seu primeiro ponto da carreira, após a punição ser aplicada para Kimi Raikkonen;
Volta 58: Hamilton anotou 1:18.883 com a volta mais rápida da corrida e ampliou a vantagem para Bottas, enquanto Albon também perdeu o contato com o finlandês;
Volta 59: Lewis Hamilton cruzou a linha de chegada na primeira posição, acompanhado por Valtteri Bottas e Alexander Albon da Red Bull em seu primeiro pódio da carreira;
First F1 podium for @alex_albon – and look what it means! 😍#TuscanGP 🇮🇹 #F1 pic.twitter.com/ZkRh83Hp8E
— Formula 1 (@F1) September 13, 2020
Raikkonen recebeu a punição e perdeu a posição apenas para Leclerc, conquistando assim os primeiros pontos do ano, enquanto Russell ficou mais uma vez fora da zona de pontuação.
Where do we start?! 🤯#TuscanGP 🇮🇹 #F1 pic.twitter.com/Cf3eSjnrdh
— Formula 1 (@F1) September 13, 2020
Daniel Ricciardo foi considerado o piloto do dia e o australiano realmente mereceu, pois largou da oitava posição, chegou a brigar pelo pódio e fechou a corrida no quarto lugar.
A P4 finish for @danielricciardo – matching his best-ever result for @RenaultF1Team 👏
And you have voted him as your Driver of the Day! 👊#TuscanGP 🇮🇹 #F1 pic.twitter.com/tj8f0NjSUP
— Formula 1 (@F1) September 13, 2020
E dentre as equipes que terminaram a prova hoje que contou com oito abandonos, apenas Mercedes e Ferrari conseguiram terminar a prova com os dois carros e dentro da zona de pontuação.