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Verstappen supera Piastri e fatura a pole do GP da Arábia Saudita; Norris bate no início do Q3

Em classificação marcada pelo duelo direto entre Verstappen e a dupla da McLaren, neerlandês supera rivais e fatura segunda pole neste circuito

Max Verstappen conquista a sua segunda pole da temporada 2025, repetindo o desempenho no GP do Japão. O neerlandês, que conta com duas vitórias neste traçado, faturou a marca de 1m27s294, para superar Oscar Piastri por apenas 0s010.

Os treinos livres indicavam que o duelo entre Verstappen e a dupla da McLaren seria acirrado. No entanto, Lando Norris facilitou o trabalho do adversário, pois bateu no início do Q3, deixando que o duelo fosse travado apenas com o seu companheiro de equipe.

Piastri que fechou uma volta rápida antes da bandeira vermelha provocada por Norris, conseguiu a oportunidade de abrir uma segundo giro rápido. O australiano então dividirá a primeira fila com Verstappen nesta prova.

George Russell, que tem marcado os seus adversários de forma costante, ficou com a terceira posição com a Mercedes. A dobradinha da equipe alemã foi quebrada, pois Charles Leclerc se encaixou na quarta posição, superado Andrea Kimi Antonelli. A dupla da Ferrari apresentou uma performance discreta ao longo de toda a atividade, avançando para o Q3 no fio da navalha.

Carlos Sainz foi a surpresa da classificação, após um início complicado, o espanhol faturou o sexto lugar com a Williams, separado por 0s870 do líder. Lewis Hamilton foi o sétimo colocado com a Ferrari, seguido por Yuki Tsunoda na oitava posição. Pierre Gasly conseguiu chegar com a Alpine no Q3, para celebrar a nona posição.

Lando Norris deve começar a corrida da décima posição, se a McLaren não precisar substituir alguma peça por uma de outra configuração. O competidor britânico ainda tem a chance de fazer uma corrida de recuperação, mas as coisas ficam mais acirradas, já que a briga direta com Verstappen pelo campeonato destaca a diferença entre os competidores.

A Fórmula 1 retorna às 14h (pelo horário de Brasília) neste domingo, para o duelo do GP da Arábia Saudita e o encerramento desta rodada tripla.

Saiba como foi a Classificação

O TL3, realizado antes da classificação, permitiu que as equipes realizassem os últimos ajustes. A McLaren voltou a mostrar a sua força, se encaminhando para a classificação como os favoritos para obter a pole na Arábia Saudita.

Quando os carros foram liberados para a pista, a noite já tinha caído, mas a temperatura do asfalto ainda estava alta, na casa dos 38 °C, com 29 °C no ambiente.

Q1

Assim que o pit-lane viabilizou a liberação dos carros para a pista, a dupla da Haas, Sauber, Williams e Alpine se lançaram para o traçado. Esteban Ocon abriu a tabela de tempos com a marca de 1m29s924, mas rapidamente o francês foi superado.

Lando Norris assumiu a liderança com o tempo de 1m28s026, em uma diferença grandiosa de 0s526 para Charles Leclerc. Oscar Piastri vem apresentando um bom ritmo, superou o companheiro de equipe por 1m28s019. Max Verstappen faturou a terceira posição com a marca de 1m28s148, acompanhado por George Russell com 1m28s282. Yuki Tsunoda impressionou ao ficar próximo de Verstappen, pois ocupava a quinta posição com o tempo de 1m28s424, superando a batida que ele lidou no TL3.

Restando cerca de sete minutos para o final, estavam na zona de eliminação: Doohan, Lawson, Gasly, Ocon e Bortoleto. Com o quinto giro do pneu macio, Norris atingiu a marca de 1m27s805, roubando a primeira posição.

A Alpine se atrapalhou para enviar Doohan novamente ao traçado, pois a manta términca do pneu ficou agarrada no pneu dianteiro direito. O mecânico precisou auxiliar o piloto que já se encaminhava para a faixa rápida do pit-lane.

Com o cronômetro zerado, Lewis Hamilton saltou para a nona posição, fugindo do flerte com a eliminação. Gabriel Bortoleto cometeu um erro no início da sua volta rápida e foi eliminado, ficando apenas com a vigésima posição. O fim de semana do brasileiro não tem se desenhado com várias complicações, incluindo o fato do competidor não ter andado no TL2, por conta do vazamento de combustível apresentado. O chassi precisou ser trocado e montaram um novo carro para que Bortoleto retornasse para a pista.

Verstappen foi surpreendido com o erro de Bortoleto, quase atingindo o piloto brasileiro.

Q2

No início da segunda parte da classificação, a Williams fez as honras de abrir a tabela de tempos com Alexander Albon que anotou 1m28s581. O tailandês tinha em seu carro um jogo de pneus macios usados, antes de ter a oportunidade de trabalhar com um jogo novo. A equipe de Grove usou a mesma tática com Carlos Sainz, cravando 1m28s309 na sua primeira volta rápida.

Com a Red Bull e McLaren pelo traçado, Max Verstappen assumiu a liderança com a marca de 1m27s529, mas Norris mostrou o mesmo desempenho forte para anotar 1m27s481, após se aproveitar um pouco do vácuo do companheiro de equipe – com pneus macios novos. Piastri foi então empurrado para a terceira posição, separado por 0s209 do líder.

Estavam na zona de eliminação, os dez primeiros eram: Albon, Bearman, Hadjar, Alonso e Lawson. A Red Bull realizava uma inspeção no carro de Verstappen, pela forma como o piloto holandês atacou uma das zebras do circuito. Lawson passou pela eliminação da sua volta rápida, por extravasar os limites de pista, aguardando uma nova chance para tentar avançar para o Q3.

Albon aproveitou a pista livre para cravar 1m28s109 para ocupar a sexta posição, tentando fugir da eliminação.

Com exceção de Norris, todos os outros pilotos retornaram para a pista, buscando melhorar os seus tempos. Yuki Tsunoda flertou com a eliminação, mas conseguiu faturar o sétimo lugar, seguindo para o Q3, assim como o seu companheiro de equipe.

Albon se segurou entre os dez primeiros colocados, até o final do Q3, mas com Tsunoda avançando, o piloto tailandês foi empurrado para a décima primeira posição.

Os dois pilotos da Racing Bulls ficaram limitados a participação no Q2.

Q3

Iniciando o Q3, uma parte do grid precisou trabalhar com os pneus macios usados – sendo o caso de Antonelli, Leclerc, Sainz, Tsunoda, Gasly e Hamilton. O restante aproveitou os pneus macios novos desde o início da classificação.

Apenas Oscar Piastri tinha registrado tempo (1m27s560), quando Norris bateu na curva 5 ao atacar a zebra. Norris acertou a barreira de proteção do circuito, danificando a suspensão do lado esquerdo, provocando imediatamente a paralisação da sessão.

O conômetro foi travado quando restavam 8m32s, para que os pilotos buscassem as suas voltas rápidas. Aqueles que contavam com pneus macios no começo da sessão, foram liberados para a pista com esses compostos.

Verstappen conseguiu superar Piastri com o tempo de 1m27s559 – apenas 1 milésimo mais rápido que o piloto da McLaren.

Com uma combinação de setor roxo, amarelo e verde, George Russell superou Verstappen com o tempo de 1m27s407. Em sua segunda volta rápida, Piastri cravou 1m27s304, superando o britânico em 0s103. No entanto, o neerlandês ainda estava pelo traçado, para fechar uma excelente volta na casa de 1m27s294. Russell então precisou se contentar com a terceira posição.

Leclerc ficou com o quarto lugar, seguido por Antonelli e Sainz. Hamilton se estabeleceu na sétima posição, com Tsunoda em oitavo. Gasly foi o nono colocado, enquanto Norris apareceu apenas na décima posição por conta da batida protagonizada no início o Q3.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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