ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Verstappen encerra temporada 2022 com vitória em Abu Dhabi e divide pódio com Leclerc e Pérez

Verstappen vence em Abu Dhabi conquistando a 15ª vitória da temporada 2022. O piloto fez mais uma corrida dominante, enquanto Pérez tentava se entender com Leclerc

Max Verstappen encerrou a temporada 2022 vencendo em Abu Dhabi neste domingo (20), o holandês conquistou a 35ª vitória da carreira. O piloto da Red Bull determinou o ritmo da prova e com o resultado conquista a 15ª vitória da temporada.

Verstappen fez uma prova sem problemas, foi um pouco incomodado após a sua primeira parada pelo companheiro de equipe por conta da proximidade que aconteceu entre eles, mas depois o holandês conseguiu estabelecer uma distância segura e não se preocupar mais com o companheiro de equipe.

A Red Bull optou por parar Sergio Pérez uma segunda vez, acreditando que Charles Leclerc faria o mesmo, mas o monegasco tentou algo diferente e optou por permanecer na pista. O monegasco se segurou na segunda posição e como Pérez não conseguiu negociar as ultrapassagens que precisava com agilidade, precisou se contentar com a terceira posição.

Com o resultado da prova, Charles Leclerc conquistou o vice-campeonato, depois de um ano com vários erros da Ferrari e de escolhas ruins do próprio piloto. O monegasco teve atitude na última prova, não seguindo a escolha da equipe de realizar mais uma parada e perseguir Pérez na pista.

Carlos Sainz terminou a prova na quarta posição, o piloto da Ferrari se envolveu em incidente com Lewis Hamilton na primeira volta. O piloto recuperou a posição depois de Hamilton devolver a posição, mas o inglês ficou com o carro danificado e começou a perder desempenho. No final da prova Hamilton abandonou a corrida.

Lando Norris obteve o sexto lugar com a McLaren, acompanhado por Estaben Ocon que representou a Alpine no Top-10. Lance Stroll foi o oitavo colocado, pois a estratégia da Aston Martin trabalhada para o canadense, foi melhor do que aquela adotada para Sebastian Vettel. Daniel Ricciardo concluiu a sua última corrida com a McLaren na zona de pontuação, sendo o nono colocado.

Sebastian Vettel se despede da Fórmula 1 com o décimo lugar, o alemão quase ficou fora da zona de pontuação, pois a Aston Martin cometeu um erro na sua estratégia em mais uma corrida ao longo do tempo que o piloto permaneceu com a equipe. Com o abandono de Hamilton, Vettel pode retornar aos pontos.

A Fórmula 1 encerra a temporada 2022, com a Red Bull conquistando o seu quinto título no Mundial. A Ferrari se confirmou como a equipe vice-campeã, seguida da Mercedes. A Alpine se confirmou no quarto lugar, superando a McLaren. Alfa Romeo e Aston Martin encerram o ano com a mesma pontuação, conquistando 55 pontos. Enquanto Haas, AlphaTauri e Williams completaram a sequência no Mundial de Construtores.

Saiba como foi o GP de Abu Dhabi 

Em uma atmosfera muito emocional, Sebastian Vettel realizaria a sua última corrida na Fórmula 1. O alemão passou o fim de semana sendo homenageado das mais diferentes formas. Vettel conseguiu avançar para o Q3 durante a classificação realizada no sábado, ganhando o direito de começar a última corrida da sua carreira da 9ª posição. 5

Além do piloto alemão, Mick Schumacher da Haas e Daniel Ricciardo não estarão no grid da F1 em 2023, os pilotos estão trabalhando para disputar a temporada 2024. O GP de Abu Dhabi de 2022 também marca a última corrida de Nicholas Latifi com a Williams.

Apenas Magnussen e Bottas começaram a corrida com os pneus duros, Pierre Gasly usava os compostos macios, enquanto restante do pelotão trabalhava com os compostos médios.

Largada autorizada, Max Verstappen e Sergio Pérez dividiram a primeira fila. Lewis Hamilton saltou para a quarta posição, ultrapassando Carlos Sainz. Sebastian Vettel ganhou uma posição, ficando com o oitavo lugar. Na sequencia, Sainz tracionou melhor e atacou Hamilton, os pilotos se choraram e o inglês deixou a pista saltando na zebra. O espanhol retornou para a quinta posição.

Na segunda volta Valtteri Bottas estava na última posição. Os dez primeiros eram: Verstappen, Pérez, Leclerc, Hamilton, Sainz, Norris, Russell, Ocon, Vettel e Alonso. O piloto da Alpine retomou a posição, realizando a ultrapassagem em Vettel.

Durante a quarta volta, Hamilton cedeu a posição para Sainz por conta do incidente da largada. O inglês então começou a atacar o piloto da Ferrari mais uma vez e no quinto giro retomou o quarto lugar. Na sequência Russell concluiu a ultrapassagem em Norris, retomando o sexto lugar.

Stroll atacava Tsunoda, enquanto o piloto da AlphaTauri tentava pressionar Alonso, em busca da décima posição. Neste momento da prova, Russell atacava Sainz, mostrando que as Mercedes tinham um ritmo melhor de corrida.

Vettel seguia a sua perseguição em Ocon, brigando pela oitava posição com o piloto da Alpine. A disputa acontecia durante a oitava volta. Gasly batalhava com Schumacher pelo décimo sexto lugar.

Ainda na oitava volta, Sainz ultrapassou Hamilton e ficou com o quarto lugar, no mesmo momento Vettel tentou a ultrapassagem em Ocon, mas o francês deu o troco. Na sequência Hamilton foi ultrapassado por Russell, o carro do inglês começou a perder desempenho e o piloto estava lidando com falta de potência.

A corrida seguiu, assim como a perseguição de Vettel em Ocon, enquanto Alonso também participava da disputa com o companheiro de equipe e o piloto da Aston Martin. Tsunoda tomou distância para o espanhol, enquanto era atacado por Stroll. Na liderança, Verstappen tinha mais de três segundos de vantagem para Pérez.

Alexander Albon seguiu para os boxes na volta 13, para substituir os seus pneus médios. Hamilton reclamava do desempenho do carro, enquanto Russell tinha mais de 2s7 de vantagem para o companheiro de equipe. Na volta seguinte foi a vez de Stroll ser chamado aos boxes para a instalação dos pneus duros.

Na décima quinta volta, Ocon, abandonou a disputa com Vettel e partiu para os boxes, o francês foi acompanhado de Tsunoda, Schumacher e Gasly.  No giro seguinte foi a vez de Pérez, Russell, Norris e Zhou partirem para a substituição dos pneus médios por duros. Russell foi devolvido ao pit-lane de maneira insegura, quase acertando Norris – o incidente foi notado pelos comissários.

Como Pérez voltou no tráfego, o piloto encontrou Vettel e Alonso no traçado e de pneus frios, o mexicano perdeu a posição para o alemão. Pouco depois Pérez teve tempo de aquecer os pneus e retomar a posição. Sainz fez a sua parada durante a décima oitava volta, retornando atrás de Pérez, Vettel e Alonso.

Hamilton fez a troca dos pneus no giro dezenove. O inglês ocupava a nona posição, atrás de Ricciardo da McLaren. Vettel e Sainz duelavam pelo quarto lugar, enquanto o alemão aguardava o momento de realizar a substituição dos seus pneus. Alonso e Ricciardo então fizeram as suas trocas de pneus. Verstappen parou nos boxes na volta 21, retornando à frente de Pérez que conseguiu reduzir a diferença para o companheiro de equipe e atacava o holandês.

Para finalizar as trocas dos competidores que estavam nas primeiras posições, Leclerc trocou os seus pneus depois de Vestappen. O monegasco conservou a terceira posição, mas também foi devolvido à pista em posição de defesa, pois Sainz tinha se aproximado do companheiro de equipe. Russell foi punido com cinco segundos, por conta da liberação insegura da equipe.

Com os pneus duros do início da prova, Bottas e Magnussen permaneceram na pista. Alonso participava de duelos com esses pilotos e assumiu a décima segunda posição depois de concluir a ultrapassagem no piloto da Alfa Romeo.

Com 25 voltas, os dez primeiros eram: Verstappen, Pérez, Leclerc, Sainz, Russell, Hamilton, Norris, Vettel, Ocon e Stroll. Vettel, Bottas e Magnussen eram os únicos usando os pneus da largada. Por conta da diferença de pneus, Vettel era ultrapassado na pista.

Com o alemão perdendo desempenho, a Aston Martin realizou a sua parada na vigésima sexta volta, o alemão retornou no décimo nono lugar, atrás de Magnussen.

Fernando Alonso foi chamado aos boxes na vigésima oitava, abandonando a sua última corrida com a Alpine. Vettel concluiu a ultrapassagem em Gasly, para ocupar o décimo sexto lugar. O alemão estava tentando se recuperar na corrida. Leclerc fez a volta mais rápida da prova, registrando 1m29s744, enquanto o monegasco reduzia a diferença para Pérez.

Depois de perder o ponto freada enquanto Vettel fazia a ultrapassagem em Bottas, o finlandês seguiu para os boxes na volta 31, substituindo os seus pneus duros, por compostos médios.

Pérez fez uma segunda parada na volta 34, instalando um segundo jogo com os pneus duros. O mexicano retornou no sexto lugar. Mick Schumacher fez a sua segunda substituição no giro 36, mas diferente de Pérez, apostou nos pneus médios.

Durante a volta 39, Latifi e Schumacher se chocaram, provocando uma bandeira amarela na curva 5. O piloto da Williams foi se arrastando aos boxes. Tsunoda fez mais uma parada, instalando os pneus macios. Sainz e Russell seguiram para os boxes na volta 40, com a Mercedes tirando o piloto da frente de Hamilton.

Neste momento os dez primeiros eram: Verstappen, Leclerc, Hamilton, Pérez, Sainz, Norris, Ocon, Stroll, Russell e Ricciardo.  No giro seguinte foi a vez de Stroll fazer mais uma parada para usar os pneus médios.

A Alpine então optou por fazer mais uma parada com o Ocon, seguindo o que outros competidores estavam fazendo pelo grid. Russell registrou a volta mais rápida na volta 43, registrando 1m29s042.

No giro seguinte, Zhou e Stroll disputaram pela décima primeira posição, com o piloto da Alfa Romeo mandando o competidor da Aston Martin para fora da pista. A Ferrari discutia com Leclerc a possibilidade de realizar mais uma parada, pois Pérez estava se aproximando. Hamilton foi ultrapassado pelo mexicano, mas o piloto da Mercedes conseguiu dar o troco, retomando o terceiro lugar.

Foi na volta 47 que Pérez concluiu a ultrapassagem no inglês, abrindo uma distância de mais de um segundo de vantagem.

Duas voltas depois Stroll assumiu a décima posição, ultrapassando Sebastian Vettel e tirando o alemão da zona de pontuação.

Restando quatro voltas para o final, Pérez, ainda tentava reduzir a diferença para brigar com Leclerc. Sainz concluiu a ultrapassagem em Hamilton, enquanto o carro do piloto da Mercedes apresentou um problema eletrônico e ele precisou abandonar.

Pérez ainda foi atrapalhado pelos pilotos que estavam mais lentos em pista, enquanto tentava perseguir o piloto da Ferrari. Verstappen recebeu a bandeira quadriculada na liderança, com mais de 7s9 de vantagem para Leclerc. Pérez cometeu um erro e abandonou a disputa com Leclerc na última volta.

Vettel concluiu a prova na décima posição, conquistando mais um ponto em sua última corrida com a Aston Martin. O piloto foi contemplado com a votação de piloto do dia.

Com o resultado, Charles Leclerc encerra a temporada como vice-líder do campeonato.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo