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Verstappen conquista vitória na Áustria em mais uma exibição perfeita na temporada 2023

Na Corrida Principal, Verstappen teve um excelente ritmo e ainda conseguiu tempo para se preocupar com a volta mais rápida da prova, para realmente ser o nome da prova no Red Bull Ring

Max Verstappen foi perfeito em mais um fim de semana de corrida da Fórmula 1, depois de conquistar duas poles na Áustria, também faturou duas vitórias – Sprint e Corrida Principal. O piloto holandês só perdeu a liderança da corrida em sua primeira parada nos boxes, quando foi superado pela dupla da Ferrari.

Verstappen precisou buscar a ponta, mas não demorou muito para ocupar novamente a primeira posição. O holandês realizou mais duas trocas de pneu, a última substituição foi para Verstappen faturar o ponto da volta mais rápida, pois o piloto não queria diminuir o ritmo e estava focado nesse ponto extra. Verstappen anotou 1m07s012 enquanto conquistava a sua 42ª vitória da carreira e a sétima da temporada 2023. O fim de semana seria ainda mais perfeito se tivesse comandado todas as voltas da prova.

Charles Leclerc representou a Ferrari no pódio, a equipe optou por não deixar Carlos Sainz duelar com o monegasco. Após as paradas que aconteceram e a escolha do time italiano, Leclerc conseguiu garantir o segundo lugar sem ser atacado por Sergio Pérez. Em uma temporada muito conturbada da Ferrari, o resultado é extremamente positivo, pois é necessário levar em consideração que o ritmo do time italiano em pista seca evoluiu. Além disso, os pneus também funcionaram no carro, mesmo trabalhando com a gama mais macia de compostos.

Sergio Pérez realizou uma corrida de recuperação depois de uma classificação desastrosa na sexta-feira. O mexicano sofreu um pouco no duelo com Carlos Sainz para faturar o pódio, mas o ritmo e o equipamento da Red Bull falaram mais alto.

Sainz precisou se contentar com a quarta posição, em uma corrida que o espanhol estava veloz e muito competitivo. Mesmo com o erro da Ferrari na sua parada, Carlos foi buscar as ultrapassagens em pista para duelar pelo pódio. O espanhol não teve a chance de ultrapassar Leclerc, buscando um resultado diferente e para completar, ainda foi punido com cinco segundos por limites de pista, prejudicando um pouco mais o seu resultado.

Lando Norris que corre bem no Red Bull Ring, mostrou que as atualizações da McLaren surtiram efeito, o piloto deixa a Áustria com o quinto lugar conquistado. O piloto inglês não fez cerimônia para ultrapassar Lewis Hamilton depois que foi atacado pelo piloto da Mercedes. Nesse embate, Norris ainda alertou pelo rádio diversas vezes a passagem de Hamilton fora das linhas brancas do circuito e isso rendeu uma punição para Hamilton.

Fernando Alonso foi o sexto colocado, o piloto esperava apresentar um bom desempenho nesse circuito, mas ficou apagado nesse fim de semana. Porém, terminou a corrida à frente de Lewis Hamilton com a Mercedes. Em um momento da prova o piloto inglês que estava tão focado nos limites de pista dos outros, foi alertado pela equipe para cuidar apenas do seu ritmo de corrida.

George Russell obteve a oitava posição com o segundo carro da Mercedes, fazendo uma contenção de danos em um circuito que não foi favorável para os carros da sua equipe. Pierre Gasly foi o nono colocado com a Alpine, faturando dois pontos para o time francês. Lance Stroll obteve a décima posição em uma prova que ele travou alguns duelos e tentou salvar mais um ponto para a Aston Martin.

A Fórmula 1 retorna na próxima semana para a realização do GP da Inglaterra.

Saiba como foi o GP da Áustria

Antes do início da prova, ficou definido que Kevin Magnussen e Nyck De Vries começariam a corrida do pit-lane por conta das substituições que a Haas e AlphaTauri realizaram em seus carros durante o parque fechado.

Max Verstappen conquistou a pole na sexta-feira e com isso tinha o direito de começar a corrida da primeira posição. Ao alinharem no grid, neste domingo o holandês tinha Charles Leclerc ao seu lado, assim como Carlos Sainz, os pilotos da Ferrari realizaram uma classificação melhor em pista seca. No entanto, Sergio Pérez largou da décima quinta posição, resultado de uma classificação com vários tempos deletados, pois os pilotos excederam os limites de pista.

Apenas, Fernando Alonso, Valtteri Bottas e Kevin Magnussen (dos pits) vão começar a corrida com os pneus duros. O restante do grid vai usar os pneus médios na largada. 

Largada autorizada, Max Verstappen saltou na ponta, com a Ferrari se mantendo na segunda e terceira posições respectivamente. Hamilton surpreendeu Norris para conquistar a quarta posição, enquanto Fernando saltou para a sexta posição, se livrando de Lance Stroll.

A batalha não durou muito, pois o carro de segurança precisou entrar na pista.

O Safety Car entrou na pista na primeira volta, Kevin Magnussen e Yuki Tsunoda foram para os boxes arrumar os seus carros. Os fiscais de pista estavam realizando a limpeza do traçado por conta da quantidade de peças que ficaram espalhadas após uma batida de Tsunoda com Esteban Ocon. As imagens mostravam que mesmo com o carro danificado, Tsunoda seguiu competitivo realizando ultrapassagens, o problema foi o piloto ter perdido o controle do carros poucos metros depois e passado pela brita.

A corrida foi reestabelecida no final da terceira volta. Verstappen manteve a primeira posição, seguido por Leclerc, Sainz, Hamilton, Norris, Alonso, Hülkenberg, Stroll, Gasly e Albon. Tsunoda que tinha retornado para a pista no final do pelotão, logo realizou três ultrapassagens para ocupar o décimo sétimo lugar.

Durante a quinta volta, os dez primeiros eram: Verstappen, Leclerc, Sainz, Hamilton, Norris, Alonso, Hülkenberg, Stroll, Gasly e Albon. Pérez era o décimo segundo colocado, depois se ter ultrapassado Esteban Ocon da Alpine.

A corrida seguiu, um trenzinho se formava por conta do uso do DRS. Sainz estava separado por menos de 0s500 de Leclerc, buscando a segunda posição ao atacar o companheiro de equipe.

Durante a nona volta, o duelo era entre Russell e Pérez. Hülkenberg extravasou os limites de pista por um erro e assim perdeu a posição para Stroll. Zhou seguiu para os boxes para substituir os pneus duros.

Usando o DRS, Pérez conseguiu realizar a ultrapassagem em Russell, para faturar a décima primeira posição. Como Hülkenberg estava perdendo performance, o piloto da Haas precisou realizar a suas paradas nos boxes na décima segunda volta.

Na décima quarta volta, Hülkenberg abandonou o seu carro na curva três, pois o motor enfrentava problemas. O Virtual Safety Car foi acionado no giro seguinte, dessa forma, Hamilton, Norris, Gasly, Albon, Russell, Ocon, Piastri e Sargeant foram para os boxes instalar os pneus duros.

Vários pilotos já tinham recebido alerta por exceder os limites de pista e não demorou para as punições começarem. Charles Leclerc e Carlos Sainz saltaram aos boxes fazendo um pit-stop duplo. O monegasco foi devolvido na segunda posição, enquanto Sainz caiu para a sexta posição, atrás de Hamilton e Norris. Apenas Verstappen e Pérez entre os primeiros colocados não realizaram a parada obrigatória.

Foi na volta dezoito que Lewis Hamilton recebeu uma penalidade por conta dos limites de pista. A mesma punição foi aplicada para Yuki Tsunoda. Sainz já tinha ultrapassado Norris e começou a perseguir Hamilton, para na volta dezenove escolher o lado de fora da pista e concluir a ultrapassagem no piloto da Mercedes.

Carlos Sainz já tinha chegado em Pérez e a ultrapassagem foi inevitável. Na volta 21 os dez primeiros eram: Verstappen, Leclerc, Sainz, Pérez, Hamilton, Norris, Alonso, Gasly, Russell e Albon.

Sainz tinha pouco mais de cinco segundos separando-o de Charles Leclerc. Foi neste momento da prova que Pérez e Hamilton duelavam pelo quarto lugar, com o piloto da Red Bull fazendo o possível para se defender dos ataques do adversário.

Oscar Piastri foi chamado aos boxes na volta 24, para substituir os pneus duros e instalar outro jogo de pneus duros. Stroll tinha freado cedo, o que levou Magnussen a bater no carro da Aston Martin, enquanto Piastri encheu a traseira do carro da Haas, danificando os seus pneus.

Verstappen perdeu a liderança quando realizou a sua troca de pneus na volta 25. O holandês foi devolvido no terceiro lugar e precisou duelar com Carlos Sainz pela posição. Na sequência o piloto da Red Bull foi buscar Charles Leclerc. Pérez foi chamado aos boxes no giro seguinte, mas retornou apenas na décima primeira posição.

O mexicano precisou recomeçar a sua escala, desta forma o piloto da Red Bull concluiu a ultrapassagem em Ocon e Albon para ocupar a nona posição. A corrida seguiu e Lando Norris que já atacava Lewis Hamilton, viu o piloto da Mercedes cometer um erro, para saltar ao quarto lugar na 28ª volta.

Ocon e Sainz foram punidos com cinco segundos por limites de pista. Na volta 30, os dez primeiros eram: Leclerc, Verstappen, Sainz Norris, Hamilton, Alonso, Gasly, Russell, Pérez e Albon. Na sequência, Pérez mais uma vez ultrapassou Russell para ocupar a oitava posição.

Na volta 34, Verstappen tinha realizado a aproximação em Leclerc. No giro seguinte o holandês concluiu a ultrapassagem no monegasco, pois Leclerc não tinha apresentado muita resistência. Na sequência, De Vries e Magnussen duelavam pela décima quinta posição, mas o piloto da AlphaTauri espremeu o adversário, enviando o dinamarquês para fora da pista.

Alexander Albon entrou para a lista de pilotos punidos pelos limites de pista. Stroll se lançou aos boxes na volta 37 para substituir os pneus duros, por outro jogo de pneus duros.

Não demorou muito para Nyck De Vries ser punido pelo lance com Magnussen. Na volta 40 Zhou passou pelos boxes, mas estava no duelo dos últimos colocados.

Depois de cometer um erro, Norris foi chamado aos boxes para substituir os seus pneus na volta 42. A McLaren optou por instalar outro jogo de pneus duros, enquanto Russell usava os pneus médios.

No giro seguinte Hamilton respondeu a parada de Norris, substituindo os pneus duros por um jogo de médios. O inglês retornou na oitava posição à frente de Russell. A Ferrari por sua vez, tentava alongar um pouco o stint, esperando um Safety Car para fazer as suas trocas de pneus.

Na volta 45, os dez primeiros eram: Verstappen, Leclerc, Sainz, Pérez, Alonso, Norris, Gasly, Hamilton, Russell e Stroll. Tentando dar uma volta em Bottas, os pilotos brigavam em pista, na sequência Alonso optou por realizar a sua troca de compostos, para ser devolvido ao traçado no sexto lugar, ainda à frente da dupla da Mercedes.

Sainz foi aos boxes na volta 46 e pagou a sua punição. O piloto tinha os pneus duros instalados em seu carro para travar uma disputa com Lando Norris, para recuperar a posição perdida enquanto estava nos boxes. Verstappen liderava com mais de treze segundos de vantagem para Leclerc, enquanto Pérez ocupava a terceira posição.

Leclerc foi chamado aos boxes na volta 48 para instalar os pneus duros e cumprir a troca obrigatória de compostos. O monegasco foi devolvido à pista na terceira posição, atrás de Pérez – o piloto da Red Bull precisava realizar mais uma troca de pneus.

Max Verstappen optou por realizar mais uma troca de pneus na volta 50, para usar os pneus médios ao longo das últimas voltas da corrida. O holandês dessa vez não perdeu a liderança. Pérez então realizou a sua troca de pneus no giro seguinte e retornou ao traçado apenas atrás de Norris, contando com os pneus duros, ele poderia atacar os adversários.

A prova continuou, com Norris pressionando Sainz na busca pela quarta posição. Os dez primeiros eram: Verstappen, Leclerc, Sainz, Norris, Pérez, Alonso, Hamilton, Russell, Stroll e Gasly. Por conta da recorrência dos limites de pista, Tsunoda recebeu mais dez segundos de penalidade.

Na volta 56, Stroll precisou fazer mais uma troca de pneus. Neste momento Pérez atacava Norris que atacava Sainz. Mesmo com o uso do DRS, Norris não conseguiu resistir o ataque do piloto mexicano e com isso perdeu a quarta posição para Pérez. O piloto da Red Bull então foi buscar Sainz, com o piloto da Ferrari por sua vez escolhendo um traçado defensivo para defender a posição.

Pérez duelou da volta 57 até a 62 com Sainz para buscar a terceira posição. O piloto da Ferrari fez um excelente traçado defensivo, tentando ficar com o pódio. Quando o mexicano obteve a terceira posição, logo começou a reduzir a diferença para Leclerc, mas mais de doze segundos separavam os competidores.

Na volta 65, os dez primeiros eram: Verstappen, Leclerc, Pérez, Sainz, Norris, Alonso, Hamilton, Russell, Gasly e Stroll. Logan Sargeant foi punido com cinco segundos pelos limites de pista. Magnussen ganhou o décimo sexto lugar que era ocupado por Bottas.

E na volta 69 Verstappen optou por não poupar os pneus e realizar mais uma parada, o piloto instalou os compostos macios, para buscar além da vitória o ponto da volta mais rápida.

Max Verstappen conquistou a vitória e ainda anotou 1m07s012 para faturar o ponto da volta mais rápida.

 

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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