A Fórmula E está em Roma para a realização da 4ª etapa do calendário. Stoffel Vandoorne conquistou a pole, mostrando que o carro da Mercedes está bem equilibrado para a etapa, mas testemunhamos uma disputa acirrada pela pole. O belga estabeleceu 1m39s151, superando Robin Frijns durante o último duelo mata a mata da sessão.
A classificação mostrou vários pilotos tentando tirar o máximo dos seus carros para avançar nos estágios da sessão. Roma tem muitos bumps, portanto é possível ver alguns pilotos lutando um pouco mais com os seus carros, nesta tentativa de obter a melhor volta.
Frijns começa a prova italiana ao lado do piloto belga da Mercedes. O top-5 ainda conta com a presença de Nyck de Vries, ocupando o terceiro lugar, seguido por Antonio Felix da Costa e Jean-Érick Vergne. Edoardo Mortara ficou apenas com a décima primeira posição, a Venturi precisará se esforçar para ter um bom resultado.
Com esse formato a sessão não permite que times como a Dragon ou NIO 333 briguem por posições melhores. Di Grassi ficou com a décima segunda posição, enquanto Sergio Sette Câmara fechou a atividade apenas na vigésima posição
O ePrix de Roma começa às 09h40 pelo horário de Brasília.
Saiba como foi a Classificação para o ePrix de Roma
Os pilotos da Fórmula E entraram em pista neste sábado, se preparando para as duas provas em Roma. Edoardo Mortara da Venturi liderou o TL1, uma sessão que foi bem movimentada e vimos os pilotos trocando bastante de posição. A boa performance de Sergio Sette Câmara também foi um ponto que ficou em evidência, principalmente ao obter a décima posição antes do encerramento da atividade.
O segundo treino livre foi ainda mais agitado, os pilotos foram em buscar do limite do carro, desta forma vimos algumas bandeiras amarelas durante a atividade, com competidores que perdiam o controle da traseira do seu carro. A sessão também contou com uma bandeira vermelha, provocada pela escapada de André Lotterer que bateu no muro de contenção. Jean-Éric Vergne foi o líder do TL2.
Grupo A
Participaram da classificação com o Grupo A: Mortara, Wehrlein, Vandoorne, Dennis, Frijns, Bird, Buemi, Askew, Evans, Sims e Ticktum; os pilotos que fazem parte do lado ímpar da tabela do campeonato.
Dennis abriu a tabela de tempos anotando 1m41s020, enquanto os outros competidores estavam buscando aferir os seus tempos, para ficar entre os quatro primeiros colocados. Instantes depois foi a vez de Mortara assumir a liderança, quando registrou 1m40s554, mas rapidamente foi superado por Evans e Frijns.
Restando cinco minutos de atividade, os quatro melhores eram: Evans, Frijns, Mortara e Vandoorne. Sam Bird cometeu um erro, passando pela área de escape, mas conseguiu retornar ao traçado regular rapidamente, e na sequência o piloto da Jaguar errou mais uma vez. Bird também ficou irritado com Buemi, sentindo que a sua última tentativa de volta rápida também foi comprometida pelo piloto da Nissan.
Com o cronômetro zerado Dennis, Frijns, Vandoorne e Wehrlein garantiram tempo para avançar para a segunda fase da classificação. Dennis surpreendeu ao anotar o melhor tempo registrando 1m40s069, superando o tempo de Frijns em 0s059.
.@mitchevans_, @RFrijns, @edomortara and @svandoorne make up the current top four in Group A!
3 minutes left on the clock ⏱
Follow LIVE timing 👉 https://t.co/UA9ig2D3Mc
🇮🇹 2022 #RomeEPrix pic.twitter.com/MUqnq3cgV9
— ABB FIA Formula E World Championship (@FIAFormulaE) April 9, 2022
Grupo B
Participaram da classificação com o Grupo B: De Vries, Lotterer, Vergne, Di Grassi, Da Costa, Cassidy, Rowland, Günther, Tuvey, Câmara e Giovinazzi; os pilotos que estão na parte par da tabela.
O circuito de Roma é bem desafiador, por conta de alguns bamps espalhados pelo traçado regular. Rowland surgiu na liderança da tabela de tempos, anotando 1m40s748, seguido por Cassidy, Di Grassi e Lotterer, mas ainda restavam cerca de sete minutos para o encerramento desta fase de grupos. Portanto os tempos foram evoluindo, Vergne tomou a ponta anotando 1m40s405, seguido por Da Costa que tinha 1m40s702. Rowland e Cassidy completavam as quatro melhores posições.
E após uma breve pausa nos boxes, os pilotos foram devolvidos para a pista. Com o cronômetro zerado, avançaram para a próxima fase Da Costa, Vergne, Lotterer e De Vries. Rowland perdeu o controle do carro, comprometendo a sua volta rápida.

Mata a Mata – Quartas de final
Na fase mata a mata, os pilotos foram liberados para fazer uma volta rápida cada. Dennis enfrentou de Vries, o piloto da Mercedes ficou com o melhor tempo, depois de registrar 1m38s980, enquanto o piloto da Andretti tinha 1m39s288.
No duelo seguinte, vimos Lotterer contra Frijns. Desta vez o piloto da Envision se saiu melhor, registrando 1m38s764, contra 1m39s428 estabelecido pelo piloto da Porsche. Vandoorne enfrentou Vergne, sendo uma das disputas mais fortes dessa chave mata a mata. Os tempos de voltas deles eram bem semelhantes no início, mas foi Vandoorne que ficou com a liderança registrando 1m38s596, contra 1m39s105 do piloto da DS Techeetah.
Para o último enfrentamento, vimos Wehrlein e Da costa na pista. O piloto da Porsche registrou 1m39s363, mas o melhor tempo foi estabelecido por Da Costa que tinha 1m39s038 com o carro da Techeetah.
Semifinal
Ainda em um duelo mata a mata, De Vries e Frinjs foram enviados para a pista com a intensão de definir aquele piloto que teria a chance de disputar a pole. Foi mais um duelo bem apertado, mas o piloto da Envision conseguiu o melhor resultado.
Instantes depois foi o momento de liberar Vandoorne e da Costa ao traçado. Vandoorne abriu uma boa vantagem para o rival, e mesmo com o português anotando 1m38s986, foi o belga que registrou 1m38s971, seguindo assim para a próxima fase.,
Pole
Vandoorne e Frijns buscaram a pole para a 4ª etapa da Fórmula E. Novamente a disputa foi muito próxima entre eles, mas na segunda parte do circuito eles se distanciaram. Vandoorne anotou 1m39s151, superando Frijns que tinha 1m39s500.

Descubra mais sobre Boletim do Paddock
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.