Stoffel Vandoorne venceu o e-Prix de Tóquio disputado neste sábado (17), o piloto belga acertou o momento de fazer o pit-boost, em uma prova afetada pela chuva e por diversos incidentes. Essa é a primeira vitória do competidor, desde o e-Prix de Mônaco de 2022.
A estratégia da Maserati se baseou em fazer a parada obrigatória, o mais cedo possível, além de eliminar todo o uso de energia disponível mais rápido, por conta de um medo de paralisação da prova. As considerações do time eram favoráveis, pois o clima não era colaborativo.
Vandoorne cruzou a linha de chegada com mais de 30 segundos de vantagem para Oliver Rowland, segundo colocado e melhor representante da Nissan em sua corrida em casa.
A sessão classificatória se quer foi realizada por conta do mau tempo, desta forma o grid da largada foi definido com base no tempo aferido durante o TL2.
A chuva intensa em Tóquio tornou a pista escorregadia e imprevisível, cenário que incentivou a Maserati a realizar a parada no PIT BOOST o mais cedo possível, esgotando rapidamente a energia disponível em busca de uma vantagem estratégica. A interrupção da prova com a entrada da bandeira vermelha, na volta 13, zerou a vantagem do grid e eliminou o tempo perdido por Vandoorne nos boxes.
Com a relargada parada na volta 15, Rowland manteve a ponta, mas foi rapidamente ultrapassado por Vandoorne à medida que as paradas se desenrolavam. Apesar de um susto na volta 28, quando o piloto da Maserati escapou brevemente na curva 2, sua vantagem confortável garantiu a liderança até o final.
Taylor Barnard, da McLaren, completou o pódio com uma manobra ousada na curva 16, local onde havia batido no primeiro treino livre. Sébastien Buemi (Envision Racing), vencedor em Mônaco, chegou em quarto, após escalar o pelotão com o uso preciso do Modo Ataque.
Dan Ticktum teve sua melhor atuação da temporada, levando a CUPRA KIRO ao quinto lugar, enquanto Edoardo Mortara fechou os seis primeiros, marcando bons pontos para a Mahindra Racing, em recuperação.
Apesar de não vencer, Oliver Rowland segue absoluto no campeonato. Com o segundo lugar em Tóquio, o britânico ampliou sua liderança para 60 pontos sobre Antonio Felix da Costa, da Porsche, estabelecendo a maior margem da história da categoria na metade de uma temporada.
A Nissan também assumiu a liderança no campeonato por equipes, com 144 pontos, contra 139 da Porsche. Entre os fabricantes, a vantagem também é da marca japonesa: 225 a 179.
The results from an action-packed #TokyoEPrix race!
— Formula E (@FIAFormulaE) May 17, 2025
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