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Vandoorne encerra jejum e vence o e-Prix de Tóquio com estratégia ousada da Maserati

Em prova marcada pela chuva, Maserati acerta na estratégia e permite vitória de Vandoorne

Stoffel Vandoorne venceu o e-Prix de Tóquio disputado neste sábado (17), o piloto belga acertou o momento de fazer o pit-boost, em uma prova afetada pela chuva e por diversos incidentes. Essa é a primeira vitória do competidor, desde o e-Prix de Mônaco de 2022.

A estratégia da Maserati se baseou em fazer a parada obrigatória, o mais cedo possível, além de eliminar todo o uso de energia disponível mais rápido, por conta de um medo de paralisação da prova. As considerações do time eram favoráveis, pois o clima não era colaborativo.

Vandoorne cruzou a linha de chegada com mais de 30 segundos de vantagem para Oliver Rowland, segundo colocado e melhor representante da Nissan em sua corrida em casa.

A sessão classificatória se quer foi realizada por conta do mau tempo, desta forma o grid da largada foi definido com base no tempo aferido durante o TL2.

A chuva intensa em Tóquio tornou a pista escorregadia e imprevisível, cenário que incentivou a Maserati a realizar a parada no PIT BOOST o mais cedo possível, esgotando rapidamente a energia disponível em busca de uma vantagem estratégica. A interrupção da prova com a entrada da bandeira vermelha, na volta 13, zerou a vantagem do grid e eliminou o tempo perdido por Vandoorne nos boxes.

Com a relargada parada na volta 15, Rowland manteve a ponta, mas foi rapidamente ultrapassado por Vandoorne à medida que as paradas se desenrolavam. Apesar de um susto na volta 28, quando o piloto da Maserati escapou brevemente na curva 2, sua vantagem confortável garantiu a liderança até o final.

Taylor Barnard, da McLaren, completou o pódio com uma manobra ousada na curva 16, local onde havia batido no primeiro treino livre. Sébastien Buemi (Envision Racing), vencedor em Mônaco, chegou em quarto, após escalar o pelotão com o uso preciso do Modo Ataque.

Dan Ticktum teve sua melhor atuação da temporada, levando a CUPRA KIRO ao quinto lugar, enquanto Edoardo Mortara fechou os seis primeiros, marcando bons pontos para a Mahindra Racing, em recuperação.

Apesar de não vencer, Oliver Rowland segue absoluto no campeonato. Com o segundo lugar em Tóquio, o britânico ampliou sua liderança para 60 pontos sobre Antonio Felix da Costa, da Porsche, estabelecendo a maior margem da história da categoria na metade de uma temporada.

A Nissan também assumiu a liderança no campeonato por equipes, com 144 pontos, contra 139 da Porsche. Entre os fabricantes, a vantagem também é da marca japonesa: 225 a 179.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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