A nova equipe Van Amersfoort conformou Amaury Cordeel e Jake Hughes, nesta temporada 2022 da Fórmula 2.
O piloto belga tem apenas 19 anos, está dando um salto da Fórmula 3 após fazer apenas uma temporada na categoria. Cordeel participou dos testes de pós-temporada em Abu Dhabi, entretanto, a sua temporada na F3 não foi de muito desta, terminando apenas na vigésima terceira posição, sem conquistar pontos.
LEIA MAIS: Red Bull reestrutura a base reorganizando pilotos na Fórmula 2
Cordeel tem passagens pela Fórmula 3 Asiática e Toyota Racing Series, além de ter participado de algumas competições de Fórmula 4. Foi campeão da F4 espanhola em 2018.
“Estou extremamente animado para dar este passo para a F2. Conheci o carro durante o teste pós-temporada em Abu Dhabi e ele é impressionante. O aumento de potência em comparação com a F3 é obviamente muito perceptível, mas me senti confortável ao volante. Estou muito ciente de que a próxima temporada será desafiadora e enfrentarei uma curva de aprendizado íngreme”, disse Cordeel.
“No entanto, ter a Van Amersfoort Racing como minha equipe me dá muita confiança. Sou grato pela confiança que eles depositaram em mim e estou muito ansioso para fazer parte de sua estreia na FIA F2. O nível de dedicação e profissionalismo demonstrado durante o teste em Yas Marina foi impressionante, pelo menos.”
“Vou colocar meus aprendizados da F3 da melhor maneira possível. Tenho aproveitado o período entre temporadas para ficar em ótima forma física e mental, sem falar nas horas intermináveis que passei no simulador. Eu me sinto pronto!”
O CEO da equipe, Rob Niessink, acrescentou: “Após o teste em Abu Dhabi, sabíamos que queríamos Amaury no carro. Ele está muito comprometido com o desempenho e forma um bom conjunto com a equipe. Ele provou ser um piloto inteligente e que aprende rapidamente, algo que valorizamos muito em um piloto.”
“Nossa equipe está animada e preparada para apoiá-lo de todas as maneiras possíveis, ajudando-o a atingir todo o seu potencial. Como esta é a sua e a nossa primeira vez no campeonato FIA F2, sabemos que não será um passeio no parque, mas como equipe, estamos extremamente dedicados a nos apresentar e deixar uma marca desde o primeiro desafio no Bahrein.”
Por outro lado Jake Hughes dará uma passo maior na sua carreira, o piloto teve uma breve passagem pela Fórmula 2 em 2020, o mesmo aconteceu no final da temporada 2021 da categoria. Na F2 no ano passado, ele conquistou oito pontos, terminando na décima oitava posição.
O inglês passou um tempo como piloto reserva e de desenvolvimento na Fórmula E, trabalhando com a Venturi. Correndo com a HWA na Fórmula 3, o piloto conquistou três vitórias e oito pódios em dois anos.
“Estou muito animado para correr com a VAR em 2022. Durante o teste pós-temporada em Abu-Dhabi ficou claro para mim que a VAR leva esse novo desafio extremamente a sério. Estamos no mesmo nível quando se trata de visão e motivação para o sucesso, tornando-se um ambiente muito agradável para se trabalhar.” disse Hughes.