A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) acaba de lançar um novo site cujo objetivo é alertar sobre os impactos negativos da realização da prova da Stock Car no entorno do campus Pampulha. A iniciativa surge como parte dos esforços da instituição em se posicionar contrariamente à realização do evento, previsto para o mês de agosto.
Conteúdos publicados na página fundamentam a oposição da universidade
No site, intitulado “Stock Car na UFMG Não“, é possível encontrar uma série de conteúdos que fundamentam a oposição da UFMG à realização da corrida. Um desses conteúdos é um artigo, cuja versão ampliada foi publicada no portal da UFMG, onde a reitora Sandra Regina Goulart Almeida e o diretor da Escola de Arquitetura, Maurício Campomori, refletem sobre os impactos e prejuízos que a realização da prova trará para as atividades acadêmicas da universidade.
Além disso, o site também reúne notícias publicadas no próprio portal da UFMG, notas à comunidade que expressam o posicionamento oficial da instituição sobre o evento, reportagens e entrevistas concedidas pela reitora Sandra Goulart Almeida a veículos de comunicação.
Atualizações periódicas e informações sobre unidades sensíveis aos impactos
O site será alimentado periodicamente com atualizações sobre as ações da UFMG em relação ao tema, desdobramentos do processo e informações sobre as unidades mais sensíveis aos impactos da prova. Dentre essas unidades, destacam-se a Escola e o Hospital Veterinário, a Estação Ecológica, o Biotério, o Centro Esportivo Universitário (CEU) e o Centro de Treinamento Esportivo (CTE).
A reitora Sandra Goulart Almeida reitera que a UFMG não é contra a realização da Stock Car em Minas Gerais e reconhece os ganhos econômicos que o evento pode trazer para a cidade. No entanto, ela ressalta que esses ganhos não podem se sobrepor aos enormes sacrifícios que serão impostos à comunidade acadêmica, à população do entorno e ao ecossistema da região da Pampulha, incluindo os animais atendidos no Hospital Veterinário e toda a fauna presente no campus.
Com o lançamento do site “Stock Car na UFMG Não“, a universidade tem em vista informar a comunidade acadêmica e a população em geral sobre os impactos negativos da realização da prova no entorno do campus Pampulha. Além disso, pretende-se promover o debate e a conscientização sobre a importância de se considerar os aspectos ambientais e acadêmicos na realização de eventos desse porte.