São Paulo foi palco de uma das provas mais movimentadas do Mundial de Endurance da FIA (WEC). A corrida aconteceu neste domingo (14) no Autódromo de Interlagos, teve largada às 11h30, com uma prova frenética que durou até às 17h30. A Toyota dominou no circuito, o carro #8 guiado por Ryo Hirakawa, Brendon Hartley e Sébastien Buemi, cruzou a linha de chegada com mais de 1 minuto de diferença para o primeiro colocado.
O time quase comandou a corrida inteira em Interlagos com os dois carros, se não fosse o problema que acometeu o Toyota #7 ainda no início da prova. O trio caiu para o final do pelotão, mas com um ritmo excelente, subiu para o quarto lugar, ficando bem próximo de participar do pódio. Kamui Kobayashi que classificou o Toyota #7 na pole, foi o responsável por concluir a prova.
A Porsche Penske de Kévin Estre, André Lotter e Laurens Vanthoor conseguiu faturar o segundo lugar, obtendo o quarto pódio da temporada para o time com o carro líder do campeonato.
Ao longo das 6 Horas, a Porsche teve uma performance consistente, o equipamento guiado por Matt Campbell, Fréderic Makowiecki e Michael Christensen obteve o terceiro lugar.
O Porsche #38 da Hertz Team JOTA figurou no trecho final da prova no quarto lugar, mas com o Pit-stop no final da prova, caíram para o sétimo lugar.
A Ferrari #51 que fez uma boa largada e brigou pelo pódio na fase inicial da prova, foi apenas a quinta colocada, superados no final da pova pelo Toyota #7 que fez uma impressionante corrida de recuperação.
Na classe LMGT3 foi a Manthey PureRxcing que conquistou a vitória, com Klaus Bachler guiando o equipamento na fase final.
No primeiro trecho da prova, a Iron Dames liderou de forma consistente, o time travou um duelo pela liderança com o Porsche 911, que durou algumas voltas. No entanto, a prova terminou de um jeito trágico para o time formado apenas por mulheres, abandonando a corrida por um problema no equipamento.
O Aston Martin #27 concluiu a prova na segunda posição, seguido pelo #95 da United Autosports que foi o terceiro colocado.
O brasileiro Nicolas Costa guiou o Mclaren 720S no último trecho, faturando o quarto lugar para a equipe, repetindo o resultado obtido em Spa.
As 6 Horas de São Paulo contou com 236 voltas, completadas pelos Hypercars.
Saiba como foram as 6 Horas de São Paulo
Diferente dos dois dias frios em São Paulo, domingo contava com temperaturas agradáveis, cerca de 30 °C na pista, com 24 °C no ambiente.
A largada em movimento, fez com que os dois Toyotas duelassem pela ponta. O carro #8 espalhou no S do Senna, mas pouco depois acompanhava o #7. Pouco depois do início da prova o #35 da Alpine rodou no S, perdendo várias posições e ficando entre os GTs.
Ainda na primeira hora da corrida o Ferrari #54 na LMGT3 se envolveu e um incidente com o Porsche da Manthey EMA.
#91 Manthey EMA clips the back corner of #54 Vista AF Corse.
Both cars have had to pit after sustaining damage.
Watch LIVE on https://t.co/IPZa0nvsLu.
#WEC #6HSaoPaulo pic.twitter.com/xYwFPqoIzc— FIA World Endurance Championship (@FIAWEC) July 14, 2024
No momento de conclusão do primeiro stint, a Peugeot quase acertou o Ferrari #51, em uma liberação insegura nos boxes. A atitude era investigada pelos comissários.
That was a risky release from Peugeot.
![]()
Watch LIVE on https://t.co/IPZa0nvsLu.
#WEC #6HSaoPaulo pic.twitter.com/pO6z82WGP3— FIA World Endurance Championship (@FIAWEC) July 14, 2024
Quando restavam cerca de 4h36 minutos para o final da prova, a Iron Dames guiada por Sarah Bovy começou a ser pressionada por Allaksandr Malykhin. A belga fez um excelente início de corrida, conseguindo se distanciar do restante do pelotão no primeiro stint. O duelo entre eles ficou ainda mais intenso por conta da aproximação dos Hypercars. A briga era pela liderança dos LMGT3, que Bovy fazia questão de apostar um traçado defensivo para se manter na ponta.
Alguns minutos depois, na reta principal, a Manthey PureRxcing saltou para a ponta, mas Bovy tentava recuperar a liderança.
Manthey PureRxcing leads LMGT3!!
This move on the Iron Dames did the job.
Watch LIVE on https://t.co/IPZa0nvsLu.
#WEC #6HSaoPaulo pic.twitter.com/QQIfB9hhgO
— FIA World Endurance Championship (@FIAWEC) July 14, 2024
O líder da corrida foi penalizado com um Drive Though por infração durante a Full Course Yellow (FCY). Com mais de 4h20 de prova, a mudança da liderança nos Hypercars mudou de mãos mesmo que permanecendo ainda com a Toyota, Brandon Hartley ultrapassou Mike Conway que guiava o #7 da Toyota.
Antonio Giovinazzi com o #51 da Ferrari, perdeu a quarta posição para o Porsche guiado por Laurens Venthoor. Neste momento da corrida ficavam dois Toyotas, dois Porsche Penske e uma Ferrari nos Hypercars. O italiano perdeu um pouco de terreno na prova por lidar com um Drive Though, recebido por uma infração em bandeira amarela.
Hartley não sustentou por muito tempo a ponta, ultrapassado por Conway que logo estabelecia uma distância confortável para o adversário.
Em um duelo de Robert Kubica e Julien Adulauer, o piloto da AF Corse foi atingido e rodou no traçado de Interlagos. A briga entre eles quase sobrou para Mick Schumacher.
Próximo da conclusão da segunda hora da corrida, as equipes começaram a realizar a troca dos pilotos, dando por encerrada a primeira parte da prova.
O Toyota 7 que liderava com folga, enfrentou um problema na parada, o time precisou substituir uma peça, além fazer a troca dos pneus e abastecimento. Neste momento a equipe designou o carro para Nyck de Vries, mas o competidor foi devolvido para o traçado apenas na décima oitava posição.
Trouble for Toyota!
Pole-winning car #7 loses over three minutes from a pit stop due to fuel issues. This could cost them the race.
Watch LIVE on https://t.co/IPZa0nvsLu.
#WEC #6HSaoPaulo pic.twitter.com/1b7sfcai5Z— FIA World Endurance Championship (@FIAWEC) July 14, 2024
Restando 3h45 para o final, o Toyota #8 liderava com Ryo Hirakawa, seguido pelo Porsche #6 guiado por André Lotterer e pelo Porsche #5 de Michael Christensen. A Toyota fazia uma corrida apenas dela, trabalhando em um stint diferente.
Várias punições eram distribuídas ao longo da corrida, dada a proximidade dos carros e os momentos que alguns competidores não respeitavam o alerta de bandeira azul.
A prova seguia bem disputada, com os GTs e Hypercars se encontrando em vários momentos da prova. No miolo os competidores encontravam ainda mais dificuldade para realizar as ultrapassagens, intensificando os duelos. O final da reta oposta se tornou um dos melhores pontos para a conclusão de algumas brigas.
Restando três horas para o final, Hirakawa permanecia na liderança, com uma diferença de mais de 35 segundos para o Porsche de Christensen em segundo e a Ferrari de Calado na terceira posição. Foi neste momento da prova que Miguel Molina fez uma ultrapassagem nos GTs pela grama, para evitar uma batida.
Nos GTs, a Manthey PureRxcing comandava a corrida com Joel Sturm guiando o carro. Rahel Frey era a segunda colocada com a Iron Dames, seguida por Daniel Mancinelli que guiava o equipamento da Heart of Racing Team.
Com 2h23 para o final, a Alpine #36 e a AF Corse duelavam pela décima posição, com os competidores em uma perseguição frenética.
Instantes depois a corrida para a Iron Dames acabou. O carro apresentou um vazamento assim que chegaram aos boxes, no momento que realizariam a próxima troca de pilotas. A equipe passou a verificar o equipamento, mas o problema era terminal.
Iron Dames up in smoke!!
There has been no confirmation of what the problem is and the crew are trying to fix the issue.
Will the Dames make it back out for the last 2 hours?
Watch LIVE on https://t.co/IPZa0nvsLu.
#WEC #6HSaoPaulo pic.twitter.com/KPu9qOUgPd— FIA World Endurance Championship (@FIAWEC) July 14, 2024
Com pouco mais de duas horas para o final, o Corvette da TF Sport abandonou a corrida na curva 11, gerando um novo período de FCY. Neste momento da corrida apenas um carro estava fora da prova. O período de neutralização foi bem curto, por conta do resgate eficiente.
Entrando no final da corrida, com apenas 1h30 para o final, Alessandro Pier Guidi atacava a Alpine de Charles Milesi, que ocupava o terceiro lugar. A batalha era intensa, enquanto o piloto da Ferrari era pressionado pelo Porsche Penske #5 de Matt Campbell. O carro da equipe francesa não estava na posição esperada, pois estava aguardando o seu momento de realizar uma parada.
A corrida já contava com 177 voltas, sendo uma prova bem movimentada e com uma pequena ação de FCY.
Na reta final a queda de temperatura era esperada, pois o pôr-do-sol se aproximava e o circuito começava a ficar mais nublado.
A última hora da corrida foi marcada pelo vento frio e por várias áreas de sombra no traçado, fazendo a temperatura cair gradativamente. A Toyota se mantinha na liderança, enquanto a Ferrari de Pier Guidi foi superada no último pit-stop, caindo para a quinta posição.
Adentrando nos últimos 20 minutos da prova, a Cadillac concluiu a ultrapassagem no Peugeot #94 guiado por Stoffel Vandorne. No entanto, ao realizar a manobra, ocorreu um toque. Earl Bamber tentava se livrar da perseguição do BMW #20 de Sheldon Van Der Linde.
Nos últimos 20 minutos, foi instaurado mais uma vez um período de FCY, mas que novamente foi rapidamente resolvido.
A prova foi concluída com 236 voltas, marcada por disputas até o final.