São Paulo foi palco de uma das provas mais movimentadas do Mundial de Endurance da FIA (WEC). A corrida aconteceu neste domingo (14) no Autódromo de Interlagos, teve largada às 11h30, com uma prova frenética que durou até às 17h30. A Toyota dominou no circuito, o carro #8 guiado por Ryo Hirakawa, Brendon Hartley e Sébastien Buemi, cruzou a linha de chegada com mais de 1 minuto de diferença para o primeiro colocado.
O time quase comandou a corrida inteira em Interlagos com os dois carros, se não fosse o problema que acometeu o Toyota #7 ainda no início da prova. O trio caiu para o final do pelotão, mas com um ritmo excelente, subiu para o quarto lugar, ficando bem próximo de participar do pódio. Kamui Kobayashi que classificou o Toyota #7 na pole, foi o responsável por concluir a prova.
A Porsche Penske de Kévin Estre, André Lotter e Laurens Vanthoor conseguiu faturar o segundo lugar, obtendo o quarto pódio da temporada para o time com o carro líder do campeonato.
Ao longo das 6 Horas, a Porsche teve uma performance consistente, o equipamento guiado por Matt Campbell, Fréderic Makowiecki e Michael Christensen obteve o terceiro lugar.
O Porsche #38 da Hertz Team JOTA figurou no trecho final da prova no quarto lugar, mas com o Pit-stop no final da prova, caíram para o sétimo lugar.
A Ferrari #51 que fez uma boa largada e brigou pelo pódio na fase inicial da prova, foi apenas a quinta colocada, superados no final da pova pelo Toyota #7 que fez uma impressionante corrida de recuperação.
Na classe LMGT3 foi a Manthey PureRxcing que conquistou a vitória, com Klaus Bachler guiando o equipamento na fase final.
No primeiro trecho da prova, a Iron Dames liderou de forma consistente, o time travou um duelo pela liderança com o Porsche 911, que durou algumas voltas. No entanto, a prova terminou de um jeito trágico para o time formado apenas por mulheres, abandonando a corrida por um problema no equipamento.
O Aston Martin #27 concluiu a prova na segunda posição, seguido pelo #95 da United Autosports que foi o terceiro colocado.
O brasileiro Nicolas Costa guiou o Mclaren 720S no último trecho, faturando o quarto lugar para a equipe, repetindo o resultado obtido em Spa.
As 6 Horas de São Paulo contou com 236 voltas, completadas pelos Hypercars.
Saiba como foram as 6 Horas de São Paulo
Diferente dos dois dias frios em São Paulo, domingo contava com temperaturas agradáveis, cerca de 30 °C na pista, com 24 °C no ambiente.
A largada em movimento, fez com que os dois Toyotas duelassem pela ponta. O carro #8 espalhou no S do Senna, mas pouco depois acompanhava o #7. Pouco depois do início da prova o #35 da Alpine rodou no S, perdendo várias posições e ficando entre os GTs.
Ainda na primeira hora da corrida o Ferrari #54 na LMGT3 se envolveu e um incidente com o Porsche da Manthey EMA.
#91 Manthey EMA clips the back corner of #54 Vista AF Corse.
Both cars have had to pit after sustaining damage.
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No momento de conclusão do primeiro stint, a Peugeot quase acertou o Ferrari #51, em uma liberação insegura nos boxes. A atitude era investigada pelos comissários.
That was a risky release from Peugeot. 😳 🤏
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Quando restavam cerca de 4h36 minutos para o final da prova, a Iron Dames guiada por Sarah Bovy começou a ser pressionada por Allaksandr Malykhin. A belga fez um excelente início de corrida, conseguindo se distanciar do restante do pelotão no primeiro stint. O duelo entre eles ficou ainda mais intenso por conta da aproximação dos Hypercars. A briga era pela liderança dos LMGT3, que Bovy fazia questão de apostar um traçado defensivo para se manter na ponta.
Alguns minutos depois, na reta principal, a Manthey PureRxcing saltou para a ponta, mas Bovy tentava recuperar a liderança.
Manthey PureRxcing leads LMGT3!!
This move on the Iron Dames did the job. 👏
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O líder da corrida foi penalizado com um Drive Though por infração durante a Full Course Yellow (FCY). Com mais de 4h20 de prova, a mudança da liderança nos Hypercars mudou de mãos mesmo que permanecendo ainda com a Toyota, Brandon Hartley ultrapassou Mike Conway que guiava o #7 da Toyota.
Antonio Giovinazzi com o #51 da Ferrari, perdeu a quarta posição para o Porsche guiado por Laurens Venthoor. Neste momento da corrida ficavam dois Toyotas, dois Porsche Penske e uma Ferrari nos Hypercars. O italiano perdeu um pouco de terreno na prova por lidar com um Drive Though, recebido por uma infração em bandeira amarela.
Hartley não sustentou por muito tempo a ponta, ultrapassado por Conway que logo estabelecia uma distância confortável para o adversário.
Em um duelo de Robert Kubica e Julien Adulauer, o piloto da AF Corse foi atingido e rodou no traçado de Interlagos. A briga entre eles quase sobrou para Mick Schumacher.
Próximo da conclusão da segunda hora da corrida, as equipes começaram a realizar a troca dos pilotos, dando por encerrada a primeira parte da prova.
O Toyota 7 que liderava com folga, enfrentou um problema na parada, o time precisou substituir uma peça, além fazer a troca dos pneus e abastecimento. Neste momento a equipe designou o carro para Nyck de Vries, mas o competidor foi devolvido para o traçado apenas na décima oitava posição.
Trouble for Toyota! 🤕
Pole-winning car #7 loses over three minutes from a pit stop due to fuel issues. This could cost them the race.
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Restando 3h45 para o final, o Toyota #8 liderava com Ryo Hirakawa, seguido pelo Porsche #6 guiado por André Lotterer e pelo Porsche #5 de Michael Christensen. A Toyota fazia uma corrida apenas dela, trabalhando em um stint diferente.
Várias punições eram distribuídas ao longo da corrida, dada a proximidade dos carros e os momentos que alguns competidores não respeitavam o alerta de bandeira azul.
A prova seguia bem disputada, com os GTs e Hypercars se encontrando em vários momentos da prova. No miolo os competidores encontravam ainda mais dificuldade para realizar as ultrapassagens, intensificando os duelos. O final da reta oposta se tornou um dos melhores pontos para a conclusão de algumas brigas.
Restando três horas para o final, Hirakawa permanecia na liderança, com uma diferença de mais de 35 segundos para o Porsche de Christensen em segundo e a Ferrari de Calado na terceira posição. Foi neste momento da prova que Miguel Molina fez uma ultrapassagem nos GTs pela grama, para evitar uma batida.
Nos GTs, a Manthey PureRxcing comandava a corrida com Joel Sturm guiando o carro. Rahel Frey era a segunda colocada com a Iron Dames, seguida por Daniel Mancinelli que guiava o equipamento da Heart of Racing Team.
Com 2h23 para o final, a Alpine #36 e a AF Corse duelavam pela décima posição, com os competidores em uma perseguição frenética.
Instantes depois a corrida para a Iron Dames acabou. O carro apresentou um vazamento assim que chegaram aos boxes, no momento que realizariam a próxima troca de pilotas. A equipe passou a verificar o equipamento, mas o problema era terminal.
Iron Dames up in smoke!! 😫
There has been no confirmation of what the problem is and the crew are trying to fix the issue.
Will the Dames make it back out for the last 2 hours? 🤞
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Com pouco mais de duas horas para o final, o Corvette da TF Sport abandonou a corrida na curva 11, gerando um novo período de FCY. Neste momento da corrida apenas um carro estava fora da prova. O período de neutralização foi bem curto, por conta do resgate eficiente.
Entrando no final da corrida, com apenas 1h30 para o final, Alessandro Pier Guidi atacava a Alpine de Charles Milesi, que ocupava o terceiro lugar. A batalha era intensa, enquanto o piloto da Ferrari era pressionado pelo Porsche Penske #5 de Matt Campbell. O carro da equipe francesa não estava na posição esperada, pois estava aguardando o seu momento de realizar uma parada.
A corrida já contava com 177 voltas, sendo uma prova bem movimentada e com uma pequena ação de FCY.
Na reta final a queda de temperatura era esperada, pois o pôr-do-sol se aproximava e o circuito começava a ficar mais nublado.
A última hora da corrida foi marcada pelo vento frio e por várias áreas de sombra no traçado, fazendo a temperatura cair gradativamente. A Toyota se mantinha na liderança, enquanto a Ferrari de Pier Guidi foi superada no último pit-stop, caindo para a quinta posição.
Adentrando nos últimos 20 minutos da prova, a Cadillac concluiu a ultrapassagem no Peugeot #94 guiado por Stoffel Vandorne. No entanto, ao realizar a manobra, ocorreu um toque. Earl Bamber tentava se livrar da perseguição do BMW #20 de Sheldon Van Der Linde.
Nos últimos 20 minutos, foi instaurado mais uma vez um período de FCY, mas que novamente foi rapidamente resolvido.
A prova foi concluída com 236 voltas, marcada por disputas até o final.