ColunistasFórmula 1Post

TL3: Lewis Hamilton volta a dominar, acompanhado por Lando Norris na terceira posição

O terceiro treino livre da Fórmula 1 foi realizado neste sábado (08), a Mercedes voltou a dominar a sessão, Lewis Hamilton fechou na liderança após anotar 1m26s621, acompanhado por Valtteri Bottas com 1m26s784, ambos utilizando os pneus macios. A equipe alemã segue tranquila para o GP do 70º aniversário. 

Lando Norris ficou com a terceira posição, após realizar uma boa volta com os pneus médios. A Racing Point que está vivendo o drama das reclamações das outras equipes, por conta da decisão da FIA, na pista eles se mostram seguros, Nico Hulkenberg voltou a ter um bom desempenho e ocupou a quarta posição, acompanhado por Lance Stroll.

Charles Leclerc fechou na sexta posição, acompanhado pela dupla da Red Bull, Max Verstappen foi o sétimo, com Alexander Albon em oitavo. Esteban Ocon ficou com a nona posição, enquanto Carlos Sainz fechou em décimo com o outro carro da McLaren.

A dupla da AlphaTauri que ocupou o décimo primeiro e décimo segundo lugar, figuraram entre os dez primeiros.

Os times estão poupando os pneus médios e duros para a corrida, pois os macios mostram que tem pouca durabilidade no circuito.  

Saiba Como foi o Terceiro Treino Livre

Na pista a temperatura estava na casa dos 35°C, com 24°C no ambiente.

A Ferrari precisou realizar a troca do assoalho de Sebastian Vettel, após o incidente do TL2, onde o alemão ficou parado na pista, após começar a vazar um líquido do motor. Vettel foi o primeiro a deixar os boxes e utilizava os pneus duros.

O time italiano informou que também realizou a troca do motor de combustão interna (ICE) dos dois carros da Ferrari, além de trocarem o MGU-H e o turbo, a equipe está tentando evitando problemas maiores e mesmo sem a necessidade de realizar a troca no carro do monegasco preferiu antecipá-la.

Os pilotos que saíram nos primeiros minutos de atividade, realizaram voltas de verificação.

Após dez minutos de atividade, Lando Norris foi o primeiro a registrar tempo no circuito e tinha 1:29.236, acompanhado por Carlos Sainz com 1:29.661. A McLaren havia instalado os pneus macios em Norris e os médios em Sainz.

Pouco depois Sebastian Vettel registrou uma volta com o SF1000, o alemão tinha 1:29.376 de pneus médios. Charles Leclerc que fora liberado junto ao companheiro de equipe anotou 1:28.954, enquanto Norris havia melhorado para 1:28.923.

Os engenheiros informavam os pilotos sobre a direção do vento, que estava alternando rapidamente e prejudicava a performance dos carros.

Restando 36 minutos para o final, foi a vez de Stroll pular para a ponta com 1:28.202, mas rapidamente Gasly deu o troco e superou o canadense com 1:28.040.

A Mercedes, assim como a Red Bull haviam liberados os seus pilotos e a tabela de tempos ficou completa. Bottas assumiu a liderança com 1:27.509, separado de Hamilton por 0s017.

Com a conclusão da primeira meia hora, os dez primeiros colocados eram: Bottas, Hamilton, Verstappen, Gasly, Stroll, Ocon, Leclerc, Norris, Sainz e Hulkenberg. Albon era o décimo quarto, enquanto Vettel ocupava a décima quinta posição.

Os pilotos seguiam buscando voltas rápidas e assim Albon passou a ocupar a oitava posição com 1:28.313, pois Hulkenberg era o quarto colocado com 1:27.692. A preferência era pela utilização dos pneus macios e apenas Leclerc, Sainz e Vettel tinham completado voltas com os médios.

Lando Norris que passou a utilizar os pneus médios, assumiu a ponta com 1:27.202, mas pouco depois foi a vez de Bottas com os macios melhorar para 1:26.784. Enquanto isso outros pilotos retornavam para a pista com novos pneus macios para tentar outras voltas rápidas.

Nos últimos 10 minutos, Hamilton voltou a ponta com 1:26.621 e Verstappen era mostrado perdendo a volta rápida, após se encontrar com uma Racing Point que estava lenta no circuito.

A Racing Point seguiu com um bom desempenho, ocupando a quarta e a quinta posição com Hulkenberg, Stroll respectivamente.

Após o encerramento da sessão, os pilotos que estavam na pista foram alinharam no grid para treinar a largada.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo