ColunistasFórmula 1Post

TL1 Portugal – Em sessão movimentada, Valtteri Bottas lidera dobradinha da Mercedes em Portimão

Nesta sexta-feira (23) os pilotos tiveram o primeiro contato com a pista de Portugal e à medida que as primeiras voltas foram dadas no circuito, tomávamos conhecimento do desafio, realmente é um circuito difícil, com tantas subidas e decidas. A falta de aderência foi uma questão desta atividade, e diversos pilotos reclamaram da dificuldade para aquecer os pneus.

A Mercedes começou o dia na liderança, Valtteri Bottas ocupou a primeira posição após registrar 1m18s410 e foi acompanhado por Lewis Hamilton com 1m18s749. Max Verstappen superou Charles Leclerc e ficou na terceira posição, enquanto o monegasco foi empurrado para o quarto lugar, enquanto a Ferrari tenta se manter entre os dez e obter um bom resultado.

Alexander Albon ficou com a quinta posição, seguido por Carlos Sainz da McLaren. Sergio Pérez foi o sétimo com a Racing Point, acompanhado por Kimi Raikkonen que melhorou o seu tempo com a Alfa Romeo nos últimos minutos de atividade. Daniel Ricciardo da Renault fechou em nono e Pierre Gasly da AlphaTauri foi o décimo.

A primeira atividade foi bem movimentada, com os pilotos aproveitando para buscar as voltas rápidas, mas também tentando entender os compostos no circuito. Os times investiram na utilização dos pneus duros e médios, vários pilotos foram além das dez voltas com cada tipo de composto utilizado nesta sessão.

A Fórmula 1 retorna às 11h pelo horário de Brasília para a realização do TL2.

Saiba como foi o Primeiro Treino Livre 

Na pista a temperatura estava na casa dos 25°C, com 18°C no ambiente.

Assim que o pit-lane foi liberado, Antonio Giovinazzi e Sebastian Vettel fizeram uma volta de instalação com os pneus duros instalados. Aos poucos os pilotos também deixavam os boxes, dando as suas primeiras voltas no circuito portugues. No entanto, Vettel foi o primeiro a registrar tempo na pista, o alemão anotou 1:30.462 e pouco depois Carlos Sainz tinha 1:30.401.

O espanhol da McLaren acabou informando sobre a falta de aderência no circuito, mas seguiu realizando as suas atividades. No entanto Sainz teve alguns tempos deletados por extravasar os limites de pista que foram bem delimitados para este fim de semana. Com pouco mais de dez minutos, Sainz conseguiu registrar 1:21.497.

Max Verstappen era o segundo colocado com 1:25.682 e também estava investindo em voltas com os pneus duros. O holandês foi o primeiro a rodar, perdendo a traseira na curva quatro, justamente por conta da falta de aderência.

As equipes estavam testando algumas novas peças, pensando já na próxima temporada pois estão focados no desenvolvimento deste carro, inclusive a Ferrari que está buscando melhorar durante as classificaçãos. No carro de Verstappen era possível ver o flow-vis na suspensão no lado esquerdo e em outros pedaços específicos do carro.

Os pilotos estavam melhorando as suas voltas, Sainz seguia como líder da sessão após anotar 1:20.696 e era seguido por Valtteri Bottas e Lewis Hamilton. A Alfa Romeo conseguia aparecer entre os dez, Kimi Raikkonen era o quarto colocado com 1:22.225, seguido por Giovinazzi com 1:22.472. Todos os pilotos estavam com os pneus duros instalados em seus carros.

Charles Leclerc passou a liderar a atividade, quando registou 1:20.410.

Com a primeira meia hora de atividades concluída, as posições eram: Leclerc, Sainz, Hamilton, Gasly, Grosjean, Bottas, Albon, Ocon e Raikkonen.

Pierre Gasly ocupou a primeira posição momentaneamente com 1:20.365, pois Hamilton anotou 1:20.165. A aderência da pista estava critica ainda, Leclerc foi visto rodando na curva 4, mas os pilotos estavam buscando um desempenho melhor. Vários pilotos passaram das 10 voltas com os pneus duros. Hamilton foi o primeiro piloto a andar na casa de 1m19s.

Com 40 minutos de atividade, a pista ficou silenciosa, Hamilton era o líder, seguido por Leclerc, Bottas, Sainz, Gasly, Vettel, Albon, Pérez, Norris e Ricciado. O início das atividades em Portimão foram bem movimentados, além das diversas voltas realizadas com os pneus duros, foi possível ver as equipes providênciando diversos ajustes em seus carros.

Os pilotos ficaram cerca de dez minutos parados nos boxes e aos poucos passaram a ser liberados para o circuito utilizando os pneus médios. Latifi tinha o flow-vis azul espalhado pela lateral direita do seu carro.

Alguns pilotos que estavam com os pneus médios, começaram a melhorar as suas marcas, Pérez que era o oitavo, subiu para a terceira posição com 1:19.907. Os pilotos estavam com dificuldade para aquecer os pneus e a aderência dos compostos, voltava a ser questionada.

E era possível notar a dificuldade de encontrar a volta ideal, pois diversos tempos eram deletados por extravasar alguns limites de pista. Além disso a questão do óleo espalhado pelo circuito, também comprometia o desempenho nas voltas.

Hamilton registrou 1:18.874, seguido por Valtteri Bottas com 1:19.017, enquanto Leclerc tentava se manter na terceira posição com 1:19.324.

Restando 20 minutos para o encerramento da sessão, os dez primeiros eram: Bottas, Hamilton, Verstappen, Leclerc, Sainz, Albon, Pérez, Ricciardo, Gasly e Vettel.

Os pilotos aproveitaram os últimos minutos para a realização da simulação de corrida, pois durante o TL2, os times vão testar os compostos da próxima temporada.

O carro de Esteban Ocon começou a soltar um pouco de fumaça e o piloto precisou retornar imediatamente para os boxes. Enquanto Ricciardo ficou com a nona posição, o francês foi apenas o décimo nono colocado. 

Vale ressaltar que algumas equipes, não utilizaram os pneus médios e seguiram trabalhando com os compostos duros, como Ferrari, Red Bull e alguns pilotos da AlphaTauri, Haas, Alfa Romeo, Williams e Renault.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo