ColunistasFórmula 1Post

TL1 Estíria – Sergio Pérez lidera a sessão com a Racing Point, após superar a Mercedes

A Fórmula 1 realizou nesta manhã a primeira atividade para o Grade Prêmio da Estíria, Sergio Pérez foi o líder da sessão ao anotar 1:04.867. O mexicano da Racing Point disputou espaço com a dupla da Mercedes, utilizando os pneus macios, obteve a primeira posição.

Max Verstappen encaixou o carro da Red Bull em segundo, quando passou a utilizar os mesmos compostos que a Racing Point e registrou 1:04.963. Valtteri Bottas fechou na terceira posição com 1:05.089, acompanhado por Lewis Hamilton com 1:05.120, ambos utilizando os pneus médios.

Lance Stroll havia se aproximado da dupla da Mercedes, o canadense ocupou a quinta posição com 1:05.396, nas mesmas condições que o companheiro de equipe – com os pneus macios. Alexander Albon levou o outro carro da Red Bulll para a sexta posição, acompanhado por Carlos Sainz da McLaren em sétimo.

Pierre Gasly que apostou na utilização dos pneus médios, levou a AlphaTauri para o oitavo lugar, com Daniel Ricciardo da Renault e Sebastian Vettel da Ferrari, completando o grid com os dez melhores.

Os pilotos trabalharam com voltas rápidas, iniciando a sessão com os pneus duros, evoluindo logo depois para compostos mais macios dentre as opções disponíveis.

A pista volta a ter movimento às 10h, pois será realizado a segunda sessão dos treinos livres.

Saiba como foi o Primeiro Treino Livre

A temperatura na pista estava em 42°C, com 25°C no ambiente.

Assim que os boxes foram liberados, Esteban Ocon da Renault liderou os pilotos que se encaminhavam para a pista. Jack Aitken e Robert Kubica eram os pilotos convidados para participar do TL1, o piloto da F2 ocupava o carro de George Russell, enquanto o polonês utilizava o carro de Antonio Giovinazzi.

Na Alfa Romeo era possível ver a equipe utilizando grades de aferição aerodinâmica na parte traseira do carro, enquanto a Renault as tinha instaladas, logo após a suspensão dianteira.

Com quase 10 minutos de sessão, Carlos Sainz registrou o primeiro tempo de pneus duros, 1:07.190. À medida que o tempo foi avançando alguns pilotos registraram tempo, Alexander Albon passou a liderança com 1:06.330 utilizando os compostos médios, enquanto Lando Norris ocupava a terceira posição com os pneus macios, após anotar 1:06.550.

A dupla da Ferrari deu início as atividades, com os pneus duros e este era o composto mais utilizado pelos pilotos que permaneciam na pista.

Nicholas Latifi era visto parando, após o motor do carro entrar em modo de segurança. Lembramos que George Russell recebeu uma nova unidade de potência para esta etapa, após a Mercedes identificar um problema de falha de transmissão.

A sessão foi interrompida com a bandeira vermelha, mas o tempo seguia correndo. Com a conclusão da primeira meia hora de sessão, os dez primeiros eram: Verstappen, Albon, Sainz, Norris, Leclerc, Bottas, Ocon, Pérez, Hamilton e Gasly; Apenas Raikkonen e Magnussen não tinham tempo aferido.

A pista não demorou para ser liberada e os pilotos voltaram a aferir voltas rápidas no circuito. Bottas passou para a quarta posição com 1:06.506, mas Pérez voltava a aparecer na segunda posição com 1:06.188.

Kubica retornou a pista, para realizar outro teste aerodinâmico, em seu carro da Alfa Romeo era possível ver o flow-vis espalhado pela lateral esquerda do carro, além de parte do assoalho. A Haas trabalhava no carro de Magnussen que estava parado nos boxes, o dinamarquês era o único sem tempo aferido.

Charles Leclerc pedia uma modificação na asa dianteira, para retornar a pista logo depois. O monegasco ocupava a segunda posição com 1:05.838, utilizando os pneus macios. O piloto da Ferrari conseguiu melhorar para 1:05.837, mas permanecia no segundo lugar.

Restando cerca de 40 minutos para o final, as Mercedes passaram a dominar o topo, Hamilton tinha anotado 1:05.208, com Bottas em segundo (1:05.391), ambos de pneus médios. A volta de 1:05.211 feita por Lance Stroll fora deletada pelo piloto extravasar os limites de pista.

Com 30 minutos para o final, os dez primeiros eram: Pérez, Bottas, Hamilton, Stroll, Sainz, Verstappen, Ricciado, Vettel, Kvyat e Leclerc. O mexicano da Racing Point tinha 1:04.867 de compostos macios, enquanto Stroll anotou 1:05.396.

Verstappen entrou para a disputa das primeiras posições, após abandonar os pneus médios, para utilizar os pneus macios. O holandês anotou 1:04.963, separado por 0s096 do primeiro colocado.

Restando quinze minutos para o final da sessão, os pilotos da Ferrari deixavam os carros e os engenheiros trabalhavam neles. Vettel ocupava a décima posição, com Leclerc em décimo segundo. Os pilotos da equipe italiana ainda retornaram para a pista, para mais algumas voltas, mesmo com elas sendo realizadas em ritmo mais lento. 

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo