ColunistasDestaquesFórmula 1Fórmula 2Post
Tendência

TL1 em Abu Dhabi contará com a participação de diversos jovens pilotos

Nove das dez equipes do grid vão fornecer os seus carros para que jovens pilotos possam participar do TL1 e por consequência eles possam cumprir o regulamento da temporada 2023

Neste fim de semana a Fórmula 1 corre em Abu Dhabi e essa é a última oportunidade que os times têm para cumprir com o regulamento. Nove das dez equipes vão ceder ao menos um carro para que jovens pilotos realizem o primeiro treino livre em Yas Marina.

No México uma movimentação semelhante aconteceu em pista. As equipes optaram por cumprir o regulamento apenas no final da temporada.

Os times são obrigadas a disponibilizar os carros durante dois treinos livres no ano para jovens pilotos realizem testes e possam ter contato com um carro de Fórmula 1. A equipe também pode selecionar um competidor que participou de até dois GPs para realizar a avaliação.

Oliver Bearman (F2) retorna ao carro da Haas, depois de ter trabalhado com o time no México. O piloto também terá a oportunidade de participar dos testes de pós-temporada em Abu Dhabi, ao lado de Pietro Fittipaldi que realizará os testes para a Pirelli.

Jack Doohan (F2), piloto da Academia da Alpine, retorna ao carro do time francês para dar continuidade as avaliações. Frederik Vesti (F2), membro da Mercedes, foi escalado para substituir Lewis Hamilton no TL1 do GP de Abu Dhabi, depois de realizar a sua estreia em uma sessão oficial da F1 no México.

Théo Pourchaire (F2) que é um dos postulantes ao título da categoria de base, terá um fim de semana agitado em Abu Dhabi. Além de cumprir as obrigações com a Fórmula 2 pois está buscando o título da temporada 2023, o francês retorna ao carro da Alfa Romeo, agora ocupando o lugar de Zhou Guanyu. Vale ressaltar que no México Pourchaire não conseguiu participar da atividade, pois o carro da equipe apresentou um problema.

O campeão da temporada 2022 da Fórmula 2 e piloto de testes da Aston Martin, Felipe Drugovich estará a bordo do AMR23 para ajudar o time a cumprir o regulamento, enquanto aproveita o momento para coletar dados para o fim de semana.

Isack Hadjar (F2) participou do TL1 no México com a AlphaTauri e agora estará com a Red Bull, ocupando um dos carros da equipe, enquanto terá ao seu lado Jake Dennis. O campeão mundial da 9ª temporada da Fórmula E foi convidado pela Red Bull para realizar os testes em Abu Dhabi. Mesmo sendo campeão da categoria elétrica, Dennis vale para a regra da Fórmula 1, pois não tem participação em GPs.

Robert Shwartzman fará a sua segunda participação neste ano, podendo guiar o carro da Ferrari. A Williams por sua vez escolheu Zak O’Sullivan, vice-campeão da Fórmula 3 para participar dos testes.

A McLaren por sua vez escolheu Pato O’Ward (IndyCar), o mexicano terá a oportunidade de participar pela segunda vez de um TL1 com a McLaren, depois de estrear em Abu Dhabi no ano passado.

Alguns times usaram o benefício de ter um estreante ao volante neste ano, para não precisar ceder o carro duas vezes. O TL1 realizado por Oscar Piastri, Logan Sargeant e Nyck de Vries no Bahrein contaram para cumprir o regulamento, desta forma apenas o outro carro dessas equipes precisa ser ofertado para outro piloto ao longo do ano.

As equipes costumam preparar esses competidores com alguma sessão privada, por é necessário ter pelo menos 300 km de experiencia em um Fórmula 1. Existem alguns outros requisitos para que os competidores possam participar dessas sessões, o piloto precisa ter completado seis provas na Fórmula 2 ou obter 25 pontos na superlicença, além de uma licença especial para TLs, para que possa assumir o carro de uma equipe.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo