Taylor Barnard faturou a sua primeira vitória na Fórmula 2 neste sábado (25) em Mônaco. O piloto britânico, que estava zerado até este momento do campeonato, abraçou a oportunidade de começar a corrida Sprint da pole e converter em vitória.
Barnard fez um bom trabalho durante as relargadas que aconteceram ao longo da corrida depois de um breve período de ação do Safety Car e Virtual Safety Car. A prova ainda passou pelo regime de bandeira vermelha, onde o piloto da AIX Racing precisou manter a dianteira, evitando ser pressionado nas últimas seis voltas da corrida.
A prova em Mônaco não foi agitada, como já era eperado, por conta da pista estreita e por ser um traçado de difícil ultrapassagem.
Embora Gabriel Bortoleto tenha pressionado Barnard no começo da prova, não conseguiu duelar até o final, o brasileiro buscava a sua primeira vitória na Fórmula 2. O competidor que defende a Invicta conquistou o seu segundo pódio na categoria de base.
Dennis Hauger concluiu a corrida ocupando o terceiro lugar, ficando com a mesma posição da largada. O piloto da MP Motorsport tentou se valer de um erro do brasileiro para buscar o segundo lugar, mas não encontrou um espaço na pista para fazer a ultrapassagem.
A Fórmula 2 retorna neste domingo às 4h40 para a disputa da corrida principal.
Saiba como foi a Sprint da Fórmula 2 em Mônaco
Após a classificação ser concluída, os comissários precisaram lidar com algumas pendências. Mesmo com a divisão do pelotão de 22 pilotos, ainda existiram problemas por atrapalhar outros adversários. Juan Manuel Correa, Oliver Bearman e Kush Maini perderam três posições no grid cada, por comprometer a volta rápida de outros competidores.
Nesta prova ficou determinado que Taylor Barnard, da AIX Racing seria o pole, seguido por Gabriel Bortoleto.
SPRINT RACE GRID 🔒
Set your alarms for Saturday at 14:15 track time! ⏰#F2 #MonacoGP pic.twitter.com/TDRhCLzvjr
— Formula 2 (@Formula2) May 24, 2024
Barnard ainda não conta com pontos na Fórmula 2. O piloto teve uma breve passagem pela Fórmula E, após substituir Sam Bird, enquanto o piloto se recuperava após quebrar a mão.
Largada autorizada e Barnard conseguiu se manter na ponta, defendendo a posição de honra. Imediatamente aconteciam os duelos no meio do pelotão e algumas posições mudaram. Victor Martins que começou a prova ocupando a nona posição, despencou no grid e bateu na barreira de contenção, abandonando a prova imediatamente.
O Safety Car pintou na pista para a remoção do carro do piloto francês. No entanto, a ação de pista aconteceu rapidamente, por conta da experiência dos fiscais de pista em Mônaco, além das gruas posicionadas em diversas partes do traçado.
O ritmo da corrida rapidamente foi retomado no início da terceira volta. Barnard controlou a ponta para a relargada, tentando fugir de um possível ataque de Bortoleto. Na relargada, Dennis Hauger teve um breve encontro com a barreira de contenção, mas conseguiu se manter no terceiro lugar.
Mesmo com o grid travado, conseguindo usar o DRS, era muito difícil encontrar um espaço para realizar uma ultrapassagem em Mônaco, por conta do circuito estreito.
Com cinco voltas, os dez primeiros eram: Barnard, Bortoleto, Hauger, Antonelli, Colapinto, Stanek, Aron, Hadjar, FIttipaldin e O’Sullivan. Foi neste momento que um novo Saferty Car fez parte da sessão, pois Pepe Martí encontrou a barreira de proteção, à frente do pit-lane batendo sozinho na Anthony Noghes. A parte que o piloto dicou parado era mais crítica, além disso, os pilotos precisaram passar pelos detritos que ficaram pelo traçado.
LAP 6 / 30
Pepe Martí hits the barrier on the outside of turn 16 😢
📻 “I’m ok.”
🟡 SAFETY CAR 🟡#F2 #MonacoGP pic.twitter.com/uD9QI8OcNN
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A corrida foi reestabelecida na oitava volta, os pilotos ainda tinham pela frente uma corrida completa, embora a troca de pneus obrigatória não aconteça nesta corrida.
Barnard mais uma vez fez um bom trabalho para se manter na ponta e tentar abrir uma certa distância para o brasileiro. Maini foi punido por ter deixado a pista e ganhado vantagem.
Duas voltas depois, o Virtual Safety Car foi ativo por conta de uma peça que ficou pelo traçado. Verschoor estava com a asa dianteira danificada, precisando seguir aos boxes para substituir a peça. O piloto que faturou a pole na sexta-feira, perdeu a décima segunda posição.
A corrida seguiu e Bortoleto tentava se aproximar do adversário. Hadjar não fez uma boa relargada e Fittipaldi se aproveitou para pressionar o piloto da Campos.
O incidente entre Verschoor e Dürksen era analisado pelos comissários. O piloto da AIX acabou sendo punido, após o carro da Trident ficar com uma avaria.
Na volta 19, Dürksen seguiu aos boxes. Neste momento da corrida os dez primeiros eram: Barnard, Bortoleto, Hauger, Antonelli, Colapinto, Stanek, Aron, Hadjar, Fittipaldi e O’Sullivan. O brasileiro tinha perdido contato com o adversário por conta de um erro, no entanto, Hauger viu uma oportunidade para buscar a segunda posição.
Quatro giros depois, Maloney lidou com um toque com O’Sullivan e com isso danificou a asa dianteira. No giro seguinte, o atual líder do campeonato foi tocado por Kush Maini e acabou rodando na pista.
LAP 22 / 30
Zane Maloney tries to get the up the inside of Zak O’Sullivan at the turn 6 hairpin, but cam’t get through.
He also loses a bit of his front wing in the contact #F2 #MonacoGP pic.twitter.com/OTCx8ClS3B
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O Virtual Safety Car foi ativado, mas na sequência a direção de prova encaminhou a prova para a bandeira vermelha, pois ficou inviável circular no traçado, já que Maini e Maloney travaram o circuito.
As posições eram: Barnard, Bortoleto, Hauger, Antonelli, Colapinto, Stanek, Aron, Hadjar, Fittipaldi, O’Sullivan, Bearman, Correa, Crawford, Cordeel, Villagomez, Verschoor e Miyata.
Restavam apenas seis voltas quando a prova ser concluída.
LAP 24 / 30
🚩 RED FLAG
Maloney is tagged and spun at Rascasse with Kush Maini also caught up in the incident #F2 #MonacoGP pic.twitter.com/Qv5f5VBdxg
— Formula 2 (@Formula2) May 25, 2024
Após a breve pausa, algumas equipes optaram por substituir os pneus, abandonando os macios, por compostos supermacios.
A direção de prova optou por uma largada em movimento, para poder concluir a prova Sprint. Barnard teve pela frente a necessidade de controlar mais uma relargada e tentou definir uma distância para o brasileiro.
Os pilotos não tinham se agrupado como deveriam para o reinício da prova e poucas batalhas aconteceram.
A prova seguiu até o seu final sem nenhum embate expressivo. Barnard faturou a sua primeira vitória na Fórmula 2, seguido por Bortoleto e Hauger.