A Stock Car disputou neste sábado (10) a última classificação do ano. A sessão foi movimentada, principalmente para os pilotos que estão disputando o título da temporada 2022. O argentino Matías Rossi superou os brasileiros e foi o mais bem colocado na tabela de tempos.
Rossi manteve o bom desempenho apresentado na sexta-feira, pois fechou o dia na liderança da tabela de tempos, mostrando que a A. Mattheis Vogel merecia mais atenção para este sábado.
Felipe Baptista que não participa da luta pelo título cravou a pole para a KTF. Daniel Serra foi o terceiro colocado com a Eurofarma-RC, seguido por Rubens Barrichello. O atual líder do campeonato não estava apresentando um bom desempenho no início da sessão, mas conseguiu participar pela disputa da pole e neste domingo dividirá a primeira fila com Daniel Serra.
Cesar Ramos foi o quinto colocado acompanhado por Felipe Massa, completando o top-6 dos pilotos que tiveram a oportunidade de duelar por uma melhor posição no grid. Gabriel Casagrande que está em busca de defender o título, começará a prova do oitavo lugar.
A largada da Stock Car neste domingo está programada para acontecer às 14h15.
Saiba como foi a Classificação da Grande Final da Stock
Em Interlagos fazia muito calor quando os carros foram liberados para o traçado, os pilotos estavam em busca de definir o grid de largada para a prova que será disputada no domingo.
Q1
Na primeira saída, os pilotos trabalharam o aquecimento dos pneus e preparação do carro para estabelecer a sua primeira volta rápida no traçado. Não demorou muito para os competidores entrarem na casa de 1m41s, onde Cesar Ramos anotou 1m41s284 para liderar a sessão momentaneamente. O piloto da Ipiranga era acompanhado por Daniel Serra, seguido por Matías Rossi.
Rapidamente a ordem na tabela de tempos começou a mudar. Rossi saltou para a ponta, acompanhado por Casagrande e Serra, enquanto Barrichello estava apenas na sexta posição. A ordem dos quinze colocados era: Rossi Casagrande, Serra, Salas, Ramos Barrichello, Piquet Jr, Maurício, Osman, B. Baptista, Di Mauro, Zonta, Camilo, Suzuki e Campos.
Instantes depois foi a vez do segundo grupo ocupar a pista, lutando para conseguir uma vaga entre os quinze primeiros e brigar pelo Q2. Nunes obteve 1m43s978 em sua primeira volta rápida, ficando abaixo do que o primeiro grupo tinha obtido. Os pilotos também levam um certo tempo para finalizar a preparação dos carros e seguir para a volta rápida.
D. Baptista foi o primeiro a entrar entre os quinze colocados, após obteve 1m4a575. Na sequência Lapenna saltou para a ponta com 1m40s874, superando a marca obtida por Rossi. Instantes depois F. Baptista com o carro da KTF superou o piloto da Hot Car.
Após os pilotos completarem as suas voltas rápidas, os quinze primeiros eram: F. Baptista, Lapenna, Rossi, Navarro, Casagrande, Abreu, Khodair, Massa, Jimenez, Serra, Salas, Ramos, Gomes, D. Baptista e Barrichello. O piloto da Full Time ficou no limite para avançar para a segunda fase da classificação.
Q2
Aos poucos os pilotos foram ocupando a pista mais uma vez, Abreu obteve 1m41s279, mas na sequência F. Baptista voltou a aparecer na ponta com o carro da KTF, anotando 1m40s810. Rossi se estabeleceu na segunda posição, seguido de perto por Ramos e Serra, os únicos pilotos na casa de 1m40s. Barrichello que era o sétimo colocado estava momentaneamente fora da disputa pelo Q3.
Permanecendo na pista os pilotos conseguiram dar mais uma volta rápida no traçado. F. Baptista mais uma vez se manteve na ponta, liderando com 1m40s503, seguido por Serra e Rossi. Ramos, Barrichello e Massa também conseguiram avançar para a última fase da classificação. Casagrande ficou fora da disputa da pole e começará a prova do oitavo lugar.
Q3
Batalhando pela pole, os pilotos entraram pela última vez no traçado neste sábado. Baptista obteve 1m40s750, mas foi superado por Rossi que estabeleceu a pole momentânea, com o tempo de 1m40s721. Barrichello era o terceiro colocado da tabela de tempos.
No segundo giro rápido, Felipe Baptista cravou a pole ao anotar 1m40s617, seguido por Rossi que ficou com a segunda posição. Serra superou Barrichello para ser o terceiro colocado, mas dividirá a segunda fila com o piloto da Full Time.