ColunistasDestaquesNascarPost

Shane Van Gisbergen conquista vitória histórica na etapa de Chicago

Neozelandês superou a chuva e os pilotos regulares da NASCAR Cup Series para vencer a primeira corrida da categoria em circuitos de rua

A primeira corrida em circuitos de rua da história da NASCAR Cup Series entra para a história como uma prova caótica e cheia de surpresas, com a vitória inédita de um neozelandês na divisão principal. O feito coube a Shane Van Gisbergen, tricampeão da Supercars, que correu como convidado pelo carro número 91 da Trackhouse.

Van Gisbergen tornou-se o oitavo piloto a vencer em sua primeira corrida na divisão principal, coisa que não acontecia desde 1963, com Johnny Rutherford. O neozelandês também se tornou o segundo piloto da Oceania a ganhar na NASCAR, igualando o australiano Marcos Ambrose, que correu na década passada na divisão principal.

A corrida no circuito citadino de Chicago foi bastante caótica, muito por conta da forte chuva que atingiu a região ao longo do fim de semana. A prova começou com atraso e teve sua programação alterada de 100 para 75 voltas por conta da iluminação da pista.

Ao longo dos estágios, Van Gisbergen se manteve entre os três primeiros o tempo todo, sempre ao lado de Tyler Reddick e Christopher Bell. O piloto da Joe Gibbs venceu os dois estágios, mas a trinca estava sempre junta, andando próxima, enquanto o restante do pelotão tentava se manter na pista úmida, mesmo com a maior parte ficando seca, algumas poças ainda ficavam na pista e era mais um desafio aos pilotos.

A grande mudança veio ao longo da parte final da prova, quando, em uma grande bandeira amarela, os ponteiros foram para os boxes, mas um grupo com pilotos que estavam mais atrás e que já tinham parado um pouco antes, ficou na pista. Assim, Justin Haley assumiu a liderança, com Austin Dillon, Chase Elliott, Kyle Busch e Joey Logano na sequência.

Na relargada, a mistura de estratégias já foi o ingrediente para o momento mais bizarro da prova: William Byron beijou a barreira de pneus, enquanto Kevin Harvick e Corey Lajoie se enroscavam no mesmo trecho, fechando a pista e causando o engarrafamento.

A corrida recomeçou e Haley manteve a dianteira, com Dillon o pressionando, mas o piloto da Richard Childress forçou demais e bateu no muro, arruinando suas chances. Mais atrás, alguns dos favoritos, como Reddick, Bell e Martin Truex Jr rodaram e saíram da disputa pela vitória.

Entretanto, Van Gisbergen havia ficado na pista e, com pneus mais novos, foi escalando o pelotão e superando os rivais com compostos mais desgastados com facilidade. Quando o neozelandês partia para ultrapassar Haley pela liderança, Truex bateu nos pneus e causou a bandeira amarela a nove voltas do fim.

Apesar da primeira oportunidade evitada, o piloto da Trackhouse não desanimou e foi para o ataque na relargada seguinte. Em um duelo lado a lado, Haley tentou segurar, mas os pneus mais novos fizeram a diferença e Van Gisbergen assumia a liderança.

Faltando duas voltas para o fim, outra bandeira amarela era causada pelo enrosco entre Bubba Wallace e Ricky Stenhouse Jr, levando a corrida para a prorrogação, mesmo com a luz natural quase inexistente. Mesmo assim, Van Gisbergen não teve problemas para relargar melhor e abrir boa vantagem para conquistar a vitória nas ruas de Chicago.

A NASCAR Cup Series volta no próximo domingo aos circuitos ovais, com a etapa realizada no circuito de Atlanta.

Top-10 da etapa de Chicago:

1 – Shane Van Gisbergen (Trackhouse/Chevrolet)
2 – Justin Haley (Kaulig/Chevrolet)
3 – Chase Elliott (Hendrick/Chevrolet)
4 – Kyle Larson (Hendrick/Chevrolet)
5 – Kyle Busch (Richard Childress/Chevrolet)
6 – Austin Cindric (Penske/Ford)
7 – Michael McDowell (Front Row/Ford)
8 – Joey Logano (Penske/Chevrolet)
9 – Ty Gibbs (Joe Gibbs/Toyota)
10 – Chris Buescher (RFK/Ford)

Classificação da temporada regular após 18 de 26 etapas:

Classificados por vitória: William Byron e Kyle Busch (3); Martin Truex Jr e Kyle Larson (2); Ross Chastain, Christopher Bell, Ryan Blaney, Joey Logano, Tyler Reddick e Ricky Stenhouse Jr (1)

Classificação por pontos (diferença em relação à zona de corte):

Kevin Harvick +151
Chris Buescher +104
Brad Keselowski +91
Bubba Wallace +15
Ty Gibbs +6

Daniel Suarez -6
Michael McDowell -10
AJ Allmendinger -24
Alex Bowman -26

Mostrar mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo