A Nissan confirmou nesta terça-feira (10) que o piloto brasileiro Sergio Sette Câmara disputará o e-Prix de Berlim para substituir Norman Nato. A alteração acontece em decorrência do conflito de datas das 6 Horas de São Paulo e o evento da categoria elétrica.
Quando o calendário das categorias foi divulgado, já era de conhecimento alguns conflitos de data. A grande questão, é que vários dos pilotos da Fórmula E, também disputam o Mundial de Endurance da FIA, por conta das temporadas ‘curtas’ das duas categorias.
Com o desenvolvimento do campeonato das duas competições, os pilotos e seus times fazem uma análise do que é melhor priorizar e definem as substituições.
🚨 BREAKING NEWS 🚨
Norman Nato will miss the Berlin E-Prix with @NISMO‘s reserve driver @sergiosettecama replacing the Frenchman for the race. pic.twitter.com/5yRriPV8vx
— Formula E (@FIAFormulaE) June 10, 2025
Norman Nato disputará a prova em São Paulo com a Cadillac do Team Jota, já que o competidor não tem performado como Oliver Rowland no campeonato. Dessa forma, foi mais lógico priorizar o WEC.
Sergio Sette Câmara então marca o seu retorno à categoria elétrica. O piloto brasileiro ocupa a função de reserva e atua no simulador da equipe, dessa forma terá a chance de guiar mais uma vez os carros da Fórmula E.
“Estou animado para correr pela Nissan em Berlim. É uma ótima oportunidade para mim pilotar um dos carros líderes do campeonato, algo que nunca experimentei antes nesta categoria, e me sinto pronto para dar o meu melhor. Mesmo como piloto reserva, tem sido um prazer fazer parte de uma equipe com uma mentalidade tão forte e vencedora. O ambiente na Nissan é aquele que te impulsiona a crescer, e só de estar perto dele já é motivador. Estar de volta ao grid é especial, mas fazer isso com a Nissan torna tudo ainda mais significativo.”
“Em relação à corrida em si, terei que encarar uma série de estreias em Berlim. O pit-boost e o sistema de tração integral introduzidos no carro GEN3 EVO são alguns deles, assim como a nova especificação de pneus mais macios, mas darei muitas voltas no simulador e tentarei chegar o mais preparado possível. Também estou muito ansioso para formar dupla com o Oli, ele é um piloto que sempre admirei por sua velocidade e ele provou isso até agora neste ano com suas performances incríveis. É uma ótima oportunidade para aprender com ele, nos damos bem e estou confiante de que trabalharemos juntos com força em Berlim.”
O último campeonato disputado por Câmara, foi na temporada 2023/24 com a ERT (hoje Cupra Kiro). O brasileiro fez a sua estria na temporada 2019/20, para guiar na Dragon, Câmara então ficou mais duas temporadas com a equipe norte-americana, antes de guiar pela NIO 333/ERT.
“É uma pena que Norman não possa estar conosco em Berlim, mas estamos muito felizes em ter Sérgio como nosso substituto. A vasta experiência de Sérgio na Fórmula E e seu tempo com a equipe nesta temporada o tornam o piloto mais bem posicionado para assumir este desafio. A Fórmula E é uma categoria única e, como vimos no campeonato nas últimas temporadas, pode ser difícil para os pilotos entrarem na pista e manterem o ritmo imediatamente devido às especificidades dos carros, pneus e gerenciamento de energia. No entanto, estamos confiantes de que temos o melhor homem para o trabalho e ansiosos para ver o que ele pode fazer na pista em Berlim.”
No evento serão três brasileiros no grid: Lucas di Grassi que atualmente defende a Lola Yamaha; Sette Câmara na Nissan e Felipe Drugovich na Mahindra – substituindo Nyck de Vries que é piloto da Toyota no WEC.
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.