O GP de Ímola não será disputado em 2026, a exclusão do calendário da próxima temporada não é uma surpresa, pois a última prova vigente em contrato aconteceu em 2025. No entanto, as autoridades locais estão em busca de conseguir uma nova vaga no calendário da Fórmula 1.
Com a confirmação da corrida de rua em Madri em setembro do ano que vem, foi necessário fazer algumas modificações no calendário. A Fórmula 1 também honrará o contrato com a pista de Barcelona, desta forma duas provas serão disputadas na Espanha.
Porém, a prova em Madri pode não ser disputada no próximo ano, caso as obras não fiquem prontas e isso abriria espaço para mais uma corrida em Ímola. Porém, os administradores do evento estão em busca de conseguir mais do que uma corrida e afirmam que 2026 “não representa o fim da história”.
“Foi anunciado o calendário provisório da Fórmula 1 para a temporada 2026, do qual Ímola foi excluída. Está uma notícia da qual tínhamos conhecimento e que, compreensivelmente, gera questionamentos, decepção e sentimento de amargura extrema”, afirmou o prefeito Marco Penieri.
“Pois nos últimos anos nossa cidade demonstrou ser capaz de sediar um evento extraordinário com números recordes de público, capaz de combinar prestígio internacional, obter retornos concretos para o sistema econômico e turístico da cidade do país. De fato, o GP de Ímola foi um dos amados e apreciados por fãs e pilotos, como também foi demonstrado com veemência nos dias seguintes ao evento e sua singularidade no mundo ficou evidente.”
Risposta forte e chiara da parte del circuito, della regione e la città di Imola, bravi👏🏻 pic.twitter.com/OdLPJGmnvU
— Ana📷🏎️ (@AnaFerrariHeart) June 10, 2025
A Fórmula 1 voltou a considerar Ímola, quando utilizou o circuito em 2020, em meio a pandemia de Covid-19, precisando de circuitos permanentes que pudessem receber a categoria e viabilizar a competição. A prova ocorreu por meio de um esforço coletivo da região e das autoridades locais.
Desde o seu retorno, a corrida em 2023 precisou ser cancelada, por conta de enchentes que atingiram a região. No entanto, a Fórmula 1 se preparou para disputar as provas de 2024 e 2025.
“No entanto, queremos deixar claro: esta notícia não é de forma alguma a palavra final.”
“Para a região e o país, o caminho percorrido por Ímola e pelo Grande Prêmio da Itália e da Emilia-Romagna não termina aqui. Estamos e estávamos cientes da complexidade da dinâmica ligada ao calendário era muito complicada para este ano. O contrato assinado em 2021 – que poucos acreditavam ser possível na época – previa o retorno estável do Grande Prêmio a Ímola até 2025.
LEIA MAIS: Fórmula 1 divulga calendário de 2026 com 24 corridas e início na Austrália
“Como região da Emilia-Romagna e Município de Ímola, entre os parceiros promotores, fizemos realmente tudo o que podíamos nesta fase.”
“Por meio da Região da Emilia-Romagna, do Município de Ímola e do consórcio Con.Ami, já havia confirmado sua disponibilidade e alocado os recursos para 2026, como solicitado pelas partes envolvidas. Cumprimos nossos compromissos e estivemos prontos quando a F1 precisou, como em 2020”, comentou o prefeito.
A decisão de não correr em Ímola, é acompanhada da chegada de Madri ao calendário, assim como novas praças que estão sendo negociadas. A Fórmula 1 tenta retomar a disputa de uma prova na África do Sul, enquanto também menciona o desejo de uma prova na Tailândia.
Embora os Estados Unidos contem com três corridas, as provas na Europa devem ser resumidas a uma por país ou a adição de um sistema de rodízio.
Apesar da notável decepção, o prefeito reiterou: “Agora não é o momento de todos assumirem a responsabilidade e retomarem as discussões para o retorno do calendário.”
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.