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Sergio Pérez supera Charles Leclerc na largada e vence GP de Singapura

Pérez fez uma corrida controlando a ponta, mesmo com a interversão do Safety Car em alguns momentos da prova. Pérez está sendo investigado por um incidente no Safety Car, colocando em dúvida sua vitória em Marina Bay

O GP de Singapura foi disputado neste domingo (02) no Circuito de Marina Bay, a prova foi marcada por dois momentos: a chuva que atrasou o início da corrida e provocou um momento de dúvidas para a troca de pneus e um final com mais disputas e vários pilotos pressionando os rivais. A corrida foi encerrada pelo tempo, por conta de toda a demora em sua realização.

A pista demorou para secar, os pilotos ficaram presos ao trilho seco que se formou no traçado e aqueles que cometeram erros e passaram um pouco além, alguns foram punidos pelos seus erros, com batidas.

Sergio Pérez venceu o GP de Singapura, o piloto mexicano realizou a ultrapassagem em Charles Leclerc ainda no início da prova e não saiu mais de lá. Depois, Pérez foi se controlando na liderança, em alguns momentos da prova até sofreu alguns ataques de Leclerc, mas foi capaz de manter a ponta. Porém, o mexicano é investigado por um incidente com o Safety Car, onde ele praticamente ultrapassou o carro de segurança, indicando que ele estava muito lento na pista. O piloto também pode ser punido por ter se afastado do Safety Car antes da relargada, colocando em dúvida a sua vitória em Singapura.

Próximo do final da prova a Red Bull instruiu Pérez a acelerar na pista, para abrir vantagem para o monegasco e se fosse punido, não perder a liderança. Leclerc cruzou a linha de chegada separado por mais de sete segundos do mexicano.

Carlos Sainz até fez uma boa largada, depois de atacar Lewis Hamilton no início da prova, assumiu o terceiro lugar e permaneceu por lá. Porém, não apareceu muito nesta prova e mesmo com a intervenção do Safety Car em alguns momentos da corrida, a distância para Leclerc sempre aumentava.

A McLaren foi a equipe que se deu melhor, conseguindo aproveitar o último Safety Car da prova para realizar as suas paradas e não perder tempo. Lando Norris concluiu a prova no quarto lugar, acompanhado por Daniel Ricciardo que começou a corrida da décima sexta posição.

Outra equipe que teve um bom resultado neste fim de semana foi a Aston Martin, Lance Stroll foi o sexto, enquanto Sebastian Vettel lutou até o final para defender o sétimo lugar. O alemão foi perseguido por Max Verstappen e apenas na última volta da prova, Vettel foi ultrapassado pelo holandês, conquistando o oitavo lugar.

Verstappen protagonizou uma corrida caótica, largou mal, precisou escalar o pelotão, cometeu alguns erros, o que custou uma parada adicional para o holandês. Verstappen terminou a prova tentando escalar o pelotão, para fechar a prova no sétimo lugar.

Lewis Hamilton também viveu uma montanha-russa em Singapura, o inglês também cometeu erros que custaram uma posição melhor no grid. Hamilton então terminou a corrida na nona posição. Pierre Gasly completou o top-10 com o carro da AlphaTauri.

A corrida foi marcada também pelo abandono da dupla da Alpine, Fernando Alonso estava buscando uma boa pontuação, até duelou com Verstappen, tornando a ultrapassagem do holandês mais difícil, mas não completou a prova com um problema no motor. Algo semelhante aconteceu com Esteban Ocon poucas voltas depois.

Apenas 14 competidores terminaram a corrida. A prova de George Russell foi igualmente caótica, com o britânico não conseguindo ganhar posições, mas auxiliando a Mercedes a ter um termômetro sobre os pneus.

A Fórmula 1 retorna no próximo fim de semana, para a realização do GP do Japão.

Saiba como foi o GP de Singapura 

A Mercedes optou por realizar a troca do motor de George Russell, desta forma o britânico foi forçado a começar a prova do pit-lane. O time alemão optou pela substituição da unidade de potência pois o Russell não fez uma boa classificação e o seu carro apresentava problemas. O piloto tinha se classificado da 11ª posição e com a punição, todos os competidores atrás dele ganharam uma posição para a largada.

LEIA MAIS: Russell começará o GP de Singapura do pit-lane, após Mercedes realizar a troca completa do motor 

O início da prova começou com o atraso de uma hora, a chuva tomou conta de Singapura cerca de uma hora antes do início previsto da prova. Por conta da quantidade de chuva, a categoria atrasou o início dos procedimentos de largada e por consequência, também interferiu no começo da prova.

Ainda nas voltas que antecedem o alinhamento do grid para o reconhecimento das condições da pista, alguns pilotos foram mostrados perdendo a traseira dos carros, por conta do asfalto molhado e da baixa aderência.

Todos os pilotos do grid começaram a prova usando os pneus intermediários (faixa verde), pois a pista ainda estava molhada.

Max Verstappen então começou a corrida da oitava posição, pois não fez uma boa classificação. Enquanto Charles Leclerc e Sergio Pérez estavam dividindo a primeira fila.

Largada autorizada, Pérez saltou para a ponta, deixando Leclerc na segunda posição. Sainz e Hamilton se tocaram de leve, mas o espanhol assumiu o terceiro lugar. Verstappen caiu para décimo primeiro, enquanto  Albon rodou e caiu para o final do pelotão.

O carro de Verstappen não estava rendendo, o holandês ainda perdeu a posição para Magnussen e era atacado por Ricciardo.

Ao final da primeira volta, Vettel foi o piloto que mais rendeu neste início de prova, pois saltou para o oitavo lugar. Os dez primeiros eram: Pérez, Leclerc, Sainz, Hamilton, Norris, Alonso, Gasly, Vettel, Tsunoda e Stroll. Pouco depois Verstappen recuperou a posição perdida para Magnussen e na sequência também ultrapassou Stroll.

No quarto giro Verstappen então assumiu a nona posição, enquanto Lewis Hamilton reclamava do desempenho do seu pneu intermediário novo, lutando com a aderência dos compostos destinados para pista molhada. Na liderança, Pérez tinha 1s2 de vantagem para Charles Leclerc, enquanto Sainz estava esperado por mais de cinco segundos do monegasco.

Verstappen tinha se aproximado de Vettel, mas o piloto alemão estava preso atrás de Gasly, complicando a ultrapassagem do holandês. Magnussen foi alertado pela direção de prova que deveria passar pelos boxes para arrumar a sua asa dianteira que ficou danificada após um toque com Verstappen.

Na sétima volta Zhou Guanyu foi tocado por Nicholas Latifi, o piloto da Alfa Romeo estava tentando uma ultrapassagem no canadense, fechou o adversário e ocasionou a batida. Russell e Bottas ainda se tocaram, pois o piloto da Mercedes perdeu o ponto de freada e passou reto enquanto o finlandês estava tentando manter o décimo quinto lugar.

No giro seguinte então o Safety Car entrou na pista. Latifi se direcionou aos boxes para abandonar a corrida depois de uma quebra da suspensão traseira.

Neste momento dos dez primeiros eram: Pérez, Leclerc, Sainz, Hamilton, Norris, Alonso, Gasly, Vettel, Verstappen e Tsunoda.

O Safety Car deixou a pista ao final da décima volta. Pérez controlou a relargada, mantendo a ponta. Enquanto Leclerc buscava um espaço para atacar o rival. Verstappen aproveitou a relargada para fazer a ultrapassagem em Vettel e assumir o oitavo lugar. Na sequência o holandês ultrapassou Gasly, deixando o piloto da AlphaTauri, para buscar Fernando Alonso.

 

Quando o holandês chegou em Alonso, o espanhol fez questão de atrasar a escalada que Verstappen estava fazendo no grid. Um pouco mais à frente, Hamilton se aproximava de Sainz, tentando recuperar a terceira posição, perdida depois da largada.

A corrida seguiu com Alonso sendo perseguido por Verstappen, onde o holandês não conseguia nenhum alívio para fazer a ultrapassagem. Na volta 20 Verstappen começou a reclamar da potência do carro e do deley que estava tendo de resposta do equipamento.

Os times começaram a se preparar para as paradas, mas ainda estavam em dúvida sobre a utilização dos pneus slick, pois a pista ainda tinha partes úmidas. Na curva 11, Alonso abandonou a prova, depois do carro apresentar um problema no motor e apagar. O virtual Safety Car foi acionado. O carro de Tsunoda entrou em anti-stall e o piloto perdeu posições, caindo para o décimo segundo lugar antes do carro da AlphaTauri se recuperar.

Na volta 22, Russell foi o termômetro para o restante do pelotão. O britânico seguiu para os boxes, instalou os pneus médios novos e retornou para a pista na décima sétima posição. Nos primeiros metros o piloto teve bastante dificuldade para guiar o carro, pois os pneus não forneciam nenhuma aderência – o W13 estava saindo muito de traseira. Os outros competidores seguiram na pista, esperando para ver as voltas reais de Russell com esse tipo de pneus.

Com 25 voltas, os dez primeiros eram: Pérez, Leclerc, Sainz, Hamilton, Norris, Verstappen, Gasly, Vettel, Stroll e Ricciardo.

Na curva 8, Albon estampou o muro, o piloto da Williams seguiu para os boxes para substituir a peça. O Virtual Safety Car foi acionado momentaneamente para a limpeza da pista.

Na volta 28, uma nova bandeira amarela foi acionada, se tornando um virtual Safety Car. Esteban Ocon também enfrentou problemas com o motor, abandonando a prova com o segundo carro da Alpine. Ninguém foi aos boxes, enquanto Russell ainda lutava com o aquecimento dos pneus médios.

Neste momento da prova, os times estavam vivendo um dilema, os pneus intermediários que estavam no carro, lideram com o aquecimento e resfriamento por conta da água em pista, mas fazer uma nova parada para instalar pneus intermediários, também era uma coisa complicada, pois pneus novos de chuva, podem ser consumidos rapidamente da forma como a pista estava, sendo aquecidos rapidamente e formando bolhas.

O slick demoraria para pegar a temperatura e Russell ainda estava brigando com os pneus médios, sem ganhar nenhuma vantagem na pista.

Ainda com o virtual Safety Car, Verstappen quase ultrapassou Norris, o mesmo aconteceu entre Hamilton e Sainz, pois o espanhol tinha reduzido muito a velocidade.

Lewis Hamilton rodou na sétima curva durante a volta 33, desta forma o inglês retornou na quinta posição, atrás de Norris e à frente de Verstappen. O holandês começou a mencionar a asa dianteira de Hamilton que estava quebrada, apresentando um risco.

Pierre Gasly foi chamado aos boxes, assim como Tsunoda, Bottas e Magnussen durante a volta 34. Apenas o finlandês retornou para a pista com os pneus macios. Na sequência foi a vez de Leclerc passar pelos boxes, instalando os compostos médios. Hamilton fez a sua passagem nos boxes na volta 35, para substituir a asa dianteira e instalar os pneus de faixa amarela. O inglês foi acompanhado nos boxes por Sebastian Vettel.

Na volta 36 Tsunoda perdeu o carro na curva dez, por conta dos pneus médios. O Safety Car entrou na pista, se preparando para juntar o grid, pois seria necessário remover o carro de Tsunoda. Norris aproveitou o momento para instalar os pneus médios e retornar atrás de Sainz, à frente de Verstappen, sendo beneficiado pela troca. Ricciardo também fez a sua parada, mas apostou nos pneus macios, para ocupar o sexto lugar.

Depois que todas as paradas foram realizadas, inclusive Russell que fez a sua segunda troca, os dez primeiros eram: Pérez, Leclerc, Sainz, Norris, Verstappen, Ricciardo, Stroll, Vettel, Hamilton e Gasly.

A relargada da prova aconteceu na volta 40, onde novamente Sergio Pérez conduziu o pelotão, conservando a ponta. Verstappen foi para cima de Norris tentando uma ultrapassagem e perdeu o ponto de freada passando reto. O holandês retornou à frente de Hamilton e na sequência seguiu para os boxes, para instalar os pneus macios.

Russell se tocou com Schumacher, quando tentava assumir a décima terceira posição. O piloto da Mercedes perdeu desempenho com o toque. Pérez estava sendo investigado pelo incidente com o Safety Car, onde ele tentou pressionar o carro de segurança para acelerar um pouco mais na pista.

A prova seguiu, Leclerc então se aproximou de Pérez, para atacar o piloto da Red Bull e brigar pela vitória. O mexicano estava enfrentando problemas com o motor.

O DRS foi liberado na volta 43, possibilitando os pilotos de intensificar ainda mais os seus duelos. A direção de prova optou por terminar a corrida pelo tempo de duração, pois por conta da ação do Safety Car e do início com pista molhada, as voltas no circuito se tornaram muito longas.

Charles foi perseguindo Pérez, o mexicano fritou pneus na volta 46, enquanto o monegasco tinha a traseira do seu carro balançando bastante. Verstappen tinha que remar tudo de novo por conta da sua parada adicional, o holandês concluiu a ultrapassagem em Magnussen.

Durante a volta 51, Verstappen retornou ao top-10, quando fez a ultrapassagem em Bottas e na sequência ganhou a posição de Pierre Gasly. O holandês então se tornou o nono colocado. Pérez ainda era investigado pelo incidente com o Safety Car.

Leclerc cometeu mais um erro na sua volta, quase seguindo para o muro de contenção. Durante o giro 54, Russell fez mais uma parada, instalando os pneus macios.

Na volta 57 Hamilton tentou a ultrapassagem em Vettel e por ter pegado uma parte muito úmida do traçado, espalhou e Vestappen então retornou à oitava posição.

A bandeira quadriculada foi mostrada para Pérez com a conclusão da volta 59. Leclerc deveria ter ficado mais perto de Pérez, mas cruzou a linha de chegada separado por mais de 7 segundos do primeiro colocado. Carlos Sainz completou o pódio.

Bom resultado da McLaren que formou uma dobradinha, com Norris e Ricciardo, ocupando o quarto e o quinto lugar respectivamente. Verstappen ainda concluiu a ultrapassagem em Vettel para ficar com a sétima posição.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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