Na primeira corrida da rodada dupla do Texas Motor Speedway, Scott Dixon não deu chances para a concorrência e venceu pela primeira vez na temporada 2021 da Fórmula Indy, assumindo a liderança do campeonato.
A prova foi pouco movimentada, com os pilotos tendo dificuldades em tentar ultrapassar devido à instabilidade aerodinâmica dos carros e também à faixa de PJ1 que foi aplicada em parte do asfalto da pista texana para provas da NASCAR, mas que deixou o trecho bem escorregadio e que os pilotos evitavam para não rodar.
Os momentos em que a disputa ficou mais embolada foi quando houve as duas bandeiras amarelas. A primeira na volta 56, quando Sebastién Bourdais foi tocado por trás pelo carro de Josef Newgarden e acabou batendo no muro, em meio ao primeiro ciclo de paradas nos boxes.
Bourdais had some help from Josef Newgarden.
Sebastien Bourdais crashes early at @TXMotorSpeedway. Watch @IndyCar on NBCSN: https://t.co/THKlb49aWT pic.twitter.com/dWJIBdJR1A
— IndyCar on NBC (@IndyCaronNBC) May 1, 2021
O outro acidente foi mais perto do fim da corrida, quando James Hinchcliffe perdeu o controle após ser ultrapassado por Felix Rosenqvist e foi na parte escorregadia e parando no muro.
Na última relargada, Scott McLaughlin conseguiu um bom ritmo de corrida e pressionou o compatriota nas voltas finais, mas a experiência de Dixon não permitiu brechas e o piloto da Ganassi saiu vencedor.
Apesar disso, o segundo lugar de McLaughlin foi celebrado pela Penske, já que esta foi a estreia do neozelandês em circuitos ovais, sendo o melhor piloto da equipe do Capitão na prova do Texas.
Na primeira participação brasileira na temporada, os pilotos tupiniquins tiveram um desempenho razoável. Tony Kanaan largou no fim do grid e teve um ritmo competitivo, andando perto do top-10 quase toda a prova e terminou na 11ª posição.
Já Pietro Fittipaldi teve um desempenho mais discreto, evitando riscos e escapando de possíveis confusões, levando seu carro até o fim na 15ª colocação.
Classificação da corrida 1 no Texas
Confira aqui.