ColunistasFórmula 1Post

Schumacher e Giovinazzi vão dividir a função de piloto reserva na Ferrari em 2022

A Ferrari confirmou os seus pilotos reservas e de testes para a temporada 2022, Mick Schumacher e Antonio Giovinazzi vão dividir a função na Scuderia italiana.

Para o próximo ano, Antonio Giovinazzi não estará no grid, a Alfa Romeo não renovou o contrato com o piloto italiano, desta forma ele será substituído por Guanyu Zhou, enquanto ele segue para a Fórmula E, disputando a 8ª temporada do campeonato de carros elétricos. No entanto, Giovinazzi tinha o desejo de manter algum vínculo com a Ferrari, mas também ainda próximo da Fórmula 1. Desta forma ficou acordado que o piloto segue com a Ferrari, atuando como reserva do time. 

Como o calendário do próximo ano conta com 23 corridas, Giovinazzi será escalado para 12 eventos, enquanto Mick Schumacher que vai correr mais uma temporada com a Haas, fica disponível para substituições em 11 provas. Se a Ferrari precisar acionar Schumacher, Pietro Fittipaldi assume o carro da Haas, pois é o piloto reserva do time americano.

Além disso, Mattia Binotto também informou que Antonio Giovinazzi pode ser usado como piloto reserva das equipes que recebem a unidade de potência da Ferrari, portanto o italiano pode prestar serviços para Haas e Alfa Romeo na próxima temporada.

“Ainda posso contar com Antonio porque ele é um bom piloto, provou ser um bom piloto. Antonio terá um programa completo no simulador, para colocá-lo à par do estilo de direção de 2022”, disse Binotto.

Mick Schumacher e Antonio Giovinazzi vão dividir a função de pilotos reservas da Ferrari na próxima temporada da F1 – Foto: reprodução Alfa Romeo

Binotto também esclareceu o motivo para Schumacher se tornar piloto reserva, mesmo com a possibilidade de Giovinazzi estar disponível para a função: Ele é um piloto da Ferrari, não podemos nos esquecer disso. Ele fez parte da nossa Academia de Pilotos. A razão de termos a Academia é identificar o próximo piloto da Ferrari. Ele já fez uma temporada na F1, o que é importante. Mick ao longo da temporada esteve bem, melhorou não só em termos de consistência, mas também em velocidade.”

LEIA MAIS: Retrospectiva – Temporada 2021 da Haas

“Se você observar as últimas corridas, ele estava muito mais perto dos carros da frente e a Haas não desenvolveu o seu carro. O fato dele estar mais perto provou que ele teve um bom crescimento em velocidade. Ele vai guiar os carros de 2022, eles serão muito diferentes do atual em termos de estilo de direção. Será importante ter um piloto que conheça os carros.”

Giovinazzi está seguindo para a Fórmula E, mas pretende estar no grid da Fórmula 1 em 2023, portanto Binotto também está de olho em um possível assento que possa surgir: “Sem dúvida pode haver mais algumas oportunidades para ele encontrar um assento [em 2023]. Há 11 vagas que acho que serão liberadas em 2023. Não estou dizendo que as 11 serão liberadas, mas se olhar o contrato dos pilotos, 11 deles estão terminando ao final de 2022, incluindo o de Carlos, então essa é a situação. É por este motivo que acho importante que ele ainda faça parte do nosso programa na F1 como reserva, seguindo com as atividades no simulador e mantendo-o atualizado sobre os carros de 2022”, concluiu Binotto.

Robert Shwartzman será o piloto de testes da Ferrari no próximo ano – Foto: reprodução Ferrari

A Ferrari ainda aproveitou o momento para confirmar que Robert Shwartzman será piloto de testes da equipe, o russo fechou a sua segunda temporada na Fórmula 2 mantendo o posto de vice-campeão. Shwarzman encerrou a temporada 2021 participando dos testes realizados em Abu Dhabi. No próximo ano o russo dará continuidade aos trabalhos com a Ferrari ao lado dos técnicos e especialistas do time.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo