ColunistasDestaquesPostWEC

Saiba quais são os brasileiros que vão participar das 24 Horas de Le Mans de 2023

Em uma prova centenária, brasileiros marcam a presença em uma das corridas mais icônicas do automobilismo

Uma das provas mais importantes do automobilismo será disputada neste fim de semana na França. As 24 Horas de Le Mans completam em 2023 cem anos de história. Marcas históricas vão participar da prova elevando ainda mais a competição que corresponde a 4ª etapa da temporada 2023 do FIA WEC .

A divisão principal – os Hypercars – contam com 16 carros, entre: Cadillac, Vanwall, Porsche, Toyota, Jota, Ferrari, Peugeot, Action Express e Glickenhaus .

Saiba quais são os Brasileiros que vão participar da prova

Hypercars

#75 FELIPE NASR | MATHIEU JAMINET | NICHOLAS TANDY

Felipe Nasr vai compor o trio do Porsche Penske #75, os pilotos vão guiar o Porsche 963. No pré-teste realizado no circuito francês, a Porsche aproveitou para intensificar o trabalho de configuração do seu equipamento.

Nos últimos anos o piloto brasileiro tem se dedicado as corridas de longa duração, se encontrando nesse mundo depois de ter passado pelas categorias de fórmula, inclusive a Fórmula 1. Até o ano passado Nasr tinha disputado as 24 Horas de Le Mans na LMP2, mas nesta temporada ele estará na classe dos Hypercars. Nasr tem participado em 2023 do IMSA, defendendo a Porsche Penske.

#311 LUIS FELIPE DERANI | ALEXANDER SIMS | JACK AITKEN

Pela Action Express, guiando o Cadillac V-Series.R o brasileiro Pipo Derani, disputará às 24 Horas de Le Mans. O piloto terá ao seu lado o experiente Alexander Sims que abandonou a Fórmula E para se dedicar a esse tipo de competição.

Derani está competindo em 2023 no IMSA ao lado desses mesmos pilotos. Durante às 12 Horas de Sebring o trio faturou uma vitória e foram ao pódio com o 3º lugar na prova de Laguna Seca. O brasileiro também disputou as 24 Horas de Le Mans de 2022 na LMP2.

O paulistano é um dos maiores nomes das corridas de endurance mundial, já tendo vencido as 24 Horas de Daytona (2016), quatro vezes as 12 Horas de Sebring (2016, 2018, 2019 e 2023) e conquistado um vice-campeonato nas 24 Horas de Le Mans (2017). Derani venceu o IMSA Weathertech SportsCar Championship em 2021, principal competição de endurance da América do Norte. O brasileiro parte para a sua 8º participação nas 24 Horas de Le Mans.

LMP2

#28 DAVID HEINEMEIER HANSSON | OLIVER RASMUSSEN| PIETRO FITTIPALDI

Com a Jota, guiando o Oreca 07 – Gibson, Pietro Fittipaldi disputará novamente às 24 Horas de Le Mans. O brasileiro tem se dividido nesse ano em participações no IMSA e WEC.

Fittipaldi que correu no ano passado com Hansson e tem feito a temporada regular do WEC com o piloto suíço.

Recentemente, Pietro Fittipaldi foi um destaque nas 6 Horas de Spa-Francorchamps, quando foi premiado com o troféu de piloto mais rápido da prova. Durante a etapa, Pietro e a equipe estiveram brigando a maior parte do tempo pelo primeiro lugar, além de liderarem algumas voltas.

#35 ANDRÉ NEGRÃO | OLLI CALDWELL | MEMO ROJAS

Guiando o Oreca 07 – Gibson da Alpine o trio disputará às 24 Horas de Le Mans na classe LMP2. O brasileiro realizou a renovação do seu contrato com a equipe francesa em 2023. Negrão sagou-se vice-campeão do Mundial de Endurance na temporada 2022, correndo na categoria principal, a Hypercar. Para a temporada 2023, ele optou por acompanhar a Alpine em seu retorno à competitiva LMP2, divisão que André foi campeão na temporada 2018/1, depois de ter vencido por duas vezes às 24 Horas de Le Mans.

Na edição de 2021, Negão chegou ao pódio na classificação geral, obtendo um terceiro lugar ao lado de Nicolas Lapierre e Matthieu Vaxiviere.

 

GTE AM

#57 TAKESHI KIMURA | SCOTT HUFFAKAR | DANIEL SERRA

Com a equipe Kessel, Serra segue guiando o Ferrari 488 GTE EVO. Os companheiros do brasileiro na última 24 Horas de Le Mans foram para a classe dos Hypercars, enquanto Serra permaneceu em nos GTs.

Na etapa de abertura do campeonato disputada em Sebring, os pilotos conquistaram um pódio ao terminar a prova da 3ª posição.

Daniel Serra, tricampeão da Stock Car é um dos grandes nomes no automobilismo atualmente. Em seu nome, Serra conta com duas vitórias nas 24 Horas de Le Mans (2017 e 2019), além de ter celebrado dois vice em 2020 e 2022. O piloto está dividindo as suas obrigações com a Stock, na busca pelo tetracampeonato.

O brasileiro tenta se manter competitivo em todas as categorias que participa, isso acaba colaborando para ter boas performances tanto na WEC como na Stock Car. A Ferrari também está inscrita no GT World Challenge Europa, com Serra compondo o trio ao lado de Antonio Fuoco e Davide Rigon.

Programação para às 24 Horas de Le Mans – WEC – Foto Ale Ranieri BP
Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo