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Russell supera Verstappen e Piastri para celebrar pole em Singapura com a Mercedes

Quebrando as expectativas, Russell foi o dono das duas melhores voltas no circuito de Marina Bay

George Russell confirmou o forte desempenho da Mercedes no TL3, para conquistar a sua sétima pole da carreira no Circuito de Singapura. O britânico imprimiu um ritmo forte no Q3 e foi o único capaz de superar a sua própria marca. Usando um segundo jogo de pneus macios novos, o competidor conseguiu atingir a marca de 1m29s158.

Foi Max Verstappen que desafiou o piloto que desafiou Russell, mas o neerlandês precisou se contentar com o segundo lugar ao anotar a marca de 1m29s340. A classificação e disputa da pole foi realmente acirrada, mas para a McLaren, Oscar Piastri ressaltou que o terceiro lugar neste circuito era tudo o que eles tinham, o australiano ficou separado por 0s366 do líder, depois da diferença mínima no TL3.

Andrea Kimi Antonelli conseguiu mais um bom resultado e vai iniciar o GP de Singapura do quarto lugar. Lando Norris foi o quinto coloca, com os segundo carro da McLaren, enquanto Lewis Hamilton apareceu em sexto com a Ferrari, seguido por Charles Leclerc em sétimo. A dupla da Ferrari acreditava em um resultado melhor nessa pista, mas a última sessão de treinos livres já dava uma pista dos problemas – para o monegasco foi ainda mais complicado e ele esteve pendurado no Q2, quando perdendo a vaga para o Q3.

Oliver Bearman foi o nono coloca com a Haas, enquanto Fernando Alonso obteve uma décima posição com a Aston Martin, brigando pelo resultado, depois de sessões de treinos livres expressivas.

A Fórmula 1 retorna neste domingo às 09h pelo horário de Brasília, para disputa da 18ª etapa da temporada 2025.

Saiba como foi a Classificação do GP de Singapura

Max Verstappen foi o mais rápido do TL3, mas com uma mínima diferença entre ele, Oscar Piastri, George Russell, Andrea Kimi Antonelli e Lando Norris.

Quando a sessão foi iniciada, a temperatura na pista estava na casa dos 35 °C, com 30 °C no ambiente.

Q1

Ao longo dos treinos livres, os pilotos relataram o superaquecimento dos pneus e da dificuldade de completar uma volta rápida sem danificar o seu conjunto. Rapidamente a dupla da Williams tomou o traçado, acompanhados por Lance Stroll, e os pilotos da Alpine, dessa forma, Carlos Sainz anotou 1m31s015.

Na primeira volta rápida de Max Verstappen, o neerlandês já tomou a liderança com o tempo de 1m30s317, com Lewis Hamilton na segunda colocação, acertando o último setor do circuito para conseguir a marca de 1m30s562, logo depois de um erro.

A sessão seguia bem dinâmica, com alguns pilotos que esperaram um pouco mais de tempo para abrir as suas voltas rápidas, pintando no topo da tabela, como aconteceu com Oliver Bearman que superou Hamilton com o tempo de 1m30s450.

Assim que todos os pilotos completaram uma volta rápida, com exceção de Kimi Antonelli que abortou uma volta por encontrar com Sainz em pista, os dez primeiros eram: Norris, Hadjar, Verstappen, Hamilton, Leclerc, Bearman, Piastri, Russell, Sainz e Lawson. Assim que o italiano fechou o giro rápido, ocupou o segundo lugar, com uma diferença de 0s104 para Norris (1m29s932).

Na zona de corte apareciam: Bortoleto, Hülkenberg, Ocon e Gasly. Os pilotos passaram pelos boxes para instalação de um novo jogo de pneus macios.

Restando apenas um minuto para o final, Hamilton tomou a ponta com o tempo também na casa de 1m29s765. Após Pierre Gasly sofrer com um problema e provocar uma bandeira amarela na curva 11, o Q1 foi encerrado. Hülkenberg conseguiu avançar para o Q3, enquanto Bortoleto até melhorou a sua volta, mas foi apenas o décimo sexto.

A Aston Martin, que chamou a atenção nos treinos livres, enfrentou certa dificuldade para ter Fernando Alonso no Q2, o espanhol foi apenas o décimo quarto colocado.

Q2

O início do Q2 foi atrasado, não apenas para a remoção do carro de Pierre Gasly, mas para checagem das voltas rápidas em bandeira amarela.

Em suas primeiras voltas rápidas, Verstappen não deixou espaço para os rivais e anotou 1m29s747. Atrás do neerlandês ainda existia uma disputa, Piastri pegou o segundo lugar, com o 1m29s823, enquanto Hamilton conseguiu superar Norris e se tornou o terceiro colocado com 1m29s936m contra 1m30s008 do piloto da McLaren.

Hadjar foi empurrado para o quinto lugar, seguido por Alonso, Russell, Sainz, Hülkenberg e Bearman. Leclerc tentava se livrar de uma eliminação, ocupando o décimo terceiro lugar, depois de um leve toque na barreira de contenção. O monegasco, além de trabalhar com os pneus usados do Q1, queimou um jogo de macios novos do Q2 e não obteve um bom resultado.

A Ferrari preparou Leclerc para uma nova saída, fornecendo um novo jogo de pneus macios. O monegasco conseguiu se livrar de uma eliminação, com a sexta colocação conquistada. Com esse resultado, Nico Hülkenberg caiu para o décimo primeiro lugar, dessa forma no Q3 não teria nenhum representante da Sauber ou Williams.

Q3

Para o Q3, Leclerc, Bearman e Alonso precisaram usar pneus macios do Q2 em sua primeira tentativa de volta rápida, enquanto os demais estavam com pneus novos.

George Russell era o dono da pole provisória com a marca de 1m29s165. Mesmo Verstappen que estava comandando as sessões, ficou separado por 0s175 do piloto da Mercedes. Oscar Piastri tomou a terceira colocação com a marca de 1m29s524, com um leve toque na barreira de conteção. Antonelli era o quarto colocado, seguido por Norris, Hamilton, Leclerc, Hadjar, Bearman e Alonso. O trabalho do francês da Racing Bulls foi tão forte, que ele tinha mais um conjunto de pneus novos, para tentar melhorar a sua posição para o domingo.

Em uma nova saída dos boxes, todos com pneus macios novos, com exceção de Lewis Hamilton, partiram para a sua tentativa de volta rápida. Para a dupla da Ferrari não deu, dessa forma, o britânico e o monegasco tiveram que contentar com o sexto e sétimo lugar, respectivamente.

Russell melhorou a sua marca, confirmando a pole por 1m29s158, enquanto Verstappen que até foi bem no primeiro setor do circuito, resolveu abortar a volta em seu final, ficando com o 1m29s340. Embora Piastri esteja na segunda fila, chama a atenção o desenvolvimento da Red Bull em um circuito que Max Verstappen nunca venceu. O australiano até ressaltou que era apenas isso que eles tinham para oferecer hoje.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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