A equipe Williams enfrentou um revés importante neste sábado (4), após a desclassificação de Alexander Albon e Carlos Sainz da sessão que definiu o grid de largada para o Grande Prêmio de Singapura. Ambos os pilotos perderam seus resultados — 12º e 13º lugares, respectivamente — depois que os carros foram analisados e atestaram estar fora dos padrões exigidos pelo regulamento técnico da Fórmula 1 durante as verificações pós-classificação.
Após um fim de semana de destaque no Azerbaijão, onde Sainz conquistou a segunda posição para a largada, além de um pódio para a Williams, os pilotos da equipe de Grove não conseguiram chegar ao Q3.
De acordo com o relatório do delegado técnico da FIA, Jo Bauer, as posições ajustáveis do elemento superior da asa traseira de ambos os carros excederam o limite máximo permitido de 85 mm em estado de DRS aberto, em ambos os lados da área externa da peça. O caso representa uma violação direta do Artigo 3.10.10 (g) do Regulamento Técnico da F1, que define as dimensões permitidas do sistema de redução de arrasto.
O documento:
“Durante as verificações técnicas pós-classificação, constatou-se que a asa traseira do carro não estava em conformidade com o Regulamento Técnico. As posições ajustáveis do elemento superior da asa traseira foram verificadas. O DRS, no estado de acionamento, excedeu o limite máximo de 85 mm em ambos os lados da área externa da asa traseira.”
“Na audiência, o Competidor admitiu que, embora sua própria medição antes da classificação tivesse mostrado que o componente estava dentro da tolerância, a medição posteriormente realizada pelos Oficiais da FIA revelou uma folga maior do que o permitido e, portanto, a asa traseira não estava em conformidade com a dimensão exigida.”
“O Competidor não contestou o procedimento de medição, a metodologia ou a precisão do equipamento de medição utilizado pela FIA. O Competidor aceitou integralmente os resultados da medição da FIA e reconheceu que a asa traseira instalada no carro não estava em conformidade com os requisitos do Regulamento Técnico.”
“Consequentemente, é imposta a penalidade padrão aplicável a infrações técnicas.”
Durante a audiência com os comissários, a equipe admitiu que suas medições internas antes da classificação mostravam conformidade, mas reconheceu que as verificações conduzidas pela FIA indicaram valores acima do permitido. A Williams não contestou o procedimento ou a metodologia aplicada pela Federação e aceitou integralmente a decisão.
O chefe de equipe da Williams falou sobre o caso depois do término da classificação: “Durante as verificações técnicas da FIA após a classificação, as asas traseiras de ambos os nossos carros foram reprovadas nas verificações de folga dos slots do DRS. Como resultado, Alex e Carlos foram desclassificados da classificação para o Grande Prêmio de Singapura de amanhã. Isso é extremamente decepcionante para a equipe e estamos investigando urgentemente como isso aconteceu.”
“Em nenhum momento buscamos vantagem de desempenho, e as asas traseiras já haviam passado por nossas próprias verificações no início do dia, mas há apenas uma medida que importa e aceitamos plenamente a decisão da FIA. Temos um carro capaz de marcar pontos aqui neste fim de semana e faremos tudo o que pudermos para lutar no final do grid amanhã, e revisaremos imediatamente nossos processos para garantir que isso não aconteça novamente.”
“Com isso, a dupla da Williams larga do final do grid, odos os outros competidores que estavam atrás da dupla ganham duas posições para a largada. Gabriel Bortoleto, que se classificou em 16°, vai iniciar o evento da 14ª posição.
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.
I am truly thankful to the owner of this web site who has shared this fantastic piece of writing at at this place.