O GP de Singapura foi uma prova extremamente parada, consequência de um novo evento sem interferência do Safety Car ou uma bandeira vermelha. Os duelos se concentraram no começo da corrida e na parada de box. George Russell celebrou a sua quinta vitória na Fórmula 1 com a Mercedes, em uma prova muito consistente da sua parte.
Entre os líderes, Russell foi um dos que mais sofreu no começo da corrida com o desgaste dos pneus médios. Acreditava-se que o competidor poderia permanecer mais tempo na pista pela escolha, mas quando ele perdeu rendimento, a equipe chamou o competidor aos boxes. A parada de Verstappen aconteceu na volta 20 – enquanto Russell foi chamado seis voltas depois.
Para o final da corrida, embora Russell não pudesse em nenhum momento esquecer da aproximação de Max Verstappen e Lando Norris, eles conseguiu manter uma boa distância para os rivais, mas ressaltou que a corrida foi bem complicada de ser administrada. Os últimos giros da prova se resumiram a um duelo intenso entre Verstappen e o piloto da McLaren, onde o neerlandês tentou de todas as formas evitar uma ultrapassagem.
Norris foi até o final atacando Verstappen, mas não conseguiu encontrar um espaço para a ultrapassagem e captalizar mais alguns pontos para a sua prória disputa pelo título. Oscar Piastri ficou como o quarto colocado, após um descontentamento muito grande da atitude de Norris na largada. Com o resultado dos seus dois pilotos a McLaren faturou o título do Mundial de Construtores, o 10° nestes 75 anos de Fórmula 1.
Andrea Kimi Antonelli foi o quinto colocado com a Mercedes, acompanhado por Charles Leclerc da Ferrari. A batalha do time italiano, foi com o segundo carro da Mercedes; embora Leclerc tenha realizado uma boa largada, ele foi superado por Antonelli próximo ao final da corrida.
A Ferrari também tentou uma estratégia diferente para cima de Antonelli com Lewis Hamilton, mas o final da corrida se densenvolveu de um jeito cruel com o heptacampeão mundial, que sofreu um problema com os freios e se arrastou até a linha de chegada, devolvendo não apenas a posição para Leclerc, mas quase sendo superado por Fernando Alonso.
Em uma corrida sofrida, mas com uma manobra que marcou a prova, Alonso conseguiu a oitava posição para a Mercedes. Também celebram a participação nos pontos, Oliver Bearman com a Haas e Carlos Sainz da Williams. O piloto espanhol tirou Isack Hadjar da zona de pontuação, com a aposta da equipe de Grove de instalar pneus macios para o final da corrida.
A Fórmula 1 realiza uma breve pausa, para retornar entre os dias 17 e 19 para disputa do GP dos Estados Unidos, no Circuito das Américas.
Saiba como foi o GP de Singapura
George Russell se confirmou como pole da etapa, conseguindo derrotar Red Bull e McLaren. O piloto fez uma classificação tão forte, onde ele foi o único capaz de superar a sua primeira marca obtida no início do Q3. Max Verstappen ficou com a segunda colocação para a largada, enquanto Oscar Piastri foi o terceiro colocado. Para completar ainda mais a situação de Lando Norris, o competidor ficou apenas na terceira-fila, logo atrás de Andrea Kimi Antonelli.

Começaram dos boxes, Alexander Albon e Pierre Gasly, pois Williams e Alpine optaram por fazer alterações nos carros dos seus pilotos. No caso da Williams a mudança foi ‘aproveitando’ a desclassificação que os seus dois pilotos lidaram, enquanto no carro do francês, foi movida pela classificação ruim.
Antes do início da prova, a chuva caiu no circuito, deixando alguns trechos do traçado molhado. No entanto, no momento da largada eles enfrentavam condições secas, o radar apontava uma chance de chuva na casa de 30%. Isso colaborou para influenciar a escolha dos pneus para o começo da corrida, foram com os pneus macios, Max Verstappen, Isack Hadjar, Fernando Alonso, Yuki Tsunoda, Lance Stroll e Franco Colapinto. Apenas Alexander Albon apostou nos pneus duros novos, enquanto o restante do pelotão estava de médios.
LAP 1/62
Norris made contact with Verstappen and Piastri on the first lap! 😱#F1 #SingaporeGP pic.twitter.com/DdiXJbwpem
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Largada autorizada, Russell manteve a ponta, assim como Verstappen que decidiu ficar apenas com o 2° lugar. Norris por sua vez, fez uma excelente largada e ganhou a posição de Andrea Kimi Antonelli e Oscar Piastri, após uma abordagem mais agressiva no começo da prova. O piloto britânico da McLaren tocou com o seu companheiro de equipe e também com o neerlandês, danificando o direcional da asa dianteira.
LAP 5/62
A closer look at the damage to Lando Norris’ front wing endplate, after contact on the first lap 😳#F1 #SingaporeGP pic.twitter.com/jiBqERNpyt
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Charles Leclerc também fez uma boa largada, onde o piloto monegasco saltou para o 5° lugar, jogando Andrea Kimi Antonelli para a 6ª posição. Lá do meio para o final do grid, Colapinto também começou bem, ganhando três posições, enquanto Yuki Tsunoda perdeu quatro, aparecendo no 17° lugar.
Com quatro voltas, os dez primeiros eram: Russell, Verstappen, Norris, Piastri, Leclerc, Antonelli, Hamilton, Alonso, Hadjar e Bearman. A prova continuou avançando, enquanto Isack Hadjar tentava recuperar o 8° lugar perdido para Fernando Alonso, depois de um toque do francês com Oliver Bearman.
No rádio, Piastri reclamava da postura de Norris para conseguir as posições que ganhou na largada, enquanto os comissários decidiram que não era necessário investigar o incidente do começo da prova. Na oitava volta, Russell, permanecia como líder, com mais de 4 segundos de vantagem para Verstappen. A distância de 1s8 segundos marcava a diferença do neerlandês para Norris.
📻 “That wasn’t very team like”
Oscar Piastri is not too impressed over the radio currently with how the first lap panned out 😳#F1 #SingaporeGP pic.twitter.com/EF8KwncTc1
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Contact between the top-three title protagonists!
Let’s take a look at the onboard of the race start from Lando Norris’ view 👀⬇️#F1 #SingaporeGP pic.twitter.com/1LZvbQFzCO
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Após 14 voltas, a Red Bull chamou Yuki Tsunoda para a instalação dos pneus duros. A Sauber também aproveitou o momento para a instalação dos pneus duros em Gabriel Bortoleto, mas a troca do brasileiro foi lenta, pela substituição da asa dianteira. Em teoria, a Red Bull parou o piloto japonês, para entender como estavam os pneus macios, antes de fazer a parada de Verstappen lá na frente. A Alpine chamou Colapinto no giro seguinte.
LAP 14/62
Yuki Tsunoda is heading into the pit lane, and Gabi Bortoleto shortly does so too with visible front wing endplate damage! 🤯
It looks like the damage to the Kick Sauber was from the first lap#F1 #SingaporeGP pic.twitter.com/kXlvBpVD0Y
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Com 16 voltas, Russell tinha colocado mais de 8 segundos em Verstappen, com o tempo crescendo ainda mais. Verstappen por sua vez, notava a aproximação de Norris, com a diferença entre deles caindo para menos de 1s2.
A McLaren apostou em um blefe, tentando levar a Red Bull para os boxes, mas com a equipe fazendo o seu jogo, o time não caiu na dos rivais.
Na volta 20, Verstappen se lançou para os boxes, instalando os compostos duros, o neerlandês caiu para a sétima posição, ficando à frente de Fernando Alonso. Norris, por sua vez, se tornou o segundo colocado, tentando andar mais rápido, para ganhar essa diferença para o competidor da Red Bull.
LAP 20/62
Red Bull blink first and bring Max Verstappen into the pits! He *just* makes it out ahead of Fernando Alonso 🤏#F1 #SingaporeGP pic.twitter.com/hYoSHxV10I
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Em um duelo diferente, a Racing Bulls chamou Isack Hadajar para os boxes no giro 21. O francês também contava com os pneus duros e estava retornando à frente de Colapinto – que já tinha parado e contava com pneus médios. Da turma da frente, Leclerc, trocou os pneus na volta 22, mas o monegasco retornou atrás de Nico Hülkenberg, que era o nono colocado. O monegasco estava no tráfego, conseguiu se livrar rapidamente do adversário, para progredir na pista, tentando chegar em Oliver Bearman.
Para sorte de Leclerc, a Haas tirou Bearman da sua frente. Por sua vez, Hamilton parou na volta 25 e diferente da troca do monegasco, a do heptacampeão mundial durou 3s5. O competidor retornou logo à frente de Liam Lawson, mas atrás de Hülkenberg.
Reclamando dos pneus e de sua operação, Russell precisou se livrar dos pneus médios, para contar com os pneus duros. O britânico assumiu a terceira posição, enquanto isso, a Mercedes também aproveitou para fazer a troca de Antonelli, evitando que o italiano atrapalhasse o companheiro de equipe no retorno ao traçado.
Norris então fez a sua substituição de pneus na volta 27, o britânico foi devolvido atrás de Verstappen, com uma distância de 5 segundos entre eles, mas que diminuia logo depois. Na volta seguinte, a McLaren fez a troca de pneus de Piastri, em uma substituição que durou 5s2 por conta de problemas para trocar o pneu dianteiro direito e o traseiro esquerdo. Um problema que tem perseguido a McLaren nas últimas corridas.
LAP 27/62
It’s a slow stop for Oscar Piastri, stopped for 5.2 seconds ⏱️
Norris pitted from the race lead the lap before, followed by Piastri a lap later! 🔧#F1 #SingaporeGP pic.twitter.com/tXQHC9LpfH
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Avançando para a volta 31, os dez primeiros eram: Russell, Verstappen, Norris, Piastri, Leclerc, Antonelli, Hamilton, Lawson, Stroll e Sainz.
Com 37 voltas, Hadjar e Alonso duelavam pela 13ª colocação, o competidor espanhol avançou com uma bela ultrapassagem para cima do francês – que lidava com um novo problema de motor. Alonso se divertiu com o momento e mencionou que merecia o “troféu de herói da corrida”.
Na volta 42, a distância entre Norris e Verstappen que tinha caído para pouco mais de um segundo, subiu mais uma vez para 2s6, por conta de um erro do britânico. No fim do grid, alguns duelos aconteciam, como o travado entre Albon e Alonso, mas o piloto tailandês levou a pior, travando os pneus e precisando trocar os compostos na volta 44. Mais uma questão de corrida acontecia entre os pilotos da Sauber e Alpine e Esteban Ocon, que formavam um único bolo, por conta da ação do DRS.
LAP 43/62
Another broken front wing endplate! Thankfully, the debris from Hulkenberg’s car stays away from the racing line 😳#F1 #SingaporeGP pic.twitter.com/U5ICvCylw0
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Hülkenberg até deu um sustinho na galera, rodando no giro 45, quando tentava fazer a ultrapassagem em Colapinto. O alemão precisou ir aos boxes substituir um pneu duro de 19 voltas. Foi nesse exato momento que Norris começou a rodar abaixo de 1 segundo, podendo atacar Verstappen pela 2ª colocação. O piloto da Red Bull só tinha uma folga, pois por conta dos retardatários, tinha o poder de também usar o DRS para defesa.
LAP 44/62
Nico Hulkenberg has a dramatic spin at Turn 7, but keeping out of the wall! 🤯🔄#F1 #SingaporeGP pic.twitter.com/S8BF1PLdcM
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Com 49 voltas, os dez primeiros eram: Russell, Verstappen, Norris, Piastri, Leclerc, Antonelli, Hamilton, Alonso, Sainz e Bearman. Hamilton tinha parado uma segunda vez, contando com um jogo de pneus macios para o final da prova, para tentar ultrapassar Antonelli e ganhar a sexta colocação.
Sainz fez uma prova com 50 voltas com os pneus médios, esperando um Safety Car para conseguir um resultado melhor para a Williams, depois da desclassificação. O espanhol retornou em décimo quinto, superando Lance Stroll na sequência. Carlos tentava ganhar mais algumas posições, por conta dos novos compostos macios novos para o final da corrida.
Chales Leclerc foi superado por Antonelli, caindo para o sexto lugar, enquanto Hamilton estava separado por cerca de 1s2 do monegasco, esperando uma ação para ver como se desenvolveria o final da prova para a dupla da Ferrari. Leclerc, abriu para o companheiro de equipe, deixando com que o heptacampeão mundial fosse para cima do competidor da Mercedes.
No penúltimo giro, depois de Hamilton reclamar dos freios e perder todo o trabalho de aproximação que tinha feito para cima de Antonelli, o heptacampeão mundial devolveu a posição para o companehro de equipe, brigando para chegar ao final da corrida em decorrência dos problemas nos freios.
Como esperado, Russell cruzou a linha de chegada com uma folta de 5 segundos, enquanto Verstappen conseguiu segurar a pressão de Norris e ficar com a segunda colocação. Piastri fez a sua corrida isolada, sem incomodar Noris e não precisou lidar com Antonelli.
George never looked back! 🙌
Here’s your points-finishers from the Singapore Grand Prix 📈#F1 #SingaporeGP pic.twitter.com/ZWENfzdvHo
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