Nesta segunda-feira (13) em Berlim, a Fórmula E realizou mais uma edição do teste de novatos. Robert Swartzman terminou a atividade com a DS Penske na liderança, comandando as sessões da manhã e da tarde.
Pela manhã Shwartzman obteve a marca de 1m02s150, seguido por Felipe Drugovich com o carro da Maserati, separado por 0s071 do piloto de Israel. Frederik Vesti que era o segundo colocado, acabou sendo superado pelo brasileiro nos últimos 20 minutos de sessão.
As atividades no Aeroporto de Tempelhof começaram às 9h local, em um clima agradável. Algumas equipes levaram certo tempo até liberar os seus pilotos para o traçado, mas Shwartzman foi um dos primeiros competidores a invadir o traçado.
A tabela de tempos começou a mudar com os pilotos acelerando um pouco mais pelo circuito e melhorando as suas marcas. Foi a oportunidade de Gabriele Mini surgir na ponta da tabela, guiando um equipamento reconstruído durante a noite, após a batida de Sacha Fenestraz na Corrida 2 de Berlim. O carro #23 precisou passar pela substituição do monochoque, após o acidente que envolveu o franco-argentino e Norman Nato.
Frederik Vesti com o equipamento da Mahindra, estabeleceu uma nova melhor marca, quando a atividade se encaminhava para a segunda hora.
Pouco depois, a sessão precisou ser paralisada em decorrência da batida de Dries Vanthoor (Envision) que bateu na barreira de proteção da curva 3. O carro precisou ser removido da pista e encaminhado para os boxes com o auxílio do guincho, sem ter mais a asa dianteira, que ficou quebrada com o impacto. Foram cerca de 15 minutos de duração da bandeira vermelha, até que pista fosse liberada mais uma vez.
🔴 RED FLAG 🔴
The Rookie Test session comes to a stop as Vanthoor hits the barriers in Sector 1.#BerlinRookieTest
— Formula E (@FIAFormulaE) May 13, 2024
Quando o traçado voltou a receber o tráfego normal, Shwartzman não perdeu tempo e tomou a ponta. Depois disso, o piloto com o carro da DS Penske não deixou mais a ponta. Se mostrava confortável, principalmente após participar do TL0 com a equipe em Misano.
Drugovich que está com a agenda cheia em 2024, arrumou tempo para fazer mais uma sessão com Maserati. O piloto conseguiu a marca de segundo mais rápido pela manhã, colaborando com as avaliações da Maserati. O campeão da Fórmula 2 de 2022, foi o líder das atividades realizadas no ano passado e deixou a sua contribuição em feedback para a equipe.
Com Vesti terminando a sessão no terceiro lugar, foi acompanhado por Sheldon van der Linde (Jaguar), Gabriele Mini (Nissan) e Kush Maini (Mahindra), sendo os seus primeiros na tabela de tempos.
Marta García (ERT) que passou o fim de semana competindo na FRECA, na prova realizada em Hockenheim, seguiu para Berlim para trabalhar com a equipe que convidou a pilota espanhola para a sessão. A campeã da F1 Academy de 2023 ficou com a 21ª posição em sua primeira rodada de testes, completando o programa de coleta de dados e desenvolvimento do time pela manhã.
Ao todo, os pilotos completaram 1099 voltas, apenas na sessão matinal de três horas.
Here's how the rookies are looking after the first session this morning 👀
Keep an eye out for this afternoon's results! #BerlinRookieTest
— Formula E (@FIAFormulaE) May 13, 2024
Vespertina
Após duas horas de pausa, a segunda sessão do dia foi iniciada. Mini estabeleceu o melhor tempo logo no início e se manteve na ponta por algum tempo.
Cerca de meia hora depois, a sessão foi marcada por mais uma bandeira vermelha, Felipe Drugovich ficou parado entre as curvas 4 e 5. O brasileiro não bateu na barreira de contenção como aconteceu pela manhã com Vanthoor, mas enfrentava um problema técnico. Novamente a equipe de pista precisou entrar em ação para a retirar o equipamento da pista.
Drugovich out of the car ❌
Rookie Test Session 2 has restarted, but the @maseratimsg man remains in the garage.#BerlinRookieTest pic.twitter.com/ck7hsVg1Ip
— Formula E (@FIAFormulaE) May 13, 2024
Após uma verificação realizada pela Maserati, cerca de meia hora depois o brasileiro conseguiu retornar ao traçado.
Quando a sessão chegava na metade, ocorria uma movimentação no começo da tabela, com Shwartzman tirando Maini da liderança. Enzo Fittipaldi que estava treinando com o carro da Jaguar, surgiu na terceira posição, com Vesti logo atrás. Então, Sheldon van der Linde encaixou um bom giro com o outro carro da Jaguar, surgindo na segunda posição.
Jonnny Edgar (DS Penske), Shwartzman e Fittipaldi passaram por uma investigação dos comissários da FIA, por não seguir as regras, mas logo a verificação ficou de lado e atividade seguiu.
Drugovich que estava com o carro alinhado em pista, partiu para a terceira posição, em mais uma boa exibição com o carro da Maserati. No entanto, Jak Crawford conseguiu melhorar a sua marca pessoa, saltando para o segundo lugar, desta forma Van der Linde foi empurrado para o terceiro lugar, com Drugovich em quarto.
Caio Collet teve a sua segunda chance de guiar o carro da Nissan, o brasileiro atua nos simuladores da equipe, ajudando a dupla de pilotos a ter a melhor performance em pista. Pela manhã o competidor foi o nono colocado com a marca de 1m02s534, enquanto ocupou a 10ª posição na atividade realizada a tarde anotando 1m02s376.
Enzo Fittipaldi teve o seu primeiro contato com o carro da Jaguar em Berlim, o piloto que corre atualmente na Fórmula 2, ficou na 13ª posição pela manhã (1m02s685), enquanto foi o 6º colocado na atividade vespertina com a marca de 1m02s211.
A job well done by all our rookies! 👏@ShwartzmanRob makes it two for two as the @ds_penske_fe man tops both test sessions.
Read the full session report 👇#BerlinRookieTest
— Formula E (@FIAFormulaE) May 13, 2024