Um dos destaques da temporada de 2021 da Fórmula Indy, o neerlandês Rinus Veekay sofreu um acidente na última segunda-feira enquanto treinava de bicicleta. O piloto da Ed Carpenter Racing sofreu uma fratura na clavícula esquerda e está em observação no hospital.
Apesar de Veekay estar consciente e se recuperando bem, os médicos da categoria vetaram a participação do neerlandês da próxima etapa da temporada da Indy, que será no próximo domingo, no circuito de Road America.
First of all, thank you all so much for all the messages. The surgery has been successful, however I’m not medically cleared to participate in this weekend’s race in Road America. Very gutted about it, but all the best to @Oliver_Askew who’ll take my place in the #21 this weekend pic.twitter.com/MpUdymMeWw
— Rinus VeeKay (@rinusveekay) June 16, 2021
O chefe de equipe e também piloto da própria escuderia, Ed Carpenter lamentou o acidente, mas torce pela melhora de Veekay, que é o quinto colocado na classificação do campeonato: “Desejamos uma pronta recuperação do Rinus. É uma pena que ele perderá esta etapa, mas logo virá mais forte”, ponderou.
Para o seu lugar, a ECR chamou o americano Oliver Askew para correr no carro na etapa que será realizada em Elkhart Lake. Campeão da Indy Lights em 2019, Askew disputou a temporada do ano passado pela McLaren SP, mas foi dispensado no fim do certame, após ter um desempenho abaixo do esperado e também por um desentendimento sobre seu estado de saúde após um acidente sofrido nas 500 Milhas de Indianápolis.
O jovem americano disputa a temporada da IMSA pela classe GT Daytona, mas participou da última etapa da Indy, na segunda prova de Detroit, correndo justamente pela McLaren SP, em substituição a Felix Rosenqvist, que se machucou em um acidente na primeira corrida do fim de semana anterior. Askew largou no fim do pelotão e teve um desempenho discreto, até abandonar por problemas mecânicos.