A Renault anunciou nesta segunda-feira (11) que Cyril Abiteboul deixará o time. Em 2021 a equipe será conhecida como Alpine, o chefe de equipe que comandou e supervisionou a Renault desde 2016, está deixando o Grupo Renault.
A posição de chefe de equipe não foi definida, a equipe está passando por uma reestruturação interna. O cargo pode ser ocupado pelo atual diretor executivo Marcin Budkowski.
O CEO da companhia, Luca de Meo, aproveitou o momento para divulgar que Laurent Rossi, ex-diretor de estratégia de desenvolvimento de negocios da Renault, será o CEO da Alpine, se reportando para De Meo.
“Gostaria de agradecer ao Gropo Renault por ter confiado em mim por muitos anos, principalmente com o relançamento e reconstrução da equipe desde 2016. A base sólida da equipe e tudo o que foi construído na França e na Inglaterra ao longo desses anos, a evolução estratégica do esporte para um modelo economicamente mais sustentável e, mais recentemente, o projeto Alpine que proporciona um sentido renovado de significado e dinamismo, todos apontam para uma trajetória muito boa.” disse Abiteboul.
“Gostaria de agradecer a Luca de Meo por me envolver na construção da Alpine e desejo à nova estrutura todo sucesso.
De Meo acrescentou: “Gostaria de agradecer calorosamente a Cyril por seu envolvimento incansável, que levou a equipe Renault F1 do penúltimo lugar em 2016 aos pódios na temporada passada.
“Seu notável trabalho na F1 desde 2007 nos permite olhar para o futuro, com uma equipe forte e a nova identidade Alpine F1 Team para conquistar os pódios este ano.”
Abiteboul trabalhou na Renault por 20 anos, o seu desligamento não era esperado, a aposta na verdade girava em seu afastamento de atividades diárias na empresa.
No entanto, com o retorno do time em 2016, acreditava-se que a Renault conseguiria obter um desempenho melhor, além dos resultados que eles já conseguem obter regularmente. A Renault apresentou um bom crescimento se comparado ao retorno caótico, desde 2016 quando terminou na nona posição do campeonato, a equipe seguiu batalhando por uma posição melhor na competição. Em 2020 eles conquistaram três pódios, evoluindo muito na competição, para brigar diretamente com a McLaren e a Racing Point.
Fernando Alonso retorna para a equipe em 2021 como piloto titular, o time espera um crescimento ainda melhor, com chances mais palpáveis no campeonato.
BREAKING: Cyril Abiteboul departs Renault ahead of the team’s re-branding as Alpine in 2021#F1 pic.twitter.com/QrqCmrad1n
— Formula 1 (@F1) January 11, 2021