ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Red Bull vai introduzir uma nova atualização para o RB19 na Hungria

Com as modificações que serão realizadas na Hungria, a Red Bull espera ganhar dois décimos por volta

Restando duas corridas para o início das férias de verão, os times buscam deixar uma marca positiva até o GP da Bélgica. A Red Bull tem dominado o Campeonato de 2023 com o RB19 de forma brilhante, são dez vitórias em dez corridas e segue respondendo bem nas últimas pistas que passou.

A atuação de Max Verstappen é um destaque, enquanto Sergio Pérez tem falhado de forma constante nas classificações. O mexicano usou as últimas semanas para se preparar para o GP da Hungria e Bélgica, tentando se colocar nos trilhos outra vez.

De acordo com a revista alemã Auto Motor und Sport, o time austríaco vai introduzir uma grande atualização no RB19. Por contar com um equipamento tão bom, mesmo que a Red Bull lide com algum tipo de flutuação de desempenho, tudo fica mascarado por conta da vantagem que eles estabeleceram para o restante do pelotão.

As últimas corridas que foram realizadas em circuitos permanentes, fizeram algumas equipes acreditarem que estavam se aproximando mais da Red Bull. Talvez por realizarem apenas uma parcela de modificações ou apenas pela necessidade de se segurar nos limites de pista, o time austríaco parecia estar freando. No entanto, com o atual projeto dos taurinos, eles têm uma liberdade maior para escolher onde ganhar e onde perder, mas ainda extraem o melhor do carro em diferentes pistas.

Mercedes, Ferrari, McLaren e Aston Martin tem realizado uma série de mudanças em seus carros, em busca de se tornarem mais competitivos.

Mesmo com as restrições de utilização do túnel de vento, gerada pela penalidade por ter extravasado o teto orçamentário, a Red Bull ainda contava com um carro competitivo desde o início da temporada. O RB18 já era um carro muito forte, pois a equipe foi uma das que melhor compreendeu o efeito-solo. Diferente dos adversários que lidaram com uma série de problemas e questões para resolver, a equipe austríaca foi trilhando um caminho bem assentado.

A Red Bull planeja atualizações para o GP da Hungria – Foto: reprodução

É exatamente o que essa fala de Christian Horner traduz: “Felizmente, chegamos com um pacote competitivo no início da temporada. Caso contrário, teria sido um presente para nós com as restrições. Temos que escolher com cuidado o que realmente estamos testando e trazendo. Muitos recursos já foram transferidos para o carro do próximo ano.”

 

Hoje é fácil acreditar que a Red Bull vai vencer todas as provas do Campeonato, só perde se cometer um erro muito grandioso ou se o carro/motor apresentar alguma falha.

Para a Hungria, acredita-se que o novo pacote da Red Bull vai render ao time pelo menos 2 décimos por volta. A atualização vai modificar a carenagem do carro, entradas de ar lateral – os sidepodes – também devem ser reformulados, passando por uma grande intervenção, com modificações que vão ficar visivelmente claras.

Como várias equipes forneceram atualizações para os seus carros e alguns até investiram no conceito da Red Bull para implementar em seus carros, o time austríaco, principalmente Adrian Newey pode ter encontrado conceitos que podem ser melhor aplicados no RB19. Em um grid que vários estão em busca de melhorar a competitividade do seus carros, é natural a Red Bull também pensar em novas soluções para manter uma boa distância para os adversários.

No entanto, qualquer modificação nesses carros é realizada com certa cautela, pois precisam bater os dados dos túnel de vento com a performance em pista. Além disso, mesmo ao implementar uma atualização, nem sempre ela responde da forma desejada, dessa forma os times vão desbloqueando o seu potencial aos poucos, para compreender tudo o que foi alterado.

Algumas alterações nos carros devem ser providenciadas depois do retorno das férias, avaliando algumas coisas para o carro do próximo ano, já que grande parte das regras permanecerão inalteradas. Parte do que eles coletarem de informações em 2023, pode ser revertido para a produção dos carros do próximo ano.

A Red Bull lidera com folga o Mundial de Construtores, o time conta com 411 pontos, contra 203 da Mercedes.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo