A Red Bull entrará no mundo dos hipercarros, a Red Bull Advanced Technologies, o braço da engenharia de alto desempenho do Grupo Red Bull anunciou nesta terça-feira (28) os detalhes para o desenvolvimento do seu primeiro hipercarro.
O RB17 será um carro de dois lugares para otimizar o espaço e melhorar a experiência da sua condução na pista. Apenas 50 exemplares serão fabricados pelo Red Bull Technology em Milton Keynes. A produção está programada para começar em 2025 e será projetado por Adrian Newey.
O nome escolhido para hipercarro da Red Bull deveria ter sido usado na Fórmula 1 em 2021, entretanto, por conta da pandemia de Covid-19 e dos carros da temporada passada usarem muitas peças do modelo antecessor, a Red Bull batizou o carro de 2021 como RB16B. Nesta nova geração de carros que foram criados para 2022 o time austríaco chamou o seu novo modelo de RB18, desta forma o RB17 ficou inutilizado até este momento.
“O RB17 é um importante marco na evolução da Red Bull Advanced Technologies, agora totalmente capaz de criar e fabricar um carro com produção em série em nosso campus de tecnologia. Além disso, o RB17 marca a primeira vez que um carro com a marca Red Bull está disponível aos colecionadores”, disse Christian Horner.
O valor inicial do veículo está estimado em £ 5 milhões (cerca de R$ 32 milhões, na cotação atual). Ele contará com um motor híbrido V8, com 1.100 cv, envolto de uma estrutura composta de fibra de carbono, um pacote com o efeito solo mais avançado disponível. Outros detalhes técnicos do carro serão divulgados em outro momento.
Red Bull Advanced Technologies announce details of its first hypercar project designed, developed, and manufactured entirely in-house.
— Oracle Red Bull Racing (@redbullracing) June 28, 2022
“O RB17 demonstra tudo o que sabemos sobre a criação de carros campeões de Fórmula 1 em um pacote que oferece níveis extremos de desempenho em um carro de dois lugares. Impulsionado pela nossa paixão pelo desempenho em todos os níveis, o RB17 ultrapassa os limites técnicos e de design, muito além do que esteve disponível anteriormente para entusiastas e colecionadores”, disse Adrian Newey.
Além disso a Red Bull informa que os compradores do RB17 terão uma estreita associação com a equipe, podendo usufruir dos simuladores, além dos programas de desenvolvimento de veículos, treinamentos e experiências na pista. O RB17 terá suporte da fábrica para recursos de manutenção adaptáveis aos proprietários e o perfil individual de uso.
A criação desse carro será uma forma também para garantir os empregos e criar cargos em Milton Keynes, principalmente após a Fórmula 1 introduzir os tetos-orçamentários.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!