Depois de uma longa pausa, a Fórmula 1 desembarcou no Azerbaijão para a realização da primeira Sprint do ano. Com um novo formato, a categoria tentou corrigir e melhor a dinâmica do fim de semana. Mesmo com alguns pontos positivos, a mecânica não foi muito boa em Baku.
Baku é ideal para a Sprint?
A Fórmula 1 optou por realizar uma das seis provas Sprint da temporada 2023 em Baku, um circuito de rua que geralmente acidentes acontecem. Por ser a prova que marcou o retorno da categoria depois de uma pausa de três semanas, as equipes investiram para levar atualizações, apostando em uma melhora do desempenho.
O TL1 foi marcado por vários erros e problemas, pois era a única atividade que possibilitava treinos e testes. Ficou claro nesse fim de semana enquanto muitos apostam na retirada dos treinos livres para gerar imprevisibilidade na competição, que isso não muda a dinâmica e ordem das equipes. Por outro lado, com a falta de quilometragem e preparação, as equipes precisam trabalhar com o modo de contenção de dados, além de usar de uma abordagem menos agressiva para poupar equipamento.
O formato tem algumas coisas para serem elogiadas, como a classificação realizada em 30 minutos ou o fato de tornar a Sprint independente da corrida principal. Por outro lado, a dinâmica dos pneus na classificação Sprint e o fato do parque fechado começar ainda na sexta-feira, limitou muito algumas alterações das equipes que poderiam ajudar os seus competidores.
Em um circuito de rua, veloz e desafiador, alguns duelos aconteceram, mas as corridas foram mornas. A Sprint acabou no limite de quando as coisas ficaram monótonas, enquanto a Corrida Principal que deveria ser mais agitada, também sofreu por ser pouco movimentada. A entrada de um Safety Car e até o regime de bandeira vermelha costumam auxiliar o GP do Azerbaijão para ser uma prova um pouco mais interessante. Detesto falar que uma corrida foi chata, mas essa merece o título de um dos piores finais de semana da categoria.
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Ferrari se destacada no fim de semana
Charles Leclerc conquistou duas poles neste fim de semana, o monegasco pode não ter um carro com ritmo para vencer corridas, mas obteve pontos importantes depois de um início de campeonato complicado marcado por punição e abandonos. Este foi o primeiro pódio de Leclerc na temporada 2023, em um ano em que Red Bull mostra um desempenho extremamente dominante e a Aston Martin cresceu no Campeonato.
O monegasco tentou ser o mais rápido em pista para atrasar o trabalho da Red Bull, mas não foi uma tática que colaborou com os seus esforços. Leclerc também optou por não fazer um traçado defensivo para atrasar a dupla da Red Bull, mas partiu para a estratégia de conservar os pneus e na verdade voltar a sua corrida para o trabalho que era realizado pela Aston Martin.
Na Sprint Leclerc conquistou o segundo lugar, enquanto na corrida principal o monegasco foi o terceiro colocado. Por ter conservado os pneus para o final da prova, pode ser um pouco mais agressivo em pista e evitar uma aproximação de Fernando Alonso que poderia resultar em mais um pódio para o espanhol.
Sobre a abordagem e escolhas de Leclerc na corrida, falamos mais no BPCast. Carlos Sainz não é um piloto tão veloz como Leclerc, mas o piloto foi extremamente tático e defensivo para terminar a corrida do domingo na quinta posição. Sainz não pode evitar a ultrapassagem de Alonso na relargada pós-Safety Car gerado pelo abandono de Nyck De Vries, mas se defendeu das investidas de Lewis Hamilton com a aproximação da corrida.
A Ferrari deixa a etapa como ‘vencedores’ da etapa, não apenas pelos pontos conquistados, mas principalmente pela performance no Azerbaijão. As curvas e as características do circuito ligados a baixa degradação dos pneus, colaborou para a Ferrari ter um bom evento. O time receberá um pacote maior de atualizações para Miami, algo que pode ajudar na performance da equipe em pista.
Red Bull vence e vence
Enquanto Sergio Pérez dominou as ruas do Azerbaijão, a Red Bull faturou mais duas vitórias no fim de semana. O mexicano começou a corrida do sábado na segunda posição e esperou uma oportunidade melhor para ultrapassar Leclerc, mas no domingo, as escolhas da equipe austríaca levaram Pérez da segunda posição para a vitória.
O Safety Car provocado pelo abandono de De Vries, gerou uma das poucas movimentações da prova. Max Verstappen e Lewis Hamilton foram pilotos que realizaram as suas paradas antes da corrida ser neutralizada e no momento que o SC foi ativo, Pérez fez a parada programa pela Red Bull. Por conta do ritmo mais lento de outros competidores na pista e a ação frenética nos boxes, Pérez assumiu a liderança e permaneceu por lá para comemorar mais uma vitória.
O piloto fez uma prova mostrando um bom domínio, mesmo passando algumas vezes próximo ao muro de contenção, quase colocando o resultado certeiro em xeque por um erro. Pérez espera que internamente tenha condições de brigar pelo título, mas a Red Bull ainda não está preparada para discutir isso. Outro ponto dessa análise é que o time mesmo seguro dos resultados e desempenhos praticamente imbatíveis nesse ano, ainda acredita que não estão seguros no Campeonato.
Max Verstappen terminou a Sprint na terceira posição, enquanto obteve um segundo lugar no domingo, pois era inevitável a ultrapassagem em Leclerc e o monegasco não dificultou no duelo. O holandês não se sentiu muito satisfeito pelo perfil de querer estar sempre à frente, mas no conjunto, foi mais um excelente resultado para a Red Bull que fechou outra etapa com uma dobradinha.
No sábado Verstappen encontrou um novo desafiante, George Russell e ele se tocaram, desta forma o carro da Red Bull ficou danificado. O holandês alertou o britânico que a disputa entre eles ficará intensa quando se encontrarem novamente na pista.
Pérez se sobressaiu no Azerbaijão, sendo o único piloto até o momento que conseguiu repetir uma vitória no circuito desde o momento que o traçado entrou no calendário. A estratégia de uma parada foi a usada pelos times nesse GP, Pérez se beneficiou com a parada, enquanto Verstappen foi o piloto que perdeu a liderança e a chance de mais uma vitória no ano.
Mercedes não consegue seguir um padrão
A Mercedes prova a cada corrida que o seu desempenho é inconstante e eles tem uma performance que apresenta grandes variações. O Azerbaijão foi mais um circuito difícil para os pilotos extraírem desempenho do W14. O carro ainda vai exigir muitos esforços da equipe, novas peças serão instaladas para melhorar o layout do seu carro e por consequência ter um equipamento mais competitivo.
Russell se envolveu no incidente com Verstappen, mas além desse embate, o piloto apresentou algumas inconsistências na pista e erros. Por outro lado, Lewis Hamilton extraiu o máximo que pode do equipamento, um desempenho que foi bom no conflito interno, pois superou o companheiro de equipe no campeonato.
A perseguição de Hamilton em Sainz foi uma das pequenas centelhas que manteve os fãs entretidos, principalmente no momento que a corrida do domingo já tinha esfriado.
O DRS não deu folga para a Aston Martin
Com uma asa nova e problemas no DRS que surgiram ainda no TL1, a Aston Martin foi uma equipe prejudicada pelo formato do fim de semana e a questão que envolve o parque fechado. Se alterassem a peça, precisariam largar do pit-lane pela alteração da configuração. A Aston Martin optou por lixar a asa, tentar melhor a peça dessa forma e deixar os carros seguirem assim.
Se não fosse a limitação imposta na sexta-feira, talvez a Aston Martin tivesse como resolver a questão do DRS e estar um pouco mais competitiva. Fernando Alonso travou um duelo com Carlos Sainz durante todo o fim de semana e o conflito só foi ‘resolvido’ no domingo, pois após o SC, Alonso viu uma oportunidade, atacou Sainz, surpreendeu o piloto da Ferrari e assumiu a quarta posição.
Alonso não conseguiu ganhar o pódio de Leclerc, por conta das suas apostas que foram semelhantes na gestão dos pneus, mas ele se afastou de Sainz e deixou o adversário duelar com Hamilton. Fernando não conseguiu o seu quarto pódio da temporada, pois perdeu desempenho e ficou limitado aos problemas do DRS.
Lance Stroll tentou acompanhar o ritmo do companheiro de equipe, cometeu alguns erros no domingo, quase estampou o muro, mas outra vez ajudou a equipe a somar pontos. A Aston Martin respira na segunda posição do Mundial, enquanto Ferrari e Mercedes tem carros que se equivalem ainda mais, por conta dos seus problemas e limitações.
A Alfa Romeo e Alpine sumiram outra vez
O time deu uma animada com o desempenho do ano passado, mas outra vez a equipe se arrasta em seus problemas. Com posições de largada ruins, os pilotos não tiveram como buscar pontos. O fim de semana de Valtteri Bottas ficou praticamente resumido a testar os pneus. Os compostos macios na Sprint não funcionaram e no domingo o piloto fez três paradas para concluir a corrida depois de ter sofrido um dano no carro no início da prova.
Zhou Guanyu não terminou a corrida principal, pois foi forçado a se encaminhar aos boxes e desistir da corrida, pelos problemas que surgiram. Enquanto meio do pelotão está muito próximo, pontuar não é uma tarefa simples, principalmente quando a equipe não está no melhor momento.
No caso da Alpine, os problemas de confiabilidade que afetaram a equipe na sexta-feira, prejudicaram a equipe na avaliação das novas peças do carro. Faltaram dados para o time, além disso, o incêndio no carro de Pierre Gasly e sua batida, atrasaram a equipe. Esteban Ocon precisou largar do pit-lane, não ajudando o piloto mesmo em uma estratégia diferenciada.
A batida entre os pilotos da equipe na Austrália também prejudicou o time. A Alpine é outra equipe que busca uma direção melhor na temporada 2023.
AlphaTauri pontua outra vez
Enquanto a AlphaTauri e seus membros são alertados das mudanças internas para a temporada de 2023 e 2024, os competidores tentam de alguma forma mostrar o seu valor. Yuki Tsunoda é o piloto que melhor tem feito esse trabalho até o momento, o piloto é constante, tem acertado e conquistou mais um ponto neste fim de semana.
Por outro lado, Nyck De Vries tem cometido vários erros, apresentado uma performance bem diferente daquela que impressionou com a Williams no ano passado. O holandês acertou o muro de contenção e provocou o Safety Car da corrida de domingo, sua prova foi encerrada antes do esperado. De Vries é literalmente o último piloto da tabela de tempos, permanecendo zerado assim como Logan Sargeant.
McLaren avança com suas atualizações
As mudanças que a McLaren levou para o Azerbaijão auxiliar a equipe a ter um desempenho melhor neste fim de semana. A equipe demonstrou estar feliz com o resultado que as mudanças já proporcionaram. Conquistar pontos apenas solidificam esse avanço e ainda que eles não contém com um carro para brigar com Ferrari e Mercedes, o GP do Azerbaijão foi importante para ampliar a vantagem para a Alpine.
A McLaren optou por priorizar a corrida principal, este foi um motivo para Lando Norris não contar com pneus macios novos para a classificação da Sprint no sábado. Como a corrida principal ainda oferta mais pontos, a mira estava nessa conquista.
Não foram os dois carros que terminaram na zona de pontuação e Norris conseguiu apenas o nono lugar no domingo, mas foi importante para a equipe não deixar a etapa sem pontos. Por conta do trenzinho que se formou atrás de Esteban Ocon e Nico Hülkenberg, Norris não pode buscar outros duelos no grid, restou o piloto esperar a saída desses competidores para cumprir a parada obrigatória para que ele voltasse ao Top-10.
Williams sem pontos, mas um ritmo que chamou a atenção
A Williams foi uma equipe que não obteve pontos neste fim de semana, segue como a equipe do final do pelotão, mas a performance em um traçado com tantas retas chamou a atenção. Alexander Albon tem feito um bom trabalho na equipe e é um dos responsáveis por colocar a equipe em evidência. O tailandês poderia ter um resultado diferente, mas o dano na asa dianteira no início da prova afetou o equilíbrio do seu carro.
Logan Sargeant que bateu na classificação Sprint e não participou da prova do sábado, tinha pouco tempo rodando neste traçado, mas acompanhou o ritmo de Albon em vários momentos. A esperança surge, mesmo em um resultado que não parece ser tão grandioso.
O próximo duelo acontece em Miami, mais um circuito de rua da temporada 2023.