ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Raio-X do GP do Azerbaijão – Pérez domina fim de semana e se consagra como o dono das corridas de rua

No sonolento fim de semana do GP do Azerbaijão, prova promete entregar agito pelo formato diferenciado, mas equipes apostam na preservação dos seus carros depois que muita coisa deu errado na sexta-feira

Depois de uma longa pausa, a Fórmula 1 desembarcou no Azerbaijão para a realização da primeira Sprint do ano. Com um novo formato, a categoria tentou corrigir e melhor a dinâmica do fim de semana. Mesmo com alguns pontos positivos, a mecânica não foi muito boa em Baku.

Baku é ideal para a Sprint?

A Fórmula 1 optou por realizar uma das seis provas Sprint da temporada 2023 em Baku, um circuito de rua que geralmente acidentes acontecem. Por ser a prova que marcou o retorno da categoria depois de uma pausa de três semanas, as equipes investiram para levar atualizações, apostando em uma melhora do desempenho.

O TL1 foi marcado por vários erros e problemas, pois era a única atividade que possibilitava treinos e testes. Ficou claro nesse fim de semana enquanto muitos apostam na retirada dos treinos livres para gerar imprevisibilidade na competição, que isso não muda a dinâmica e ordem das equipes. Por outro lado, com a falta de quilometragem e preparação, as equipes precisam trabalhar com o modo de contenção de dados, além de usar de uma abordagem menos agressiva para poupar equipamento.

O formato tem algumas coisas para serem elogiadas, como a classificação realizada em 30 minutos ou o fato de tornar a Sprint independente da corrida principal. Por outro lado, a dinâmica dos pneus na classificação Sprint e o fato do parque fechado começar ainda na sexta-feira, limitou muito algumas alterações das equipes que poderiam ajudar os seus competidores.

Em um circuito de rua, veloz e desafiador, alguns duelos aconteceram, mas as corridas foram mornas. A Sprint acabou no limite de quando as coisas ficaram monótonas, enquanto a Corrida Principal que deveria ser mais agitada, também sofreu por ser pouco movimentada. A entrada de um Safety Car e até o regime de bandeira vermelha costumam auxiliar o GP do Azerbaijão para ser uma prova um pouco mais interessante. Detesto falar que uma corrida foi chata, mas essa merece o título de um dos piores finais de semana da categoria.

https://twitter.com/F1/status/1653135452180717581

Ferrari se destacada no fim de semana

Charles Leclerc conquista pódio no Azerbaijão depois de conquistar duas poles no fim de semana – Foto: reprodução Ferrari

Charles Leclerc conquistou duas poles neste fim de semana, o monegasco pode não ter um carro com ritmo para vencer corridas, mas obteve pontos importantes depois de um início de campeonato complicado marcado por punição e abandonos. Este foi o primeiro pódio de Leclerc na temporada 2023, em um ano em que Red Bull mostra um desempenho extremamente dominante e a Aston Martin cresceu no Campeonato.

O monegasco tentou ser o mais rápido em pista para atrasar o trabalho da Red Bull, mas não foi uma tática que colaborou com os seus esforços. Leclerc também optou por não fazer um traçado defensivo para atrasar a dupla da Red Bull, mas partiu para a estratégia de conservar os pneus e na verdade voltar a sua corrida para o trabalho que era realizado pela Aston Martin.

Na Sprint Leclerc conquistou o segundo lugar, enquanto na corrida principal o monegasco foi o terceiro colocado. Por ter conservado os pneus para o final da prova, pode ser um pouco mais agressivo em pista e evitar uma aproximação de Fernando Alonso que poderia resultar em mais um pódio para o espanhol.

Sobre a abordagem e escolhas de Leclerc na corrida, falamos mais no BPCast. Carlos Sainz não é um piloto tão veloz como Leclerc, mas o piloto foi extremamente tático e defensivo para terminar a corrida do domingo na quinta posição. Sainz não pode evitar a ultrapassagem de Alonso na relargada pós-Safety Car gerado pelo abandono de Nyck De Vries, mas se defendeu das investidas de Lewis Hamilton com a aproximação da corrida.

A Ferrari deixa a etapa como ‘vencedores’ da etapa, não apenas pelos pontos conquistados, mas principalmente pela performance no Azerbaijão. As curvas e as características do circuito ligados a baixa degradação dos pneus, colaborou para a Ferrari ter um bom evento. O time receberá um pacote maior de atualizações para Miami, algo que pode ajudar na performance da equipe em pista.

Red Bull vence e vence

Sergio Pérez vence no Azerbaijão para mais um excelente resultado em um circuito de rua – Foto: reprodução Red Bull

Enquanto Sergio Pérez dominou as ruas do Azerbaijão, a Red Bull faturou mais duas vitórias no fim de semana. O mexicano começou a corrida do sábado na segunda posição e esperou uma oportunidade melhor para ultrapassar Leclerc, mas no domingo, as escolhas da equipe austríaca levaram Pérez da segunda posição para a vitória.

O Safety Car provocado pelo abandono de De Vries, gerou uma das poucas movimentações da prova. Max Verstappen e Lewis Hamilton foram pilotos que realizaram as suas paradas antes da corrida ser neutralizada e no momento que o SC foi ativo, Pérez fez a parada programa pela Red Bull. Por conta do ritmo mais lento de outros competidores na pista e a ação frenética nos boxes, Pérez assumiu a liderança e permaneceu por lá para comemorar mais uma vitória.

O piloto fez uma prova mostrando um bom domínio, mesmo passando algumas vezes próximo ao muro de contenção, quase colocando o resultado certeiro em xeque por um erro. Pérez espera que internamente tenha condições de brigar pelo título, mas a Red Bull ainda não está preparada para discutir isso. Outro ponto dessa análise é que o time mesmo seguro dos resultados e desempenhos praticamente imbatíveis nesse ano, ainda acredita que não estão seguros no Campeonato.

Max Verstappen terminou a Sprint na terceira posição, enquanto obteve um segundo lugar no domingo, pois era inevitável a ultrapassagem em Leclerc e o monegasco não dificultou no duelo. O holandês não se sentiu muito satisfeito pelo perfil de querer estar sempre à frente, mas no conjunto, foi mais um excelente resultado para a Red Bull que fechou outra etapa com uma dobradinha.

No sábado Verstappen encontrou um novo desafiante, George Russell e ele se tocaram, desta forma o carro da Red Bull ficou danificado. O holandês alertou o britânico que a disputa entre eles ficará intensa quando se encontrarem novamente na pista.

Pérez se sobressaiu no Azerbaijão, sendo o único piloto até o momento que conseguiu repetir uma vitória no circuito desde o momento que o traçado entrou no calendário. A estratégia de uma parada foi a usada pelos times nesse GP, Pérez se beneficiou com a parada, enquanto Verstappen foi o piloto que perdeu a liderança e a chance de mais uma vitória no ano.

Mercedes não consegue seguir um padrão

Lewis Hamilton perseguiu Carlos Sainz para fornecer entretenimento nesse GP do Azerbaijão tão parado – Foto: reprodução Mercedes

A Mercedes prova a cada corrida que o seu desempenho é inconstante e eles tem uma performance que apresenta grandes variações. O Azerbaijão foi mais um circuito difícil para os pilotos extraírem desempenho do W14. O carro ainda vai exigir muitos esforços da equipe, novas peças serão instaladas para melhorar o layout do seu carro e por consequência ter um equipamento mais competitivo.

Russell se envolveu no incidente com Verstappen, mas além desse embate, o piloto apresentou algumas inconsistências na pista e erros. Por outro lado, Lewis Hamilton extraiu o máximo que pode do equipamento, um desempenho que foi bom no conflito interno, pois superou o companheiro de equipe no campeonato.

A perseguição de Hamilton em Sainz foi uma das pequenas centelhas que manteve os fãs entretidos, principalmente no momento que a corrida do domingo já tinha esfriado.

O DRS não deu folga para a Aston Martin

O DRS limitou um pouco a dupla da Aston Martin neste fim de semana – Foto: reprodução Aston Martin

Com uma asa nova e problemas no DRS que surgiram ainda no TL1, a Aston Martin foi uma equipe prejudicada pelo formato do fim de semana e a questão que envolve o parque fechado. Se alterassem a peça, precisariam largar do pit-lane pela alteração da configuração. A Aston Martin optou por lixar a asa, tentar melhor a peça dessa forma e deixar os carros seguirem assim.

Se não fosse a limitação imposta na sexta-feira, talvez a Aston Martin tivesse como resolver a questão do DRS e estar um pouco mais competitiva. Fernando Alonso travou um duelo com Carlos Sainz durante todo o fim de semana e o conflito só foi ‘resolvido’ no domingo, pois após o SC, Alonso viu uma oportunidade, atacou Sainz, surpreendeu o piloto da Ferrari e assumiu a quarta posição.

Alonso não conseguiu ganhar o pódio de Leclerc, por conta das suas apostas que foram semelhantes na gestão dos pneus, mas ele se afastou de Sainz e deixou o adversário duelar com Hamilton. Fernando não conseguiu o seu quarto pódio da temporada, pois perdeu desempenho e ficou limitado aos problemas do DRS.

Lance Stroll tentou acompanhar o ritmo do companheiro de equipe, cometeu alguns erros no domingo, quase estampou o muro, mas outra vez ajudou a equipe a somar pontos. A Aston Martin respira na segunda posição do Mundial, enquanto Ferrari e Mercedes tem carros que se equivalem ainda mais, por conta dos seus problemas e limitações.

A Alfa Romeo e Alpine sumiram outra vez

A dupla da Alfa Romeo desapareceu no Azerbaijão – Foto: reprodução Alfa Romeo

O time deu uma animada com o desempenho do ano passado, mas outra vez a equipe se arrasta em seus problemas. Com posições de largada ruins, os pilotos não tiveram como buscar pontos. O fim de semana de Valtteri Bottas ficou praticamente resumido a testar os pneus. Os compostos macios na Sprint não funcionaram e no domingo o piloto fez três paradas para concluir a corrida depois de ter sofrido um dano no carro no início da prova.

Zhou Guanyu não terminou a corrida principal, pois foi forçado a se encaminhar aos boxes e desistir da corrida, pelos problemas que surgiram. Enquanto meio do pelotão está muito próximo, pontuar não é uma tarefa simples, principalmente quando a equipe não está no melhor momento.

No caso da Alpine, os problemas de confiabilidade que afetaram a equipe na sexta-feira, prejudicaram a equipe na avaliação das novas peças do carro. Faltaram dados para o time, além disso, o incêndio no carro de Pierre Gasly e sua batida, atrasaram a equipe. Esteban Ocon precisou largar do pit-lane, não ajudando o piloto mesmo em uma estratégia diferenciada.

A batida entre os pilotos da equipe na Austrália também prejudicou o time. A Alpine é outra equipe que busca uma direção melhor na temporada 2023.

AlphaTauri pontua outra vez

Tsunoda merece o destaque pela regularidade, embora a AlphaTauri ainda enfrenta dificuldades para obter pontos e com seus desempenhos – Foto: reprodução AlphaTauri

Enquanto a AlphaTauri e seus membros são alertados das mudanças internas para a temporada de 2023 e 2024, os competidores tentam de alguma forma mostrar o seu valor. Yuki Tsunoda é o piloto que melhor tem feito esse trabalho até o momento, o piloto é constante, tem acertado e conquistou mais um ponto neste fim de semana.

Por outro lado, Nyck De Vries tem cometido vários erros, apresentado uma performance bem diferente daquela que impressionou com a Williams no ano passado. O holandês acertou o muro de contenção e provocou o Safety Car da corrida de domingo, sua prova foi encerrada antes do esperado. De Vries é literalmente o último piloto da tabela de tempos, permanecendo zerado assim como Logan Sargeant.

McLaren avança com suas atualizações

Embora a McLaren não tenha obtido muitos pontos neste fim de semana, o Azerbaijão foi bom para atestar o avanço da equipe – Foto: reprodução McLaren

As mudanças que a McLaren levou para o Azerbaijão auxiliar a equipe a ter um desempenho melhor neste fim de semana. A equipe demonstrou estar feliz com o resultado que as mudanças já proporcionaram. Conquistar pontos apenas solidificam esse avanço e ainda que eles não contém com um carro para brigar com Ferrari e Mercedes, o GP do Azerbaijão foi importante para ampliar a vantagem para a Alpine.

A McLaren optou por priorizar a corrida principal, este foi um motivo para Lando Norris não contar com pneus macios novos para a classificação da Sprint no sábado. Como a corrida principal ainda oferta mais pontos, a mira estava nessa conquista.

Não foram os dois carros que terminaram na zona de pontuação e Norris conseguiu apenas o nono lugar no domingo, mas foi importante para a equipe não deixar a etapa sem pontos. Por conta do trenzinho que se formou atrás de Esteban Ocon e Nico Hülkenberg, Norris não pode buscar outros duelos no grid, restou o piloto esperar a saída desses competidores para cumprir a parada obrigatória para que ele voltasse ao Top-10.

Williams sem pontos, mas um ritmo que chamou a atenção

Albon tem chamado a atenção e mesmo sem pontos no Azerbaijão, a Williams chama a atenção – Foto: reprodução Williams

A Williams foi uma equipe que não obteve pontos neste fim de semana, segue como a equipe do final do pelotão, mas a performance em um traçado com tantas retas chamou a atenção. Alexander Albon tem feito um bom trabalho na equipe e é um dos responsáveis por colocar a equipe em evidência. O tailandês poderia ter um resultado diferente, mas o dano na asa dianteira no início da prova afetou o equilíbrio do seu carro.

Logan Sargeant que bateu na classificação Sprint e não participou da prova do sábado, tinha pouco tempo rodando neste traçado, mas acompanhou o ritmo de Albon em vários momentos. A esperança surge, mesmo em um resultado que não parece ser tão grandioso.

O próximo duelo acontece em Miami, mais um circuito de rua da temporada 2023.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo